Finissage da exposição "Black Eclectic Anthropocene"

O MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal prepara-se para realizar a Finissage da exposição "Black Eclectic Anthropocene", da artista Iyallola ‘Iffy’ Tillieu, no dia 2 de setembro, pelas 17h00.
Este evento marca o encerramento da exposição e oferece um conjunto de atividades imperdíveis.
A Finissage começará com a última visita guiada à exposição, conduzida pela própria artista e pelos curadores Joaquina Soares, António Marrachinho e Mafalda Pires da Silva, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecerem melhor as obras e as ideias que lhes estão subjacentes.
Haverá também uma entrevista à artista, conduzida pela curadora Joaquina Soares, constituindo uma excelente oportunidade para conhecer o processo criativo, os propósitos e a inspiração de Iffy.
O evento contará ainda com uma sessão de poesia africana, coordenada pelos curadores Mafalda Pires da Silva e António Marrachinho, com a participação especial de António Oliveira e Castro, Nuno David e Vera Furtado e terminará com um moscatel de honra.
A Finissage de "Black Eclectic Anthropocene" é uma oportunidade para o público se envolver com a arte, em várias formas de expressão e intervenção, promovendo o intercâmbio cultural e a apreciação da diversidade.
Não perca.
Exposição “Black Eclectic Anthropocene”

Relembramos que ainda pode visitar a exposição temporária “Black Eclectic Anthropocene”, da artista Iyallola 'Iffy' Tillieu.
O catálogo vai estar a partir de hoje disponível para download gratuito aqui>
Não deixe de visitar ao vivo a exposição que irá estar patente ao público, no MAEDS, até ao dia 2 de setembro, de terça a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Entrada livre.
Ateliers de Verão 2023
O MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal realizou, entre os dias 4 a 21 de julho, os seus ateliers de verão de 2023. Estes ateliers foram dirigidos a crianças e jovens e tiveram como objetivo proporcionar uma experiência divertida e educativa sobre o património, as artes e a paleontologia.
"Entre Cores e Tramas" foi o primeiro atelier desenvolvido onde as crianças experimentaram diferentes técnicas artísticas, tendo como base obras da artista plástica 'Iffy'. Deste atelier resultaram trabalhos plásticos cheios de cor e imaginação.
Na segunda semana exploraram “O Mundo dos Dinossauros” aprendendo um pouco mais sobre as espécies já descobertas. Tiveram oportunidade de fazer “fósseis” em gesso, dinossauros em barro, entre muitas outras atividades.
A última semana foi dedicada a "Histórias com Sombras e Luz", onde cada um criou as suas próprias personagens, histórias e cenários para culminar na apresentação de pequenas peças de teatro aos colegas.
Foi mais um verão cheio de muita alegria, criatividade e imaginação no MAEDS.

Atelier "Entre Cores e Tramas"

Atelier “O Mundo dos Dinossauros”

Atelier "Histórias com Sombras e Luz"
Conferência no MAEDS explora o passado e futuro dos têxteis
O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal acolheu na passada sexta-feira, dia 23 de junho, a conferência “Tecidos do passado inspiram o futuro”. O evento reuniu quatro especialistas – Catarina Costeira (arqueóloga na Câmara Municipal de Sintra e Investigadora integrada na UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa), Francisco B. Gomes (Investigador Júnior na UNIARQ e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Paula Nabais (investigadora no Departamento de Conservação e Restauro e no Laboratório Associado para a Química Verde, na Universidade Nova de Lisboa) e Teresa Rita Pereira (arqueóloga do CEA-MAEDS/AMRS e Investigadora Integrada na UNIARQ) – unidos pelo projeto COST EuroWeb “Europe through Textiles”.
Foram apresentadas as várias iniciativas, progressos e parcerias que o projeto COST EuroWeb “Europe through Textiles” tem desenvolvido.
Os conferencistas apresentaram uma análise diacrónica da identificação dos utilitários de têxteis no registo arqueológico e a sua utilização, ao longo dos tempos, em diferentes culturas, desde as suas representações nas comunidades do 3º milénio a.C. no Ocidente Peninsular até ao Período romano-republicano e, ainda, o indício da prática de fiação observada nos restos osteológicos humanos. Também foram abordados aspetos relacionados com a utilização de corantes naturais nos têxteis, utilizando formulações históricas desses materiais.
Os oradores abordaram igualmente o futuro dos têxteis e a relevância de ponderar soluções sustentáveis para a indústria. A conferência enfatizou a necessidade de reavaliar os processos de produção e descobrir formas de diminuir o impacto ambiental da indústria têxtil.
A conferência contou com cerca de três dezenas de participantes - presenciais e online - que contribuíram para enriquecer o debate com questões importantes sobre o passado e o futuro dos têxteis. O evento demonstrou que é possível unir história e tecnologia em prol de uma vivência mais sustentável e responsável.



Conferência “Tecidos do passado inspiram o futuro”

No próximo dia 23 de junho, pelas 21h00, realiza-se no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal a conferência intitulada “Tecidos do passado inspiram o futuro: Perspectivas para a valorização do Património Têxtil português a partir da experiência da Acção COST EuroWeb – Europe through Textiles”.
Os oradores desta conferência, Catarina Costeira (UNIARQ-FLUL; CMSintra), Paula Nabais (LAQV-NOVA), Francisco B. Gomes (UNIARQ-FLUL) e Teresa Rita Pereira (UNIARQ-FLUL; CEA-MAEDS/AMRS) integram a equipa da Acção COST EuroWeb (CA19131), financiada pela COST – European Cooperation in Science and Technology, que desenvolve uma abordagem interdisciplinar e intersectorial à investigação centrada no património têxtil europeu. Esta rede pan-europeia tem o intuito de reescrever a história da Europa através do estudo dos têxteis, da tecnologia têxtil e da indumentária, ofertando um grande potencial para a valorização e internacionalização do património têxtil português. Pretende ainda amplificar o contributo social das ciências envolvidas, como a arqueologia, uma vez que o estudo das matérias -primas, técnicas e tecidos do Passado podem abrir novos caminhos para o futuro.
A entrada é livre.
MAEDS celebra comemorações das Jornadas Europeias de Arqueologia 2023

No âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia 2023, o MAEDS junta-se a esta importante iniciativa que se celebra em toda a Europa para sensibilizar a importância da preservação e do estudo do património arqueológico.
Este ano, como parte da nossa contribuição para as celebrações, disponibilizamos o mais recente volume da revista “Setúbal Arqueológica” intitulado “Pescadores e Mariscadores Mesolíticos do Sudoeste Português. Novos Dados”. Esta é uma obra de referência em Portugal na área da arqueologia e que ficará a partir de hoje disponível para download no nosso site aqui>
Lançamos também o vídeo de apresentação da coleção arqueológica exposta no museu aqui>
Com a disponibilização destes conteúdos digitais gratuitos o MAEDS promove o património cultural e arqueológico tornando-o mais acessível a pessoas de todo o mundo.
Exposição "Black Eclectic Anthropocene" inaugurada no MAEDS

O MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal inaugurou, no passado dia 3 de junho, a exposição "Black Eclectic Anthropocene" da artista Iyallola 'Iffy' Tillieu.
No evento estiveram presentes, para além da própria artista, Sofia Martins, Secretária-Geral da AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal e as curadoras da exposição Joaquina Soares e Mafalda Pires da Silva. Ao longo da inauguração também contámos com a participação musical em flauta de André Cameira.
A exposição apresenta um conjunto de trabalhos que vão desde a pintura ao design de tecidos e à vídeo-performance, mostrando o estilo conceptual e visual único da artista.
Pode ler a noticia completa aqui>
Verão no MAEDS. Os ateliers estão de volta

De 4 a 21 de julho, o MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal vai realizar três ateliers para dar asas à imaginação durante as férias escolares.
"Entre Cores e Tramas" irá ocorrer de 4 a 7 de julho e será um espaço de liberdade para experimentação e criatividade. Vamos descobrir as obras da artista plástica 'Iffy', levando as crianças a explorar várias técnicas como pintura, desenho, colagens, esculturas em barro, tecelagem e fotografia.
De 11 a 14 de julho, iremos explorar "O Mundo dos Dinossauros" de uma forma divertida, onde as crianças poderão aprender sobre as várias espécies que existiram e realizar diferentes trabalhos de expressão plástica, baseados neste mundo dos dinossauros, incluindo a modelagem de fósseis.
Na última semana, de 18 a 21 de julho, o MAEDS terá o atelier "Histórias com Sombras e Luz", onde as crianças poderão criar suas próprias histórias e mostrá-las através da criação de personagens, marionetas, cenários e teatros de sombras.
Os ateliers serão realizados das 10h00 às 12h00 e estão limitados a 12 participantes por semana. Cada atelier tem o custo de 20,00 euros, incluindo o material necessário.
Os interessados devem efetuar a sua inscrição através do formulário online disponível em https://forms.gle/G4cgmmcvNFsL7MLB6, até ao dia 26 de junho.
Vem fazer novos amigos e explorar novos mundos connosco no MAEDS!
Download do programa completo aqui.
MAEDS comemorou no Creiro o Dia Europeu dos Parques Naturais
No passado sábado, dia 27 de maio, o MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, comemorou o Dia Europeu dos Parques Naturais com uma visita guiada à Estação Arqueológica do Creiro. Nesta visita os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as dinâmicas de ocupação romana daquele território do Parque Natural da Arrábida, cujo estabelecimento pode ser atribuído a aspetos essenciais, como a exploração dos recursos marinhos e florestais, bem como a disponibilidade de nascentes de água doce.
O MAEDS irá disponibilizar em breve novas datas para visitas guiadas aos sítios arqueológicos de Chibanes e Creiro.



