Passar para o Conteúdo Principal
menu
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Exposição 'Do Nascer ao Pôr do Sol' abre no MAEDS

Exposição "Do Nascer ao Pôr do Sol" abre no MAEDS

1
2
3
4
5
6
7
27 Fev 2024

No passado sábado, dia 24 de fevereiro, pelas 17h00, foi apresentada a exposição "Do Nascer ao Pôr do Sol", no MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal. A abertura do evento esteve a cargo de Sofia Martins, Secretária-Geral da AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal, de Liliana Cunha, Vereadora da Cultura do Município do Seixal, do fotógrafo da exposição Pedro Soares, de Carina Ferrão em representação do MDM - Movimento Democrático de Mulheres, e de Augusto Flor, responsável pela recolha de testemunhos áudio apresentados nesta mostra.

A exposição "Do Nascer ao Pôr do Sol" não é apenas uma coleção de retratos, mas sim um mergulho nos momentos marcantes de alegria, dor, resistência e triunfo vividos em 1962, na Herdade de Palma, durante a luta dos operários agrícolas pelas 8 horas de trabalho. As fotografias e registos áudio expostos nesta mostra são um testemunho vívido da resiliência do povo português.

Após a apresentação da exposição, o público foi agraciado com um momento musical especial proporcionado por e-Vox, que interpretou três canções de José Afonso. Este momento foi acompanhado pela exibição da curta "Quem Viu Morrer Catarina, Não Perdoa a Quem Matou", sobre Catarina Eufémia, realizada por Math is Good Studios e produzida pela 50 Cuts, trazendo à tona a memória de um dos episódios mais marcantes da história portuguesa.

O evento contou com a presença de mais de meia centena de pessoas, que puderam mergulhar na riqueza histórica e cultural apresentada pela exposição. "Do Nascer ao Pôr do Sol" estará aberta ao público no MAEDS até dia 31 de agosto, convidando a uma reflexão sobre o passado, a forma como vivemos o presente e encaramos o futuro, neste ano de comemoração dos 50 anos do 25 de abril.