Passar para o Conteúdo Principal
menu
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Conferência no MAEDS explora o passado e futuro dos têxteis

Conferência no MAEDS explora o passado e futuro dos têxteis

Conferência no MAEDS explora o passado e futuro dos têxteis
1
2
3
28 Jun 2023

O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal acolheu na passada sexta-feira, dia 23 de junho, a conferência “Tecidos do passado inspiram o futuro”. O evento reuniu quatro especialistas – Catarina Costeira (arqueóloga na Câmara Municipal de Sintra e Investigadora integrada na UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa), Francisco B. Gomes (Investigador Júnior na UNIARQ e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Paula Nabais (investigadora no Departamento de Conservação e Restauro e no Laboratório Associado para a Química Verde, na Universidade Nova de Lisboa) e Teresa Rita Pereira (arqueóloga do CEA-MAEDS/AMRS e Investigadora Integrada na UNIARQ) – unidos pelo projeto COST EuroWeb “Europe through Textiles”.

Foram apresentadas as várias iniciativas, progressos e parcerias que o projeto COST EuroWeb “Europe through Textiles” tem desenvolvido.

Os conferencistas apresentaram uma análise diacrónica da identificação dos utilitários de têxteis no registo arqueológico e a sua utilização, ao longo dos tempos, em diferentes culturas, desde as suas representações nas comunidades do 3º milénio a.C. no Ocidente Peninsular até ao Período romano-republicano e, ainda, o indício da prática de fiação observada nos restos osteológicos humanos. Também foram abordados aspetos relacionados com a utilização de corantes naturais nos têxteis, utilizando formulações históricas desses materiais.

Os oradores abordaram igualmente o futuro dos têxteis e a relevância de ponderar soluções sustentáveis para a indústria. A conferência enfatizou a necessidade de reavaliar os processos de produção e descobrir formas de diminuir o impacto ambiental da indústria têxtil.

A conferência contou com cerca de três dezenas de participantes - presenciais e online - que contribuíram para enriquecer o debate com questões importantes sobre o passado e o futuro dos têxteis. O evento demonstrou que é possível unir história e tecnologia em prol de uma vivência mais sustentável e responsável.