MAEDS inaugura nova exposição temporária da artista Iyallola ‘Iffy’ Tillieu

Dia 3 de junho, pelas 16h00, inauguramos a exposição “Black Eclectic Anthropocene”, de Iyallola ‘Iffy’ Tillieu.
A artista nascida em Bruxelas, em 1978, de mãe Belga e pai Beninense, atribui aos pais e à família um papel importante nas suas obras, estando eles simultaneamente presentes e ausentes. IFFY é uma artista concetual e visual que trabalha com diferentes media: pintura, design de tecidos, performance de vídeo. Estudou Artes em adolescente e, mais tarde, realizou um mestrado em Belas Artes, na Universidade de Gante e Bruxelas. É autodidata em poesia e em diversas ciências sociais que utiliza para as suas videoperformances, que já foram exibidas internacionalmente. As obras de IFFY intersetam arte e artesanato, alternativa queer e normatividade, filosofia e espiritualidade, tecnologia e ritual, explorando metafeminismos e procurando expandir fronteiras visíveis e invisíveis.
Pode ler a noticia completa aqui>
Conferência “O Porto de Setúbal na História e na Cultura Marítima”

No dia 20 de maio, realizou-se no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal a conferência intitulada “O Porto de Setúbal na História e na Cultura Marítima” pela Doutora Ana Cláudia Silveira, investigadora do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde estiveram presentes cerca de 40 pessoas.
A conferência permitiu dar a conhecer a formação, evolução e a importância do Porto de Setúbal no desenvolvimento e afirmação da própria povoação de Setúbal, dos seus poderes municipais e da Ordem de Santiago no contexto nacional e até internacional sobretudo durante a época medieval.
Poesia das Coisas, da Natureza e da Biodiversidade

No passado dia 12 de maio, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, decorreu a sessão de poesia “De Rerum Natura - Poesia das coisas, da natureza e da biodiversidade”, dinamizada por António Marrachinho.
A sessão contou com a participação do público que partilhou e recitou poesia de diversos autores consagrados.
Partindo da Poesia, que tem porventura virtude ou sortilégio de nos permitir questionar e reequacionar o mundo, incluindo nós próprios, foram abordados temas como a ecologia, natureza e proteção sócio-ambiental.
MAEDS agradece a todos os que participaram no seu programa de comemorações do Dia Internacional dos Museus 2023

No passado dia 18 de maio – Dia Internacional dos Museus – o MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal juntou-se à iniciativa mundial com diversas atividades baseadas na temática deste ano: “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar".
Pode ler a noticia completa aqui>
Visita guiada à Estação Arqueológica do Creiro assinala Dia Europeu dos Parques Naturais

No dia 27 de maio, o MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, assinala o Dia Europeu dos Parques Naturais com uma visita guiada à Estação Arqueológica do Creiro.
A visita pretende dar a conhecer a produção de salga de peixe e a higiene durante a Época Romana, com base nos vestígios arqueológicos ali encontrados, nomeadamente, a oficina de salga de peixe, os armazéns, o balneário, o poço e a cisterna.
O ponto de encontro está marcado para as 10h30, na Estação Arqueológica do Creiro.
A atividade é gratuita e aberta a toda a população.
Antigas Quintas e Hortas Setubalenses foi tema de conversa no MAEDS


No passado dia 6 de maio, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, decorreu a conferência “Antigas quintas e hortas setubalenses: passado, presente e futuro” apresentada por Pedro Fernandes (investigador integrado do Polo de História, Territórios e Comunidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).
Cerca de 40 pessoas assistiram a esta iniciativa que abordou diversos aspetos de caracter histórico, económico e social, tendo tido por objetivo a divulgação deste património numa perspetiva de preservação e valorização futura.
Conferência “O Porto de Setúbal na História e na Cultura Marítima”

No dia 20 de maio, pelas 16h30, realiza-se no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal a conferência intitulada “O Porto de Setúbal na História e na Cultura Marítima”.
Ana Cláudia Silveira, investigadora do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, será a oradora desta apresentação.
A entrada é livre.
Poesia das Coisas, da Natureza e da Biodiversidade

No dia 12 de maio, pelas 21h00, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal recebe a Sessão de Poesia “De Rerum Natura - Poesia das coisas, da natureza e da biodiversidade”.
Com apresentação e declamação de Sara Loureiro e António Marrachinho, a sessão, inclui partilhas e recitações poéticas de inspiração ambiental, homenageando poetas consagrados, incluindo algumas surpresas de autoria própria.
A iniciativa conta, ainda, com a intervenção musical de António Fonseca.
A entrada é livre.
MAEDS integra programa de comemorações do 25 de abril promovido pela Escola Secundária D. João II

No âmbito das comemorações do 25 de abril realizadas na Escola Secundária D. João II, em Setúbal, o MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal inaugurou, no dia 20 de abril, a sua exposição itinerante “Bocage entre nós” e promoveu, no mesmo dia, a conferência “A liberdade em Bocage e no ADN de Setúbal”, por Joaquina Soares e António Chitas, com moderação de Joseph Rodrigues.
Pode ler a noticia completa aqui>
MAEDS comemora o Dia Internacional dos Museus 2023

No dia 18 de maio – Dia Internacional dos Museus – o MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal junta-se à iniciativa mundial com diversas atividades baseadas na temática deste ano: “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar
O museu irá desenvolver duas oficinas destinadas ao público escolar: “Arqueólogo por um dia” no qual os participantes terão oportunidade de descobrir o apaixonante mundo da arqueologia, recriando as técnicas, métodos e ferramentas utilizadas nas escavações; “Lendas da Região e de Outros Lugares” irão descobrir lendas da Região de Setúbal e de outros lugares que serão o ponto de partida para a criação de ilustrações em diversas técnicas, desenvolvendo assim a criatividade, a capacidade de interpretação e comunicação.
Também irão decorrer visitas guiadas, abertas a toda a população, às exposições permanentes de Arqueologia e Etnografia, assim como à exposição temporárias “Habitar a Terra”, com fotografias de Carlos Almeida, Joana Bom e Rosa Nunes. Todas as atividades irão decorrer das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Para finalizar o dia com tranquilidade, no MAEDS, das 18h00 às 19h00, irá realizar-se uma aula de yoga com a Professora Cândida Correia (Ashtanga Yoga Setúbal), com a lotação máxima de 15 pessoas (para adultos).
Todas as atividades são gratuitas, mas estão sujeitas a inscrição prévia, através do e-mail maeds@amrs.pt
Os interessados devem indicar no e-mail nome, idade e a atividade que pretendem frequentar, até ao dia 17 de maio.
MAEDS comemora o Dia Mundial da Terra com conferência
No passado dia 21 de abril ocorreu, no MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, a conferência “Dia da Terra, que futuro para o Planeta” apresentada por Francisco Ferreira, Professor Associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA e Presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
Foram apresentados os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU - Organização das Nações Unidas e discutidas as mudanças climáticas e que medidas podem ser tomadas para se conseguir conter os efeitos destas alterações. Foi abordada a crise dos recursos, a “Global Footprint Network” e o Dia da Sobrecarga da Terra. Foram-nos mostrados os diversos resultados dos encontros internacionais sobre o meio ambiente e o clima (Stockholm +50, COP 27, etc) e quais as metas para 2030 e 2050, de modo a evitar-se alterações climáticas perigosas.
Apesar dos dados preocupantes acabámos a conferência com positivismo, relembrando que, ainda, nos é possível desacelerar o impacto das alterações climáticas com as nossas próprias ações individuais e foco no nosso planeta.


MAEDS promove conferência sobre as antigas quintas e hortas setubalenses

No dia 6 de maio, pelas 16h00, ocorre no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal a conferência “Antigas quintas e hortas setubalenses: passado, presente e futuro”, será abordado o processo de mudança da morfologia do espaço motivado pela crescente expansão urbana, o legado destas propriedades na atualidade e as perspetivas futuras para esse património remanescente. O evento tem como orador Pedro Fernandes, investigador integrado do Polo de História, Territórios e Comunidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A entrada é livre.
MAEDS e UNIARQ promovem worskshop “Repensar o Mesolítico” na Casa da Baía
A Casa da Baía, em Setúbal, acolheu no passado sábado, dia 15 de abril, um workshop promovido pelo MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal numa organização conjunta com a UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa e com o apoio do Município de Setúbal, destinado a debater as problemáticas ambientais associadas às últimas sociedades de caçadores-pescadores-recoletores do Mesolítico.
Pode ler a noticia completa aqui>

Sessão de abertura com André Martins (Presidente da AMRS), Joaquina Soares (MAEDS/AMRS) e Ana Catarina Sousa (UNIARQ).
MAEDS participa nas Comemorações do 25 de Abril na Escola Secundária D. João II (Setúbal)

O MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal irá participar no programa cultural de atividades "Comemorações do 25 de abril na escola" desenvolvido pela Escola Secundária D. João II, em Setúbal. No dia 20 de abril, às 11h30, será inaugurada a exposição itinerante "Bocage entre nós" (clique aqui para consultar o catálogo da exposição), organizada pelo MAEDS em colaboração com a União de Freguesias de Setúbal e Freguesia de S. Sebastião. Pelas 15h20 será apresentada a palestra “A liberdade em Bocage e no ADN de Setúbal” com visita guiada orientada por Profª Doutora Joaquina Soares e Prof. Dr. António Chitas.
Estas atividades estão inseridas no Projeto Cultural de Escola 22/23 sob o tema “A escola e o bairro, multiculturalidade e direitos humanos” e são dirigidas à comunidade educativa e público em geral.
MAEDS promove Desafio fotográfico para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023

O MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023 com a realização do desafio fotográfico “Património e Mudança” que decorre no Instagram, de 18 a 30 de abril.
As fotografias publicadas deverão refletir o património construído e/ou um monumento da Região de Setúbal, focando os elementos de reforço da herança cultural, agregadora da identidade comunitária, mas também impulsionadora de novas práticas de salvaguarda e musealização orientadas para a promoção da cidadania com qualidade, num mundo em constante transformação.
As fotografias devem ser acompanhadas da identificação do património fotografado, bem como do nome do seu autor, mencionando @maeds_museu e utilizando sempre as hashtag #MAEDS_PatrimónioeMudança e #DIMS2023.
Os registos serão partilhados nos stories do Instagram do MAEDS até ao final do mês de abril.
Este desafio é aberto a todos os utilizadores a título individual e com perfil público.
Pode consultar as normas de participação aqui>
Conferência "Dia da Terra, que futuro para o planeta?"

No dia 21 de abril, pelas 21h00, decorre no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal uma conferência dedicada ao Dia da Terra, sob o tema “Dia da Terra, que futuro para o Planeta”.
A dinamizar esta conversa vai estar Francisco Ferreira, Professor Associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA e Presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
A entrada é livre.
Imaginação das crianças habita em atelier de artes plásticas
Nos dias 4 e 5 de abril, o MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, realizou mais um atelier de artes plásticas dedicado às crianças da nossa Região. A partir de visita guiada à exposição “Habitar a Terra” de Carlos Almeida, Joana Bom e Rosa Nunes - patente no MAEDS até ao dia 27 de maio - os participantes foram desafiados a dar largas à sua imaginação, ao criar, em papel, uma máquina fotográfica dando a conhecer as suas viagens e os locais que gostariam de visitar. Criaram, ainda, pinturas inspiradas na floresta da Amazónia. Foram duas manhãs muito divertidas, ricas de experiências e novas aprendizagens.




