MAEDS e UNIARQ promovem worskshop “Repensar o Mesolítico” na Casa da Baía

 

A Casa da Baía, em Setúbal, acolheu no passado sábado, dia 15 de abril, um workshop promovido pelo MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal numa organização conjunta com a UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa e com o apoio do Município de Setúbal, destinado a debater as problemáticas ambientais associadas às últimas sociedades de caçadores-pescadores-recoletores do Mesolítico.

 

Na abertura dos trabalhos estiveram presentes André Martins, Presidente da AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal, entidade que tutela o MAEDS, Joaquina Soares, em representação do MAEDS e Ana Catarina Sousa em representação do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

 

André Martins, deu as boas-vindas as todos os presentes, afirmando que «a realização desta reunião científica é mais uma prova da vitalidade que o MAEDS tem tido ao longo dos anos. Foi possível trazer à Região um conjunto de oradores, que trarão intervenções enriquecedoras sobre um tema tão importante e atual como as questões ambientais, mas neste caso associadas às últimas sociedades dos últimos caçadores-pescadores-recoletores».

 

«É uma combinação de três instituições que em conjunto trabalharão melhor a área da investigação do Mesolítico e Neolítico», valorizou Ana Catarina Sousa. «Estamos no lugar certo para esta reunião, tendo em conta a importância e relevância internacional dos trabalhos, sob a mão de Joaquina Soares e Carlos Tavares da Silva, vieram reposicionar Setúbal, a Península e a Costa Sudoeste, para o estudo destas temáticas».

 

Ao longo do dia foram abordados diversos temas como “Dos Preguntas: ¿Donde pasaron los últimos cazadores-recolectores en el centro Mediterráneo?” “¿Porque comprender la transición en Iberia es tan complejo?”, por Michael Templer (Universidade de Neuchatel); “Uma Economia Azul no Mesolítico Português”, por Joaquina Soares e Carlos Tavares da Silva (MAEDS e UNIARQ); “A Transição Mesolítico-Neolítico no Vale do Sado”, por Mariana Diniz, Diana Nukushina e Rafael Lima (UNIARQ - Universidade de Lisboa); “Mesolítico do Tejo. Da diacronia dos factos aos relatos da História”, por Célia Gonçalves (ICArEHB - Universidade do Algarve), Nuno Bicho (ICArEHB - Universidade do Algarve) e João Luís Cardoso (Universidade Aberta e do ICArEHB - Universidade do Algarve); “E os concheiros ali tão perto… ORZ-1, um sítio do Neolítico antigo no Paúl de Magos”, por Victor S. Gonçalves e Ana Catarina Sousa (UNIARQ - Universidade de Lisboa); “Os últimos caçadores recolectores e os primeiros grupos produtores da Península de Lisboa: dinâmicas de povoamento”, por Ana Catarina Sousa (UNIARQ - Universidade de Lisboa); “A fauna terrestre no Mesolítico Português: o estado da questão”, por Cleia Detry e Ana Beatriz Santos (UNIARQ - Universidade de Lisboa) e, por último, “A morte no Mesolítico: o que sabemos sobre as práticas funerárias dos últimos caçadores-recolectores do sudoeste peninsular?”, por Rita Peyroteo-Stjerna (University of Gothenburg, Linnaeus University, Uppsala University e UNIARQ - Universidade de Lisboa).

 

Luiz Oosterbeek, do Instituto Politécnico de Tomar e do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas, fez apresentação do livro “Pescadores e Mariscadores Mesolíticos do Sudoeste Português. Novos Dados” (Setúbal Arqueológica, 21), coordenação de Joaquina Soares.

 

Esta iniciativa contou com mais de 60 participantes, entre eles arqueólogos, técnicos de arqueologia, estudantes nas áreas de Arqueologia e História e público interessado no tema.

 

 

Sessão de abertura com André Martins (Presidente da AMRS), Joaquina Soares (MAEDS/AMRS) e Ana Catarina Sousa (UNIARQ).

 

Os conferencistas Joaquina Soares (MAEDS/AMRS e UNIARQ) e Michael Templer (Universidade de Neuchatel). Sessão moderada por Ana Catarina Sousa (UNIARQ).

 

Apresentação do novo volume da revista "Setúbal Arqueológica" por Luiz Oosterbeek (Instituto Politécnico de Tomar e do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas). Sessão moderada por Ana Catarina Sousa (UNIARQ).

 

Os conferencistas Mariana Diniz e Rafael Lima (UNIARQ). Sessão moderada por Joaquina Soares (MAEDS/AMRS e UNIARQ).

 

Os conferencistas João Luis Cardoso (Universidade Aberta; ICArEHB, Universidade do Algarve) e Célia Gonçalves (ICArEHB, Universidade do Algarve). Sessão moderada por Joaquina Soares (MAEDS/AMRS e UNIARQ).

 

As conferencistas Cleia Detry e Ana Beatriz Santos (UNIARQ). Sessão moderada por Mariana Diniz (UNIARQ).

 

A conferencista Rita Peyroteo-Stjerna (University of Gothenburg; Linnaeus University; Uppsala University; UNIARQ). Sessão moderada por Mariana Diniz (UNIARQ).

 

Foto dos conferencistas e de alguns participantes no workshop.