PARA MEMÓRIA FUTURA. EVENTOS DOS MESES DE SETEMBRO-OUTUBRO AINDA POR REGISTAR
Inspiração bocageana: LASA
No dia 15 de Setembro, Dia de Bocage e de Setúbal, a Directora do MAEDS, Doutora Joaquina Soares recebeu a Medalha de Prata da LASA - Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão. A LASA é uma parceira cultural do MAEDS e uma organização não-governamental fundada na década de 50 do século passado, com o objectivo principal de apoiar a criação e o funcionamento do Museu da Cidade/Convento de Jesus, por iniciativa do Eng.º João Moniz Borba. Decorridos tantos anos, a LASA prossegue na vanguarda da defesa do património de Setúbal e Azeitão.
De Bocage a Saramago: exposições temporárias
No passado sábado, dia 24 de Setembro, foram inauguradas três exposições temporárias do MAEDS: “Bocage Entre Nós”, “Ensaio sobre a Cegueira” e “Blindness de Rosa Nunes”.
Na inauguração estiveram presentes a Doutora Joaquina Soares (Directora do MAEDS), Dr. Rui Canas (Presidente da União de Freguesias de Setúbal), os membros da comissão organizadora da exposição sobre Bocage: Prof. António Chitas, Drª Inês Antunes Malta e Dr. José Madureira Lopes.
As exposições vão estar patentes no MAEDS até ao final do presente ano e a entrada é livre.
Fotografias de José Madureira Lopes.
Centenário do nascimento de José Saramago
No dia 1 de Outubro, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago foi organizada uma visita guiada ao Convento de Mafra, em uma iniciativa conjunta do MAEDS/AMRS e da Junta de Freguesia de S. Sebastião.
Fotoreportagem de José Alex Gandum.
O Palácio Nacional de Mafra é um conjunto arquitetónico barroco, constituído por um palácio real, basílica, convento, jardim e tapada. A sua construção foi iniciada em 1717 e a sagração da basílica ocorreu em 1730. Possui importantes coleções de escultura italiana, pintura italiana e portuguesa, paramentos, bem como uma imponente biblioteca, dois carrilhões, seis órgãos históricos e uma enfermaria do século XVIII. O Palácio Nacional de Mafra está classificado pela UNESCO como Património Mundial, desde 2019.
Sala da Música
Sala da Caça
Aposentos do rei.Mobiliário estilo Império, Séc. XIX.
Maquete do Real Edifício de Mafra.
Biblioteca do Convento de Mafra. Aqui estão guardados 36 mil volumes que são exemplares únicos e raros do saber produzido no Ocidente entre os séculos XV a XIX. Considerada uma das mais belas do mundo, esta biblioteca nasceu no reinado de D. João V.