A Cultura no Feminino à conversa no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal
A “Cultura no Feminino” foi tema de conversa na passada sexta-feira, dia 24 de março, no MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.
A iniciativa, que contou com cerca quatro dezenas de pessoas, abordou diferentes temas inerentes ao papel das mulheres na área da cultura, tais como a caracterização das condições de trabalho; o acesso à produção de cultura em condições de igualdade; os desafios na conjugação do trabalho com a vida pessoal e familiar; de que forma a “democratização virtual dos conteúdos" impactam o seu trabalho e as suas condições de trabalho; como contribuem para uma cultura ao serviço da igualdade e justiça social, entre outros.
Joana Tomé, do MDM – Movimento Democrático das Mulheres, teve a responsabilidade de moderar esta mesa-redonda, que contou mais cinco mulheres, Berta Azevedo, Catarina Costeira, Joana Bom, Patrícia Paixão e Zuleica Ferreira, de diferentes áreas ligadas à cultura, como as artes plásticas, a arqueologia, a fotografia, a música e o teatro.
O evento foi organizado pelo Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal em parceria com o Movimento Democrático das Mulheres.



Workshop “Repensar o Mesolítico | Rethinking the Mesolithic”

No dia 15 de abril, vai realizar-se entre as 10h00 e as 18h00, na Casa da Baía, em Setúbal, um workshop sobre os últimos caçadores-pescadores-recoletores.
Esta reunião científica, que conta com oradores nacionais e internacionais, pretende discutir as problemáticas ambientais associadas às últimas sociedades de caçadores-pescadores-recoletores, as quais, no Distrito de Setúbal, constituíram duas importantes áreas de povoamento mesolítico - Sado e Costa Sudoeste. Os processos de mudança cultural que levaram à emergência das sociedades camponesas serão outro relevante tópico de debate. Ainda neste encontro, será apresentado o volume 21 da Setúbal Arqueológica, dedicado à temática abordada.
O workshop é dirigido a arqueólogos, técnicos de arqueologia, estudantes nas áreas de Arqueologia e História e público interessado no tema. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia aqui>
Conheça o programa completo aqui>
Venha celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos com o MAEDS

No dia 28 de março, o MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal irá realizar a Visita Participada “Aprender o Centro Histórico de Setúbal” visita guiada gratuita e aberta a toda a população.
A partir da observação de alguns aspetos do património construído do Centro Histórico de Setúbal, os visitantes serão desafiados, através de materiais didáticos, a descobrir mais sobre a história da cidade.
A visita, conta com duas sessões, a primeira com início às 10h00 e, a segunda às 15h00, com ponto de encontro no MAEDS – Museu de Arqueologia e Enografia do Distrito de Setúbal. Cada sessão tem a duração de aproximadamente duas horas.
Para participar basta aparecer num destes horários e trazer consigo um lápis ou uma caneta.
No caso de grupos institucionais é necessária marcação prévia, através do e-mail: servicoeducativo.maeds@amrs.pt ou por telefone: 265 239 365 / 939 553 004.
Inauguração da exposição “Habitar a Terra”

Teve lugar no passado dia 10 de março, pelas 21h00, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, a inauguração da exposição fotográfica “Habitar a Terra”, dos artistas Carlos Almeida, Joana Bom e Rosa Nunes.
Ler mais>
Mesa-redonda sobre o papel das jovens mulheres na área da Cultura

Realiza-se no dia 24 de março, a mesa-redonda “A Cultura no Feminino”, um evento organizado pelo MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal em parceria com o MDM – Movimento Democrático das Mulheres, que pretende debater diversos temas inerentes às suas carreiras e como superam os desafios que lhes são colocados nos dias de hoje.
A organização convida seis mulheres: Ângela Santos, Berta Azevedo, Catarina Costeira, Joana Bom, Patrícia Paixão e Zuleica Ferreira, nas áreas das artes plásticas, arqueologia, fotografia, música e teatro. A moderação desta conversa fica a cargo de Joana Tomé, do Movimento Democrático das Mulheres.
A iniciativa decorre a partir das 21h30 no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.
“Habitar a Terra” inspira atelier de artes plásticas dedicado aos mais novos

O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal promove nos próximos dias 4 e 5 de abril, o atelier de artes plásticas “Habitar a Imaginação”, destinado a crianças entre os 6 e os 14 anos.
Os participantes vão ter a oportunidade de conhecer os artistas da exposição fotográfica “Habitar a Terra” - patente no MAEDS, até ao dia 31 de maio - e a partir das suas obras, vão ser elaboradas novas interpretações em pintura, colagem, desenho e escultura.
A participação neste atelier, que decorre, nos dois dias, das 10h00 às 12h00, é limitado a 12 participantes e tem o custo de dez euros, com material incluído.
Os interessados deverão submeter a sua inscrição através do formulário on-line disponível em https://forms.gle/G4cgmmcvNFsL7MLB6, até ao dia 31 de março.
Inauguração "Habitar a Terra" | 10 março | 21h00

MAEDS é entidade de acolhimento de bolseiros de Doutoramento da FCT

No âmbito das candidaturas a Bolsas de Investigação para Doutoramento em ambiente não académico da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o MAEDS - Museu de Arqueologia e Etografia do Distrito de Setúbal encontra-se disponível para receber projetos nas áreas de Conservação e Restauro, Antropologia, Arqueologia e Arquivo e Ciências Documentais. As candidaturas, que devem ser feitas no site (https://www.fct.pt/fct-publicou-o-aviso-de-abertura-do-concurso-anual-para-bolsas-de-doutoramento) da FCT, estão abertas até às 17h00, do dia 31 de março.
Os candidatos poderão obter mais informações através do contacto: maeds@amrs.pt.
XV Doctoral Workshop in Archaeology Nautical and Maritime Archaeology
Estão abertas as inscrições até ao día 27 de Fevereiro, para o XV Taller para doctorandos, que decorrerá de 5 a 8 de junho de 2023, organizado pelo Instituto Arqueológico Alemão e pela Casa de Velázquez, sob a temática "Arqueología náutica e marítima".
Mais informações aqui>
Oficina de arte “CONSTRUÇÃO DE MÁSCARAS”
Escolas e famílias participaram, entre o dia 28 de janeiro e 11 de fevereiro, na oficina de arte “Construção de Máscaras”, organizada pelo Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.
Tendo como ponto de partida a exposição fotográfica “Prelúdios da Primavera | Transformar o Corpo | Desafiar o Medo”, de Rosa Nunes, os participantes contribuíram com a sua imaginação para a criação de máscaras usando materiais reciclados..




SÁBADO/ 11 DE FEVEREIRO /15h00-17h30/ MAEDS

Se ainda não teve oportunidade de participar na oficina de arte “CONSTRUÇÃO DE MÁSCARAS”, poderá fazê-lo no dia 11 de Fevereiro. CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!
VISITA GUIADA E OFICINA DE ARTE - 15H00-17H30
Actividade gratuita
A presente exposição, na Sala Aberta do Museu, "Prelúdios da Primavera/ Transformar o corpo/ desafiar o medo" de Rosa Nunes é um inspirador contexto para construíres a tua máscara com materiais reciclados. A via da máscara é infindável...
Público-alvo: famílias
PRÉMIO DE ARQUEOLOGIA PROFESSOR DOUTOR OCTÁVIO DA VEIGA FERREIRA - EDIÇÃO DE 2022-, DISTINGUE O CASTRO DE CHIBANES

Lisboa, APH, 7 de Dezembro de 2022. Prémio Arqueologia Prof. Doutor Octávio da Veiga Ferreira.A signatária com a Profa. Doutora Manuela Mendonça, Presidente da Academia Portuguesa da História e o Doutor Jorge Barreto Xavier, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

(palavras proferidas por Joaquina Soares no acto de outorga do Prémio Prof. Doutor Octávio da Veiga Ferreira)
Exma. Senhora Prof.ª Doutora Manuela Mendonça, Digníssima Presidente da Academia Portuguesa da História, Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Exma. Mesa, Estimados Confrades, Amigos e Colegas, Minhas Senhoras, Meus Senhores.
É com muita honra e imensa alegria que recebo, também em nome de Carlos Tavares da Silva, o Prémio de Arqueologia Prof. Doutor Octávio da Veiga Ferreira, em boa hora instituído pela Câmara Municipal de Oeiras e Academia Portuguesa da História, a quem agradecemos vivamente.
O Prof. Octávio da Veiga Ferreira, nosso mestre maior, inspirou-nos e a várias gerações no caminho da uma Arqueologia Científica de braço dado com as chamadas Arqueociências, ao contrário do paradigma então vigente.
Este insigne Arqueólogo e Professor criou no Museu dos Serviços Geológicos (hoje Museu Geológico), e depois na Universidade Nova, uma Escola de Arqueologia onde os jovens estudantes e os investigadores nacionais e estrangeiros que procuravam estudar a realidade portuguesa eram acolhidos num espírito de abertura europeísta, mesmo nos anos sombrios do Estado Novo. A sua paixão contagiante pela arqueologia e pela geologia de campo materializaram-se em uma obra notável com mais de 340 títulos publicados e na colaboração dispensada a mais de uma centena de cartas geológicas da série 1:50.000.
A construção da memória desta figura ímpar da Cultura Portuguesa muito deve ao Prof. Doutor João Luís Cardoso, a quem também aqui homenageamos.
A realização do livro “ O Castro de Chibanes na Conquista Romana. Intervenções Arqueológicas de 1996 a 2007”, agora distinguido com tão importante prémio, só foi possível graças ao financiamento e empenho da Associação de Municípios da Região de Setúbal –AMRS-, a quem naturalmente agradecemos.
Qualquer projecto de investigação sobre o devir histórico começa pelas fontes, as nossas são os contextos arqueológicos. Chibanes foi objecto de muitas campanhas de escavação, normalmente associadas a cursos de verão para estudantes universitários. Largas dezenas de estudantes fizeram o estágio de campo da licenciatura em Arqueologia, no Castro de Chibanes. Para esses queridos alunos, arqueólogos, desenhadores e demais participantes vai o nosso reconhecimento. Graças ao seu esforço tecnicamente orientado e entusiasmo, foi possível resgatar dos sedimentos e do esquecimento o fortim romano republicano dos séculos II-I a. C., agora dado a conhecer monograficamente neste livro e justamente classificado como Monumento de Interesse Público, em resultado das escavações arqueológicas.
Mas outros tempos, outras arquitecturas, outras narrativas que precederam a fortificação romana, há 5000 anos, aguardam ainda publicação monográfica.
Aos colegas que participaram sectorialmente no estudo da cultura material, ecofactos e artefactos, agradecemos afectuosamente terem connosco percorrido esse caminho de interrogações, com muitas horas de gabinete, de laboratório e de debate. Da Universidade do Porto, Catarina Ginja e colaboradores do projecto Archgen; da Universidade do Algarve, Ricardo Godinho e Adriana Leite; do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, Cleia Detry, Elisa de Sousa, João Pimenta, Susana Estrela; da Universidade de Sevilha, Noé Conejo e José António Correa Rodríguez.
Um agradecimento final, mas muito sentido, vai para os mais próximos colaboradores, que diariamente compõem as teias da Memória no Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS: Antónia Coelho-Soares, Susana Duarte, Teresa Rita Pereira, Júlio Costa, Ana Castela, Ana Paula Covas e Virgínia Ajuda.
A terminar, renovo os agradecimentos à Academia Portuguesa da História e à Associação de Municípios da Região de Setúbal, e deixo um voto, ou melhor, um apelo para que o Ministério da Cultura e a FCT olhem o património arqueológico como fonte indispensável à produção de conhecimento histórico no tempo longo e como importante recurso de desenvolvimento económico, social e cultural. Financiar de forma condigna é preciso, apoiar com o entusiasmo de quem acredita e deixar que os olhos se estendam para sul do grande Rio é indispensável à coesão nacional.
Joaquina Soares,
Lisboa, APH, 7 de Dezembro de 2022
2 de março, em Madrid, Instituto Arqueológico Alemão

