Passar para o Conteúdo Principal
menu
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

A medicina na época romana em foco no MAEDS

A medicina na época romana em foco no MAEDS

1
img_4187
21 Fev 2024

O MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal acolheu no passado sábado, 17 de fevereiro, pelas 16h00, a conferência “A medicina na época romana através dos instrumentos médico-cirúrgicos” proferida por Teresa Rita Pereira, investigadora integrada da UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

A oradora apresentou uma síntese das fontes históricas que abordam o tema da medicina greco-romana, incluindo representações iconográficas destas práticas desde a Mesopotâmia e Antigo Egito. Foi destacado o papel crucial do exército romano-republicano como difusor de práticas e instrumentos médicos. Por fim, foram caracterizados os diversos instrumentos médico-cirúrgicos recuperados em sítios arqueológicos, permitindo a formulação de considerações sobre a prática da medicina na época romana.

A sessão contou com a presença de duas dezenas de pessoas que tiveram oportunidade de participar, ativamente, na conferência apresentando questões e reflexões sobre o tema abordado.