Passar para o Conteúdo Principal
menu
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Exposição “A Espiritualidade da Arrábida” inaugurada no MAEDS

Exposição “A Espiritualidade da Arrábida” inaugurada no MAEDS

Exposição “A Espiritualidade da Arrábida” inaugurada no MAEDS
2
3
4
5
6
7
12 Set 2023

No passado dia 9 de setembro foi inaugurada no MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal a exposição “A Espiritualidade da Arrábida”, cujo tema inspirou oito fotógrafos e dez pensadores e ainda prestou homenagem ao fotógrafo Américo Ribeiro e aos poetas Sebastião da Gama e Frei Agostinho da Cruz.

“A Espiritualidade da Arrábida” conta com trabalhos fotográficos dos artistas Alberto Pereira, Carlos de Medeiros, João Completo, João Moura, José Alex Gandum, José Canelas, Nazar Kruk e Rosa Nunes, e ainda com textos dos pensadores Alberto Vale Rêgo, Casimiro Henriques, Frei Herminio Araújo, Isabel Melo, João Reis Ribeiro, Joaquina Soares, José António Chocolate, Lourenço de Morais, Maria Helena Mattos e Salvador Peres.

Na inauguração estiveram presentes cerca de uma centena de pessoas, entre elas Nuno Costa, Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Lopes, em representação do Município de Setúbal, Susana Duarte, Coordenadora Técnica do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, os curadores da exposição António Melo, Isabel Melo e Joaquina Soares e o Padre Casimiro Henriques, da Paróquia de S. Sebastião, em Setúbal.

Durante o evento os convidados foram brindados com momento musical dos Duo SinTempo, de Maria Beatriz e Francisco Canteiro.

Ainda no âmbito da exposição está marcada para o próximo dia 29 de setembro, pelas 21h30, a apresentação da curta-metragem "ITINERÁRIO, o meu caminho até Sebastião da Gama", que contará com a presença do seu realizador Alberto Pereira e do seu argumentista Salvador Peres.

E no 7 de outubro, data em que assinala o encerramento da exposição, pelas 17h00, será exibido o documentário "Cabo Espichel - Em Terras de Um Mundo Perdido', que contará, também, com a presença do seu realizador Carlos Sargedas.

A exposição e todas as atividades referidas estão integradas nas Comemorações dos 470 anos da Paróquia de S. Sebastião. A organização está a cargo da Paróquia de S. Sebastião e da AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal/MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de S. Sebastião, Casa Ermelinda de Freitas, Associação Sebastião da Gama, Nuno de Mesquita Pires, sYnapsis!, Arrábida Legend e Secil.

Patente ao público até ao dia 7 de outubro, de terça-feira a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Entrada Livre.