Veja aqui o programa do encontro promovido pelo Instituto Arqueológico Alemão de Madrid (DAI) para assinalar a sua fundação a 2 de março de 1954 >
Novo artigo disponível

Já pode consultar o artigo "Chalcolithic copper production and use in the western end of the Iberian Peninsula: The testimony of Castro de Chibanes (Portugal)". Clique aqui para fazer download>
OFICINAS DE ARTE

CONVITE PARA TODOS MUITO ESPECIALMENTE PARA ESCOLAS E FAMÍLIAS

PRELÚDIOS DA PRIMAVERA | TRANSFORMAR O CORPO | DESAFIAR O MEDO
De 24 de Janeiro a 4 de Fevereiro, o MAEDS apresenta a reposição de mostra fotográfica (27 fotografias) sobre o Carnaval de Sesimbra dos anos de 2006 e 2007, da autoria da artista ROSA NUNES.
Trabalho fotográfico de enorme riqueza cromática, hino à chegada da Primavera. Tira partida dos grandes planos da multidão tendo como pano de fundo o mar de Sesimbra e selecciona pormenores de grande dinamismo e fantasia que a imaginação de adultos e crianças trouxe para as manifestações de convívio e alegria genuína e ímpar na região.
A máscara é uma construção cultural com inúmeras valências, que têm em comum o objectivo de transformar o corpo e de recriar o espírito, de controlar o tempo e encenar o espaço, de multiplicar o Homem quer em actos de grandeza, quer em actos de pequenez. A máscara cria ainda um espaço de liberdade que permite ao seu detentor exprimir-se a salvo de qualquer repressão.
Desde o Paleolítico superior, que a máscara faz parte do equipamento cultural do ser humano. A sua capacidade de metamorfosear a realidade está bem patente no teatro grego, ou no carnaval de Veneza, ou ainda na festa de Santo Estêvão em Mogadouro (Caretos de Trás-os-Montes).
28 FEV. e 4 FEV. (Sábados)
OFICINA DE ARTE
10H00-12H30 / 15H00-17H30
A presente exposição, na Sala Aberta do Museu, é um inspirador contexto para construíres a tua máscara com materiais reciclados. A via da máscara é infindável...
Participação livre na visita guiada e na oficina de artes
(CADA PARTICIPANTE DEVERÁ TRAZER O SEU MATERIAL)
Público-alvo: famílias
ESCOLAS / 31 JAN. A 3 FEV.
OFICINA DE ARTE "Constrói a tua máscara"
Público-alvo: adaptável a todos os graus de ensino
Participação livre na Visita guiada e na Oficina de Artes
(CADA PARTICIPANTE DEVERÁ TRAZER O SEU MATERIAL)
INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES: SERVIÇO EDUCATIVO DO MAEDS
Av. Luísa Todi, 162, 2900-451 Setúbal
maeds@amrs.pt
265239365/ 939553004
Embarcações Tradicionais. Contexto Físico-Cultural do Estuário do Sado

"Embarcações Tradicionais. Contexto Físico-Cultural do Estuário do Sado" continua a ser uma obra indispensável para o conhecimento contextualizado das embarcações tradicionais do litoral ibérico e para o prosseguimento dos estudos sobre esta temática.
Uma vez que o livro se encontra esgotado, poderá agora consultá-lo aqui, tendo presente que ao mesmo se aplica a lei dos direitos de autor, estando interdita a reprodução do todo ou parte do mesmo. Boas leituras.
Clique aqui para fazer download>
Materials 2023

O MAEDS vai estar representado no próximo "International Symposium on Materials: Materials 2023 - Sustainability for a Future", a realizar em Guimarães no mês de Abril/2023.
Para saber mais sobre a sessão clique aqui>
EAA 2023 | Session #102 "MESOLITHIC-NEOLITHIC TRANSITIONS"

O MAEDS participa no próximo congresso da EAA - European Association of Archaeologists 2023 em Belfast, com a coorganização da sessão nº 102 do congresso.
Encontram-se agora abertas as inscrições para comunicação.
Para saber mais sobre a sessão clique aqui>
Novo artigo disponível
Está agora disponível para download um novo artigo sobre a arqueologia do distrito de Setúbal (concelho de Sines) intitulado “Recursos piscícolas do Mesolítico Final no sítio do Vidigal (Costa Sudoeste portuguesa)”.
Download aqui>

Oficina de Natal | 20 e 21 de Dezembro

Construção de prendas inspiradas na história a “Maior Flor do Mundo" de José Saramago
Público-alvo: dos 6 aos 12 anos
Horário: 10h00-12h00
Número máximo de participantes: 15
Valor: 10€ (material incluído)
Ficha de inscrição: Clique aqui>
Dinâmicas Museológicas 2021

O MAEDS disponibiliza as dinâmicas museológicas de 2021. Aqui poderá consultar as actividades desenvolvidas pelo museu nesse ano.
Clique aqui para fazer download>
Comemore o Centenário do Nascimento do Nobel da literatura Portuguesa.

Passe pelo Museu e visite as duas exposições inspiradas no livro “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago.
Deixamos-lhe hoje um pequeno vídeo sobre “Blindness” de Rosa Nunes.
Realização de Fernando Almeida.
ARQ - ARRÁBIDA ARQUEOLÓGICA

Em 2023 o MAEDS iniciará um novo Projecto de Investigação Científica, aprovado em Outubro de 2022, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), centrado na Arqueologia da Arrábida e com a duração de quatro anos, ARQ-ARRÁBIDA ARQUEOLÓGICA - Arrábida da Pré-História recente ao Período Romano: Chibanes, Pedrão e Creiro. Um projecto de investigação ao serviço do desenvolvimento regional:
Valorizar e criar Património Cultural Colectivo, ao serviço do Conhecimento, da Educação, da Conservação ambiental e do Turismo sustentável, no coração da Arrábida.
Para continuar a ler clique aqui>
Trailer da exposição "Bocage entre Nós"

Partilhamos consigo o vídeo promocional da exposição “Bocage Entre Nós”, patente no MAEDS até ao dia 30 de Dezembro. Visite-nos!
Realização de Fernando Almeida.
TER. a SÁB. das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Entrada Livre
Os nossos parceiros:

Temos o prazer de noticiar o próximo ciclo de actividades SYNAPSIS, focado no poeta Sebastião da Gama. A não perder!
Sobre o filme>
Pré-história da Área de Sines

Disponibilizamos hoje uma obra de referência da Pré-história portuguesa, que de alguma forma assinala o início da profissionalização da arqueologia no país. Incorpora um conceito de arqueologia regional com base em escavações arqueológicas em extensão, registos tridimensionais e aplicação de rigoroso método estratigráfico.
Download aqui>
PARA MEMÓRIA FUTURA. EVENTOS DOS MESES DE SETEMBRO-OUTUBRO AINDA POR REGISTAR

Clique aqui para ler a noticia completa sobre os eventos de Setembro-Outubro do MAEDS>
Teaser da exposição "Ensaio sobre a Cegueira"

Partilhamos consigo um teaser sobre a exposição “Ensaio Sobre a Cegueira”, patente no MAEDS até ao dia 30 de Dezembro. Visite-nos! Realização de Fernando Almeida
“Bocage entre Nós”

Sobre a exposição “Bocage entre Nós”, pode ler aqui um texto da autoria do Professor Doutor Adelto Gonçalves:
Portugal - Exposição resgata trajectória e obra de Bocage
A edição brasileira de "Bocage: o perfil perdido", da autoria do signatário, publicada em 2021 pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp), é um dos destaques da exposição “Bocage entre Nós”, inaugurada no dia 24 de setembro no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), em Setúbal, Portugal, com encerramento previsto para o dia 21 de dezembro de 2022, data que assinala a morte do poeta Manuel Maria de Barbosa du Bocage (1765-1805). [...]
Ler mais>

Será disponibilizada neste site a obra há muito esgotada “Pré-historia da área de Sines”, da autoria de Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares, de 1981, editada pelo Gabinete da Área de Sines.
Novo artigo disponível
Está agora disponível para download um novo artigo no nosso site intitulado “A Ocupação Neolítica do Cabeço da Velha (Vila Velha de Ródão). Trabalhos realizados em 1988”.
Download aqui>

CONVITE PARA GRUPOS ESCOLARES

ATELIER: "BOCAGE ENTRE NÓS"
Partindo de uma visita à exposição temporária “Bocage Entre Nós”, os participantes são motivados para a descoberta de aspectos da vida e da obra do Poeta Bocage, do longínquo Séc. XVIII. Serão lidas, discutidas e ilustradas algumas fábulas, que se revelam de grande actualidade.
ATELIER: "OLHAR, VER E REPARAR"
Num primeiro momento, através de uma visita guiada às exposições "Ensaio sobre a Cegueira" e "Blindness" de Rosa Nunes, os participantes são convidados a reflectir sobre a diferença entre o olhar, ver e reparar. Num segundo momento, pretendemos promover o interesse dos alunos pela preservação e protecção do meio envolvente.
Actividades gratuitas, sujeitas a marcação. Duração: cerca de 1h30m. Actividades adaptáveis aos diversos graus de ensino. De 10 de Outubro a 30 de Dezembro/22
Informações e marcações: Serviço Educativo MAEDS - 265239365 / 939553004. maeds@amrs.pt ORG. MAEDS/AMRS
1ª Edição do Rally Paper Solidário Lisboa Romana | 22 OUTUBRO
Ainda se pode inscrever para uma especial visita ao Castro de Chibanes no âmbito da 1ª Edição do Rally Paper Solidário Lisboa Romana - 22 OUTUBRO.

O Rally Paper Solidário Lisboa Romana é uma atividade de divulgação e valorização do património arqueológico do território da área metropolitana de Lisboa, com organização do município de Loures e coorganização dos municípios de Lisboa, da Amadora, de Palmela e do MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal / Associação de Municípios da Região de Setúbal.
O itinerário contém 5 etapas e a duração total prevista é de 5h42m com início da prova no Museu Municipal de Loures. O MAEDS realiza a etapa do Castro de Chibanes (Palmela).
Para realizar a inscrição nesta atividade preencha o impresso próprio (download aqui>) e remeta o mesmo para o endereço eletrónico dc_museus@cm-loures.pt.
Sendo um rally solidário a inscrição é paga em géneros. Participe!
Faça aqui o download da ficha de inscrição>
Consulte aqui o cartaz da realização>
Disponibilização da revista Musa - Museus Arqueologia & Outros Patrimónios, vol. 1

Já pode consultar todos os artigos do primeiro volume da revista "Musa - Museus Arqueologia & Outros Patrimónios" aqui>
Pequenas Pérolas Quase Perdidas
Hoje apresentamos da série "Pequenas Pérolas Quase Perdidas" as primeiras noticias da descoberta do sítio pré-histórico da Ponta da Passadeira, na margem sul do estuário do Tejo, e do povoado calcolítico fortificado de Charneca de Fratel, na margem norte do Tejo.

Download aqui>

Download aqui>
Catálogo da exposição "Bocage Entre Nós"

Disponibilizamos agora o catálogo da exposição "Bocage Entre Nós”. Uma exposição documental sobre a construção da memória nos 150 anos do monumento a Bocage.
Se ainda não teve oportunidade de visitar esta exposição poderá fazê-lo até Dezembro de 2022.
Download aqui>
Pode encontrar outros catálogos no site do MAEDS em: http://maeds.amrs.pt/catalogos.html
Novo artigo disponível

Para conhecer a Pré-história do maciço ígneo dos Chãos de Sines, mais propriamente a encosta virada à baía de S. Torpes, aqui fica um texto seminal dos arqueólogos do MAEDS, Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares, datado de 1984 e inserido no livro de homenagem ao arqueólogo e geólogo Georges Zbyszewski, saudoso mestre.
Download aqui>
NOVAS EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NO MAEDS
No dia 24 de Setembro, pelas 18h00 serão inauguradas três exposições temporárias no MAEDS.
Entrada livre.
- Bocage Entre Nós

Exposição documental sobre a construção da memória nos 150 anos do monumento a Bocage.
Organização da exposição: MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal / AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal e União das Freguesias de Setúbal. Comissão Organizadora: António Chitas, Inês Antunes Malta, Joaquina Soares e José Madureira Lopes. Entidades que participaram no Programa Cultural: Alliance Française Setúbal, Arrábida Legend, Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage, Agrupamento de Escolas Luisa Todi, Casa da Poesia de Setúbal, Centro de Estudos Judiciários, Centro de Formação Ordem de Santiago, 50 Cuts, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Hermenegildo Capelo – Palmela, Junte de Freguesia de S. Sebastião, LASA – Liga de Amigos de Setúbal e Azeitão, Museu do Aljube, Município de Setúbal, Pica – Projecto de Intervenção Cultura e Artes, Rotary Club Setúbal, O Setubalense e sYnapsis.
- Ensaio sobre a Cegueira

Fotografias de Alexandre Ermel da rodagem do filme de Fernando Meirelles. Produzido pela Fundação José Saramago e apresentado pelo MAEDS/AMRS.
- Blindness

Pela artista Rosa Nunes.
Todas as exposições estarão patentes no MAEDS até ao final do mês de Dezembro de 2022.
Novas exposições no MAEDS | Inauguração no dia 24 de Setembro, pelas 18h00


1 Outubro | Visita guiada ao Convento de Mafra

Academia Portuguesa da História

Em reunião de Académicos de Número de 14 de Julho do corrente ano, foi eleita por unanimidade, pela mesma Assembleia, como Académica de Mérito da Academia Portuguesa da História, A Directora deste Museu, Joaquina Soares. Para a própria e também para o MAEDS é uma honra e um desafio a estreita ligação a tão prestigiada instituição na promoção em Portugal e no Mundo lusófono das Ciências Históricas.
Novo artigo disponível
Aqui fica disponível para download mais um artigo raro, de 1982, até agora de difícil acesso, da autoria dos investigadores deste museu, Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares, intitulado “Des Structures d'Habitat du Neolithique Ancien au Portugal”. Boas leituras!
Download aqui>

Ateliers de Verão 2022
Como vem sendo habitual, o MAEDS realizou durante o mês de Julho que agora finda um conjunto de ateliers lúdico-pedagógicos, dos quais postamos algumas imagens. Voto de boas férias para todos os participantes.



Pequenas pérolas quase perdidas

Hoje apresentamos desdobrável s/d do grupo de trabalhos de arqueologia, sobre orientação científica de Carlos Tavares da Silva, editado em 1982, pelo Gabinete da Área de Sines.
Download aqui>
Disponibilização da revista Musa - Museus Arqueologia & Outros Patrimónios, vol. 2

Já pode consultar todos os artigos do segundo volume da revista "Musa - Museus Arqueologia & Outros Patrimónios" aqui>
24 Junho / 21h00 / MAEDS
Marque já na sua agenda!
Conferência: BOCAGE VISTO POR ANTÓNIO MARIA EUSÉBIO, O “CALAFATE”, com o Professor João Reis Ribeiro

Acervo do MAEDS em 3D

Descubra a nova peça 3d aqui>
MAEDS EM PARCERIA COM A ESCOLA SECUNDÁRIA D. JOÃO II

Ver mais>
OS ATELIERS DE VERÃO ESTÃO DE VOLTA AO MAEDS!

Ver mais>
In Memoriam
António Quaresma Rosa. Colaborador e Amigo do MAEDS
Nota de pesar e de gratidão

Ver mais>
Novos artigos disponíveis

Disponibilizamos quatro artigos publicados no I Encontro Nacional de Arqueologia Urbana (Setúbal, 1985) - Trabalhos de Arqueologia, 03:
Ocupação Pré-Romana de Setúbal: Escavações Arqueológicas na Travessa dos Apóstolos
Joaquina Soares e Carlos Tavares da Silva | I Encontro Nacional de Arqueologia Urbana (Setúbal, 1985), (Trabalhos de Arqueologia, 03)
Download >
Intervenção Arqueológica na Vila do Torrão: Ocupação Calcolítica
Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares | I Encontro Nacional de Arqueologia Urbana (Setúbal, 1985), (Trabalhos de Arqueologia, 03)
Download >
Fábrica de Salga da Época Romana da Travessa de Frei Gaspar (Setúbal)
Carlos Tavares da Silva, Antónia Coelho-Soares e Joaquina Soares | I Encontro Nacional de Arqueologia Urbana (Setúbal, 1985), (Trabalhos de Arqueologia, 03)
Download >
Sedimentologia das Camadas da Base de Alguns Cortes Estratigráficos da Cidade de Setúbal: Esboço da Reconstituição Paleográfica Neles Baseada
João Luis Cardoso | I Encontro Nacional de Arqueologia Urbana (Setúbal, 1985), (Trabalhos de Arqueologia, 03)
Download >
Pode consultar outros artigos aqui>
Acervo do MAEDS em 3D

Descubra a nova peça 3d aqui>
Comemorações do Dia Internacional dos Museu no MAEDS
O MAEDS comemorou o Dia Internacional dos Museus/22 numas jornadas de três dias.

Ver mais>
18 de Maio | “Preexistências de Setúbal. A Arqueologia na História da Cidade”

No passado dia 18 de Maio, o Prof. Doutor Carlos Tavares da Silva apresentou a comunicação “Preexistências de Setúbal. A Arqueologia na História da Cidade”, na Academia Portuguesa da História. A sessão foi também exibida online via zoom, e estará disponível até ao dia 24 de Maio através do link:
https://bit.ly/3yQBU2T
(senha de acesso: x?.6ZSF0)
CONVITE PARA GRUPOS ESCOLARES | 18 Maio 2022
Dia Internacional dos Museus. O Poder dos Museus / Poder do Conhecimento


Conferência de 7 de Maio

O MAEDS abriu o ciclo de Conferências de Maio da iniciativa organizada pelo Jornal Rostos, no auditório da Simarsul, através da conferência proferida pela sua Directora, Doutora Joaquina Soares — “A Ponta da Passadeira na Pré-história da Margem Sul”.
Veja aqui a reportagem do Jornal Rostos>
Última Hora:

Pode assistir amanhã, sábado dia 7 de Maio, pelas 16 horas, no Auditório da Simarsul (ETAR Barreiro/Moita) à conferência que tem como tema :«A Ponta da Passadeira na Pré-história da Margem Sul», proferida por Joaquina Soares.
Comemorações do Dia Internacional dos Museus
18, 20 e 21 de Maio/22
Contamos com a sua presença!

Performance poética “DOCE LIBERDADE”

O MAEDS associou-se às comemorações do 25 de Abril em Setúbal através de uma parceria com a Junta de Freguesia de S. Sebastião, o PICA - Projeto de Intervenção Cultura e Artes e o Rotary Club de Setúbal.
Dessa parceria resultou a organização de um concerto (poesia e música) que ocorreu na passada sexta-feira, dia 29 de Abril, às 21h30, no auditório Bocage.
O auditório completo (150 pessoas) revelou crescente interesse do público em Setúbal para qualificados eventos culturais.
O alinhamento do concerto foi o seguinte:
O PICA revisitou os poetas Jorge Sousa Braga, Sara Loureiro, Manuel M. B. Du Bocage, Francesco Petrarca, David Mourão-Ferreira, Maria Teresa Horta, Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Nuno Júdice, José Luís Peixoto, Sophia de Mello Breyner, Ana Luísa Amaral, Eugénio de Andrade, Adília Lopes, Florbela Espanca, Mário Cesariny, Daniel Filipe, Ernesto M. De Melo e Castro, C. Drummond de Andrade, Egito Gonçalves.
Performers: João Jacinto | Lúcia Araújo| Romy Petrucci | Sara Loureiro
Encenação: Coletivo PICA
Coordenação: Sara Loureiro
Pesquisa e Concepção do Guião: Sara Loureiro
Músicos: João Rocha, clarinete | Torcato Rocha, guitarra clássica
Acervo do MAEDS em 3D

Descubra a nova peça 3d aqui>
29 DE ABRIL / 21H30 /AUDITÓRIO BOCAGE

DOCE LIBERDADE | Performance poética
P.I.C.A - Projeto de Intervenção Cultura e Artes
João Rocha - clarinete
Torcato Rocha - guitarra clássica
ENTRADA GRATUITA
Reservas e informações: MAEDS - 265239365 / maeds@amrs.pt | JF São Sebastião - 265719520 / geral@jfss.pt
AUDITÓRIO BOCAGE: Av. Nuno Álvares, 2910-269, Setúbal
Org: Junta de Freguesia de São Sebastião, Projeto de Intervenção Cultura e Artes, Câmara Municipal de Setúbal, Rotary Club de Setúbal e Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/Associação de Municípios da Região de Setúbal.
Acervo do MAEDS em 3D

Descubra a nova peça 3d aqui>
HISTÓRIA E ARTE CONTEMPORÂNEAS NO MAEDS
No próximo Sábado, dia 9 de Abril, pelas 16h00, terá oportunidade de assistir à conferência da Profª Doutora Isabel Araújo Branco sobre "A luta das mulheres durante o fascismo em Portugal", e ainda à intervenção artística de Rosa Nunes sobre a mesma temática.
Entrada livre

Conferência "A luta das mulheres durante o fascismo em Portugal" | Intervenção artística "Um mundo a preto e branco. Meio século de opressão e sombras". 9 Abril, 16h00, MAEDS.

Lançamento de "O CASTRO DE CHIBANES NA CONQUISTA ROMANA. Intervenções arqueológicas de 1996 a 2017"
No passado Sábado, dia 2 de Abril, foi lançada a publicação sobre "O CASTRO DE CHIBANES NA CONQUISTA ROMANA. Intervenções arqueológicas de 1996 a 2017", vol. 20 da Setúbal Arqueológica, coordenado por Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares.
O volume foi apresentado pela Profª Doutora Ana Margarida Arruda e a mesa contou ainda com a presença da coordenadora do volume, Profª Doutora Joaquina Soares e do Vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Dr. Carlos Rabaçal.
Pode a partir de hoje consultar/imprimir este volume, online, em livre acesso, aqui>



Palestra: "Três crises, uma solução" - com Francisco Ferreira. 1 de Abril, sexta-feira, 21h00"

Francisco Ferreira é o próximo convidado dos serões "Sextas de Arte e Ciência".
A sessão, subordinada ao tema "Três crises, uma solução - As mudanças necessárias da escala individual à global", vai ter lugar no MAEDS, no dia 1 de Abril, Sexta-Feira, pelas 21h00.
Francisco Ferreira é Professor Associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da NOVA School of Science and Technology (FCT-NOVA) e investigador do CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade). É licenciado em Engenharia do Ambiente pela FCT-NOVA, mestre por Virginia Tech nos EUA e doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Tem um significativo conjunto de publicações nas áreas da qualidade do ar, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável. Atualmente é o Presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”, uma organização não-governamental de ambiente de âmbito nacional.
Acervo do MAEDS em 3D

Descubra a nova peça 3d aqui>
Convite | Lançamento "O CASTRO DE CHIBANES NA CONQUISTA ROMANA. Intervenções arqueológicas de 1996 a 2017"

Acervo do MAEDS em 3D
Consulte a primeira peça da nova rubrica do site do MAEDS aqui>
Em breve colocaremos novas peças. Esteja atento

Palestra "Literatura Africana" com a Prof.ª Doutora Inocência Mata. 26 Março/ 16h00/ MAEDS

International Symposium on Archaeometry

O MAEDS vai estar representado no International Symposium on Archaeometry, de 16 a 20 de Maio, em Lisboa, com a participação dos investigadores do CEA Joaquina Soares e Carlos Tavares da Silva.
Pode consultar o abstract aqui>
Novo artigo disponível

Novo artigo disponível da autoria de Ana Catarina Sousa sobre o investigador deste museu - Carlos Tavares da Silva.
Pode consultar o artigo aqui>
4 Março | 21h00 | MAEDS
Reabertura de uma nova janela cultural no MAEDS: Esteja atento à programação de "Sextas de Cultura", da iniciativa do nosso parceiro Synapsis. Entrada livre.

25 Fevereiro | 21h30 | MAEDS

18 Fevereiro | 18h00 | MAEDS

Catálogo "Bocage e Eu. A Procura da Liberdade"

Disponibilizamos agora o catálogo da exposição "Bocage e Eu. A Procura da Liberdade" por Ana Férias, Ana Lima-Netto, Catarina Castel Branco, Catarina Garcia, Cristina Troufa, Eduardo Carqueijeiro, Irene Buarque, Jaime Silva, Nuno Lemos, Pedro Almeida, Rosa Nunes e Vitor Pomar, com curadoria de Joaquina Soares.
Se ainda não teve oportunidade de visitar esta exposição poderá fazê-lo até ao final mês.
Download do catálogo aqui>
Pode encontrar outros catálogos no site do MAEDS em: http://maeds.amrs.pt/catalogos.html
Disponibilização de novo artigo no site
Ainda sobre a economia marítima, aqui fica disponivel um texto pouco conhecido sobre o tema.

“Insights into fish resources exploitation from the use -wear analysis of lithic tools, case -studies from the Iberian Peninsula between the 6th -3rd millennia cal BC", por N. Mazzucco, I. Clemente-Conte, V. García Díaz, J. Soares, C. Tavares da Silva, J. Ramos Muñoz, E. Vijande Vila. Download aqui>
Disponibilização de novo artigo no site

“Economia Agro-Marítima em tempos neolíticos na fachada atlântica Portuguesa. Breve Balanço", por Joaquina Soares. Download aqui>
Pode consultar os restantes artigos que temos disponíveis no nosso site aqui>
12 de Fevereiro / 18h00 | Concerto com RÃO KYA0
Local: Auditório Bocage (Av. Nuno Álvares, Setúbal)
Entrada livre, sujeita a reserva:
maeds@amrs.pt / 265239365
*Uso obrigatório de máscara e apresentação do certificado digital COVID

12 de Fevereiro / 14H30
VISITA GUIADA "BOCAGE E SUA ÉPOCA", com José Luís Catalão.
LOCAL DE ENCONTRO: PRAÇA DO BOCAGE, JUNTO À ESTÁTUA (14H30)
DURAÇÃO DA VISITA: cerca de 2h00
Actividade gratuita sujeita a inscrição prévia.
Nº máximo de participantes: 25
Inscrições e informações:
MAEDS-Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal
Av. Luisa Todi, 162, 2900, Setúbal
265239365 / 939553004 / www.maeds.pt / maeds@amrs.pt

Não perca os próximos eventos do Programa Cultural "Bocage o poeta da Liberdade. A construção da memória nos 150 anos do monumento a Bocage". Contamos com a sua presença!

26 Janeiro, pelas 18h00, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
O Arqueólogo setubalense e co-fundador do MAEDS, Carlos Tavares da Silva, vai ser homenageado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na próxima quarta-feira, pelas 18 horas. Aqui fica o convite para a participação de todos os interessados.

29 Janeiro, pelas 16h00, no MAEDS
Conferência " Ao encontro de Bocage entre públicas liberdades e privadas amizades", com Fátima Ribeiro de Medeiro. Leitura de poemas: Maria Alice Silva Contamos com a sua presença!

Sarau Poético com José Fanha / 22 Janeiro / 18h00 / Auditório Bocage

Já se encontram disponíveis os novos artigos dos investigadores do MAEDS publicados no volume 5 da revista Ophiussa:

- “A economia alimentar em Chibanes (Palmela) - Horizonte Campaniforme”, por João Luís Cardoso, Carlos Tavares da Silva, Joaquina Soares e Filipe Martins.
Download aqui>
- “O sítio do Neolítico antigo de Montum de Baixo (Melides - Alentejo Litoral)”, por Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva, Susana Duarte.
Download aqui>
Divulgamos ainda a recensão bibliográfica da monografia do sítio arqueológico da Gaspeia, realizada por João Luís Cardoso:
- “Gaspeia: uma monografia exemplar”, por João Luís Cardoso.
Download aqui>
11 de Dezembro, às 16h00, no MAEDS

Oficina de Natal | 21 e 22 Dezembro

Dia 5 de Dezembro às 11h no Auditório Charlot!
Exibição do filme "AMADEUS" (1984)
Drama biográfico musical de Miloš Forman. Na Viena de 1781, o músico da corte austríaca Antonio Salieri fica enlouquecido pela inveja ao constatar que o jovem Mozart foi agraciado com o dom da Música divina. A única maneira de ter paz é destruir o jovem Wolfgang Amadeus Mozart, sejam quais forem os meios necessários. (158min | M/16)

Dia 28 de Novembro às 11h no Auditório Charlot!
VERMELHO (1994), o filme completa a “Trilogia das Cores” do realizador Krzysztof Kieślowski. Retrata o ideal da fraternidade questionando os enigmas de uma genuína solidariedade entre os humanos. Através da cumplicidade entre a jovem modelo e o velho juiz, o realizador mostrar-nos que mais vale ter alguém com quem partilhar os nossos tormentos, do que sabermos que há quem sofra como nós. (97min | M/16)

“A Poesia Erótica no tempo de Bocage”
Aqui ficam algumas imagens da conferência “A Poesia Erótica no tempo de Bocage” proferida por António Galrinho. A Poesia Erótica enquanto espaço de liberdade, de transgressão e de crítica social foi o tema central desta conferência. António Galrinho demorou-se em Bocage, mas realizou um périplo sobre este tipo de escrita antes e depois de Bocage.




Disponibilização de novos artigos dos investigadores do MAEDS no site
- “Ocupação do Período Romano Republicano dos sectores ocidentais do Castro de Chibanes (Palmela): Um balanço”, por Carlos Tavares da Silva, Joaquina Soares, João Pimenta, Susana Duarte, Antónia Coelho-Soares, Teresa Rita Pereira.
Download aqui>
- “Os Recursos Marinhos nas estratégias de subsistência da Pré-História do Sul de Portugal”, por Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares.
Download aqui>
- “Alguns aspectos da produção do espaço urbano de Setúbal de 1920 a 1930”, por Joaquina Soares.
Download aqui>
- “Para o estudo das comunidades neolíticas do Alentejo Litoral: o concheiro do Medo Tojeiro”, por Carlos Tavares da Silva, Joaquina Soares e Carlos Penalva
Download aqui>
- “Contribuição para o estudo do megalitismo do Alentejo Litoral. A sepultura do Marco Branco (Santiago do Cacém)”, por Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares
Download aqui>
Pode consultar os restantes artigos que temos disponíveis no nosso site aqui>
NOVEMBRO COM BOCAGE:
Conferência "Poesia erótica do tempo de Bocage" com António Galrinho | 19 Novembro | 21h30 | MAEDS

PRÓXIMA ACTIVIDADE DO CICLO CINEMATOGRÁFICO “O IDEÁRIO DE BOCAGE NA SUA ÉPOCA E NA CONTEMPORANEIDADE"
Não está a participar nos Domingos cinematográficos 50Cuts/MAEDS?

Ainda vai a tempo de ver o segundo filme da trilogia das cores “BRANCO" do realizador Krzysztof Kieślowski. Filmes de excelência que raramente se podem ver nos circuitos comerciais, ao estilo do melhor que a escola francesa tem realizado. Se o “Azul” trouxe para o debate a amplitude ilimitada do amor nas suas múltiplas formas, o “Branco”, no próximo domingo traz-nos a temática da igualdade. É o mais controverso dos filmes e o único que não é protagonizado por uma mulher. Neste filme Krzysztof Kieślowski parece querer questionar o método pelos quais se alcança a igualdade. É uma comédia negra centrada numa relação a dois baseada na desigualdade.

Noticia sobre o workshop de 4 Novembro e Resumo das Intervenções
Leia a noticia completa aqui>

O projecto “Lisboa Romana - Felicitas Iulia Olisipo”, do qual o MAEDS faz parte com o sítio arqueológico do Castro de Chibanes, recebeu duas distinções nos prémios APOM:

Reportagem da inauguração da exposição "Bocage e Eu. A Procura da Liberdade"
Leia a noticia completa aqui>

INTERNATIONAL WORKSHOP | 4 Novembro

Consulte o programa completo aqui>
Descarregue a ficha de inscrição aqui>
"Bocage e Eu. A Procura da Liberdade" | 23 Outubro | 17h00 | MAEDS
Estão todos(as) convidados(as) para a inauguração da exposição colectiva "Bocage e Eu. A procura da Liberdade". Contamos com a vossa presença!
Visita guiada ao Museu do Aljube - Resistência e Liberdade e Antiga Cadeia do Limoeiro | 9 Outubro
Consulte a reportagem completa aqui>
Ciclo de cinema “O IDEÁRIO DE BOCAGE NA SUA ÉPOCA E NA CONTEMPORANEIDADE"
Marque já na sua agenda! Estão todos(as) convidados(as) para o primeiro filme do ciclo de cinema “O IDEÁRIO DE BOCAGE NA SUA ÉPOCA E NA CONTEMPORANEIDADE"
BOCAGE E A MAÇONARIA
O Programa Cultural “BOCAGE O POETA DA LIBERDADE. A Construção da Memória nos 150 anos do monumento a Bocage”, realizou no dia 8 de outubro de 2021, no MAEDS em Setúbal a Conferência “BOCAGE E A MAÇONARIA” por Jorge Morais.
A Drª Joaquina Soares, diretora do MAEDS, abriu a sessão, dando as boas vindas ao orador e aos presentes, que encheram por completo a sala do rés-do-chão do Museu.
Seguiu-se a apresentação do palestrante Jorge Morais e da sua obra pelo Dr. António Chitas
Jorge Morais centrou a sua conferência no período em que se supõe Bocage ter integrado a loja maçónica Fortaleza.
No final efetuou-se um debate bem vivo, com a intervenção de diversas pessoas presentes, questionando o palestrante sobre a participação de Bocage na Maçonaria e outros aspetos relacionados com a Maçonaria em geral.
Nota retirada do site Arrabida Legend: https://arrabidalegend.pt/
CONVITE Conferência | 8 Outubro | 21h30
Estão todos(as) convidados(as) para a próxima conferência "BOCAGE E A MAÇONARIA" proferida por Jorge Morais.
Para mais informações consulte:
Jornadas Europeias do Património 2021 | 24 Setembro a 2 Outubro
BOCAGE E O PATRIMÓNIO IMATERIAL DE SETÚBAL
No momento em que se assinalam as Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema Património Inclusivo e Diversificado, o MAEDS abre as portas ao público com uma nova exposição temporária dedicada à figura do poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage “BOCAGE VISTO PELA COMUNIDADE EDUCATIVA DE SETÚBAL”.
Nesta exposição são apresentados diversos trabalhos elaborados pelos alunos de escolas de Setúbal, de diversas faixas etárias, assim como projectos pedagógicos elaborados pelos professores da Região.
Visita Guiada | 9 Outubro | Museu do Aljube
Visita guiada ao Museu do Aljuje - Resistência e Liberdade e Antiga Cadeia do Limoeiro.
Programa:
14h00 - Saída do MAEDS (Av. Luisa Todi, 162, Setúbal)
15h00 - Visita ao Museu do Aljube - Resistência e Liberdade
16h30 - Visita à antiga cadeia do Limoeiro
18h00 - Regresso a Setúbal
Actividade gratuita mas sujeita a marcação. Número de participantes limitado.
CONVITE Inauguração | 18 Setembro | 18h00
Recordamos que amanhã, pelas 18h00, no MAEDS, inauguramos a exposição “BOCAGE VISTO PELA COMUNIDADE EDUCATIVA DE SETÚBAL”, integrada no programa cultural “Bocage o Poeta da Liberdade. A construção da memória nos 150 anos do monumento a Bocage”.
Conferência | 10 Setembro
Este programa cultural iniciou-se com a conferência "A ÉPOCA DE BOCAGE - RESISTÊNCIAS E MUDANÇAS NO OCASO DO ANTIGO REGIME", no dia 10 de Setembro, e irá decorrer até ao dia 12 de Fevereiro com eventos diversificados alusivos à efeméride
CONVITE Conferência | 10 Setembro | 21h30
Contamos com a sua participação na 1ª conferência do Programa Cultural “BOCAGE O POETA DA LIBERDADE. A Construção da Memória nos 150 anos do monumento a Bocage”.
Entrada Livre, sujeita à lotação do espaço.
PROGRAMA CULTURAL "BOCAGE O POETA DA LIBERDADE. A Construção da Memória nos 150 anos do monumento a Bocage"
Já pode consultar a programação do ciclo de eventos que irão decorrer de Setembro 2021 a Fevereiro 2022 aqui>
Lisboa Romana, património arqueológico disponível agora em app
Pode agora navegar pelo território do município Romano de Olisipo (Lisboa), onde a fortificação de Chibanes, estudada e conservada pelo MAEDS se encontra representada. Promovido pelo grupo da REDE Metropolitana do projecto Lisboa Romana da qual o MAEDS faz parte.
www.lisboaromana.pt
Para mais informações veja o artigo da National Geographic aqui>
Jornadas de Cardona
O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal estará presente no congresso “La sal em la prehistoria reciente de la Península Ibérica. Jornadas de Cardona” com a conferência “Exploração pré-histórica de sal na costa sudoeste da Península Ibérica. Uma visão geral” apresentada pela Profª Doutora Joaquina Soares.
Para mais informações pode consultar o site: https://sites.google.com/ireccardona.cat/cardona2021/p%C3%A1gina-principal
Ateliers de Verão 2021
Como vem sendo habitual, o MAEDS realizou durante o mês de Julho que agora finda um conjunto de ateliers lúdico-pedagógicos, dos quais postamos algumas imagens.
Voto de boas férias para todos os participantes.
"EMBODYING THE LANDSCAPE"
Últimos dias para ver na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo a exposição “Embodying the Landscape”, da fotógrafa Rosa Nunes.
Iniciativa conjunta do MAEDS/AMRS e da Galeria/Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, que pretende abrir um ciclo de colaboração entre as duas entidades para incentivo e divulgação de trabalhos de arte contemporânea.
Na inauguração estiveram presentes além da artista, o vereador da Cultura de Montemor-o-Novo, Dr. Gil Pegado Porto, a directora do MAEDS e curadora da exposição, Doutora Joaquina Soares, a Doutora Regina Marques do Movimento Democrático de Mulheres que deu o seu apoio à divulgação da presente mostra. A montagem da exposição só foi possível graças à estreita colaboração entre a equipa do MAEDS e Dr. Nuno Lemos, responsável pela Galeria Municipal e contou com animação poética realizada por Dr. António Marrachinho Soares.
A exposição vai estar patente até ao dia 30 de Julho (sexta-feira), das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.
Ver mais>
MUSA. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, vol. 3
Já se encontram disponíveis para consulta todos os artigos da revista Musa – museus, arqueologia & outros patrimónios, vol.3.
Pode consultar todos os artigos aqui>
MUSA. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, vol. 4
Está disponível o volume 4, já esgotado, da revista "MUSA. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios".
Pode consultar todos os artigos aqui>
VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS
24 julho/ 11h30/ MAEDS
BADIA. Com a artista Jacira da Conceição
Na situação pandémica em que nos encontramos torna-se necessário reservar o seu lugar, pode fazê-lo através dos seguintes contactos:
maeds@amrs.pt / 939553004/ 265239365
As reservas estão sujeitas à lotação do espaço.
VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS
17 julho/ 11h30/ MAEDS
AS CIDADES IMPOSSÍVEIS. Com o pintor José Taklyn
Na situação pandémica em que nos encontramos torna-se necessário reservar o seu lugar, pode fazê-lo através dos seguintes contactos:
maeds@amrs.pt / 939553004/ 265239365
As reservas estão sujeitas à lotação do espaço.
Exposição "embodying the landscape", de Rosa Nunes
16 Julho/ 18h30/ Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. Contamos com a sua presença!
VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS
Atenção à próxima visita guiada “IMAGINAR CAETOBRIGA” com Zé Minderico.
10 Julho/11h00/ MAEDS
Na situação pandémica em que nos encontramos torna-se necessário reservar o seu lugar, pode fazê-lo através dos seguintes contactos:
maeds@amrs.pt / 939553004/ 265239365
As reservas estão sujeitas à lotação do espaço.
ATELIERS DE VERÃO 2021
13 A 16 DE JULHO
ESCULTURAS À SOLTA NO MUSEU
Partindo de uma visita à exposição de escultura de Jacira da Conceição iremos explorar a dimensão artística através de actividades escultóricas como montagem e modelação, trabalhando no desenvolvimento de volumes tridimensionais e suas possibilidades construtivas.
Formas e seres do ambiente natural, urbano e do mundo imaginário serão representados por meio da linguagem da escultura.
20 A 23 DE JULHO
DAR ASAS À IMAGINAÇÃO
Tendo como ponto de partida a exposição "Imaginar é Preciso" iremos conhecer o trabalho de Joana Latka, José Taklyn e Zé Minderico.
Os participantes serão desafiados a realizar trabalhos de desenho, pintura, colagem, fotografia e monotipias. Haverá ainda espaço para realizar uma exposição com os trabalhos realizados durante o atelier.
27 A 30 JULHO
LIXO VELHO, VIDA NOVA...
Este atelier oferece uma variedade de actividades criativas que tem como objectivo envolver os participantes na reutilização de materiais do uso quotidiano que acabariam no lixo.
Haverá ainda tempo para criar histórias, personagens e jogos que valorizem a importância da preservação do meio ambiente.
Para participar preencha a ficha de inscrição, descarregue aqui>
Público-alvo: dos 7 aos 13 anos
Duração de cada atelier: 4 dias
Horário: 10H00-12H00
Número máximo de participantes: 8
Valor: 12€ por semana (4 dias)
Lançamento da monografia "O sítio arqueológico da Gaspeia e a neolitização do território de Alvalade - Sado"
No passado Sábado, dia 19 de Julho, foi apresentada a publicação sobre "O sítio arqueológico da Gaspeia e a neolitização do território de Alvalade - Sado", incluída no vol. 19 da Setúbal Arqueológica. Este lançamento realizou-se no âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia e no decurso do Encontro “Amanhar a Terra. Arqueologia da Agricultura”, realizado em Palmela, por iniciativa da respectiva Câmara Municipal.
O volume foi apresentado pelo Prof. Catedrático João Luis Cardoso e a mesa contou com a presença do Presidente do Conselho Directivo da AMRS, Rui Garcia e ainda com um dos coordenadores do volume, Profª Doutora Joaquina Soares (clique aqui para ter acesso ao discurso dos agradecimentos).
Pode a partir de hoje consultar todo o volume online e gratuitamente através deste link: https://maeds.amrs.pt/setubalarqueologica19.html
Convite|Lançamento de "O sítio arqueológico da Gaspeia e a neolitização do território de Alvalade - Sado"
Dia 19 de Junho (Sábado), às 17h30, no Cine-teatro S. João (Palmela) será lançado "O sítio arqueológico da Gaspeia e a neolitização do território de Alvalade - Sado" (Setúbal Arqueológica, vol. 19). Apresentação por João Luís Cardoso, com a presença do Presidente do Conselho Directivo da AMRS, Rui Garcia e coordenação de Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares.
Contamos com a sua presença.
Evento integrado nas Jornadas Internacionais "Amanhar a Terra. Arqueologia da Agricultura". Número de participantes sujeito à lotação do espaço conforme regras definidas pela DGS.
Integrado na exposição “IMAGINAR CAETOBRIGA”, Zé Minderico iniciou uma caminhada pela via romana Emerita Augusta (Mérida)- Caetobriga (Setúbal), registando em desenho e outros suportes a aproximada experiência de tal percurso particularmente com o século I em mente. Não de modo formal, utilizando meios e costumes idênticos aos de então, mas sim físico, sensorial e espiritual, este caminho servirá para perceber a dureza das tarefas de outrora e a esperança de ver essa experiência reflectida na ponta do lápis de ilustrações futuras.
Quem quiser acompanhar esta experiência pode seguir o Zé Minderico através da seguinte página de instagram: @img_caetobriga
VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS
Convite | Imaginar é preciso...
Workshops para crianças e jovens | 18 Maio
Dia Internacional dos Museus no MAEDS
Jacira da Conceição | Badia
Saiba mais sobre a exposição "Jacira da Conceição |Badia". Vídeo de Alberto Pereira.
Veja o video aqui>
Novo artigo disponível
Já pode consultar o artigo "The Late Mesolithic of the south-western coast of Portugal: The lithic industry of Vale Marim I in focus", dos investigadores Joaquina Soares, Niccolò Mazzucco e Carlos Tavares da Silva aqui>
Noticia sobre a nova exposição temporária do MAEDS
Pode ver aqui a reportagem da exposição "Jacira da Conceição | Badia" realizada por Inês Antunes Malta de "O Setubalense".
Aproveitamos para renovar o convite para visitar esta excelente exposição.
Clique aqui para ler a noticia completa>
CONVITE
Nova exposição temporária no MAEDS: Jacira da Conceição | BADIA. 24 Abril | 11h00. Com a participação do grupo BATUKO Ramedi Terra. Contamos com a sua presença!
Última hora
Novo artigo disponível
Já pode consultar o artigo "Searching for the Turning Point to Bronze Age Societies in Southern Portugal: Topics For A Debate" de Joaquina Soares do Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS.
Pode fazer o download de todo o volume aqui>
Próximas conferências científicas sobre informação genética do gado bovino na Época Romana, com inclusão de amostras do Castro de Chibanes (Palmela)
O Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS dá a sua contribuição a duas conferências cientificas a realizar em 2021: 8th meeting of the ICAZ Archaeozoology, Genetics, Proteomics and Morphometrics (AGPM) Working Group e Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto.
Pode consultar mais informação sobre o tema aqui>
10º bloco de questões | Concurso “Conhecer o Património de Setúbal
Envie a sua resposta ao 10º bloco de questões para: maeds@amrs.pt
Sugestão de leituras:
Claro, R. P. (1957) – Setúbal no século XVIII. As informações paroquiais de 1758. Setúbal: Tipografia Rápida.
Coelho-Soares, A. (2005/07) – Para o inventário do património azulejar de Setúbal: “registos” de azulejos setecentistas em edifícios civis. Musa. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, 2, p. 133-148.
Duarte, S.; Soares, J.; Tavares da Silva, C. (2014) – Intervenção arqueológica na Rua Álvaro Castelões nºs. 38 e 40 (Setúbal) e sismo de 1755. Setúbal Arqueológica, 15, p. 341-372.
Soares, J.; Duarte, S.; Tavares da Silva, C. (2018) - Arqueologia urbana e o sismo de 1755. O contexto da Av. Luísa Todi 170-178, Setúbal. Musa. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, 5, p. 79-100.
Dinâmicas Museológicas 2020
O MAEDS disponibiliza as dinâmicas museológicas de 2020.
Aqui poderá consultar as actividades desenvolvidas pelo museu nesse ano.
Clique aqui para fazer download>
Património construído de Setúbal. Época dos descobrimentos
Divulgamos hoje o catálogo (esgotado) de mais uma exposição realizada pelo MAEDS, em 1983, dedicada ao património construído de Setúbal.
Pode fazer o download aqui>
Casas e Ruas na História de Setúbal
Catálogo de uma das mais antigas exposições temporárias do MAEDS (1977), dedicada ao património cultural de Setúbal.
Chamada de atenção, sem antecedentes no âmbito local, para o património construído existente na cidade.
Pode fazer o download aqui>
Acha que conhece a história da cidade onde vive?
Consulte todos os blocos de questões aqui>
Dinâmicas Museológicas 2018
O MAEDS disponibiliza as dinâmicas museológicas de 2018.
Aqui poderá consultar as actividades desenvolvidas pelo museu nesse ano.
Clique aqui para fazer download>
8 de Março de 2021. Dia Internacional da Mulher
Mais do que uma data é um desafio para reflectirmos sobre a desigualdade de género que continua a existir à escala global.
A ONU elegeu oficialmente o Dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher, corolário de uma luta continuada das mulheres contra a segregação, a desvalorização e a opressão no trabalho, na rua e na família.
Para o movimento de libertação da mulher contra o estatuto de inferioridade que lhe tem sido imposto, confluem muitas batalhas, muitas vidas que continuamente denunciaram a hipocrisia dos princípios da desigualdade de género e foram desconstruindo essa armadilha.
Às vezes imperceptível, porque habilmente escondido, o estigma da desigualdade de género, etária e étnica continua a estar presente no nosso retrato social e constitui uma estratégia de multiplicação das fronteiras de desigualdade pelo capital global para legitimar a extorsão de sobre-mais-valias ao trabalho feminino, infantil e imigrante.
A arqueologia e a antropologia cultural há muito demonstraram que a desigualdade de género não constitui uma fatalidade biológica, intrínseca a uma suposta “natureza humana”; pelo contrário, trata-se de uma construção social, datada, que se desenvolve sobretudo em sociedades fortemente hierarquizadas, proto-estatais e estatais, da Idade do Bronze, a partir de há cerca de 4000 anos.
O MAEDS dedica, habitualmente, o mês de Março às questões da Mulher. Encerrado ao público por força da pandemia, reabrirá com uma exposição de duas artistas plásticas: Susana Marques e Jacira da Conceição, em parceria com o MDM (Movimento Democrático de Mulheres). A propósito do tema, divulgamos aqui um vídeo sobre o trabalho de olaria no feminino, que se realiza em Cabo Verde e que faz parte do imaginário de Jacira da Conceição.
A arqueogenética é actualmente um domínio de ponta da investigação em arqueociências. Se pretender entrar no laboratório siga o primeiro vídeo, se pretender acompanhar uma narrativa, opte pelo segundo. Ambos se complementam. Boa viagem.
Setúbal Arqueológica online
Sabia que pode consultar todos os volumes da revista Setúbal Arqueológica gratuitamente e online?
Poderá fazê-lo aqui>
Preparação da exposição internacional no MNA - Museu Nacional de Arqueologia
Ídolos: Olhares milenares, no MNA - Museu Nacional de Arqueologia, na qual o MAEDS participa com um ídolo do seu acervo.
https://www.youtube.com/watch?v=txjUqKzzRX8&feature=youtu.be
Catálogos disponíveis online
Se ainda não teve oportunidade de visitar as exposições “Embodying the Landscape” de Rosa Nunes, “Olhos Fechados / Memórias Diárias” de Catherine Henke e “Pouca Terra...Pouca Terra. Que paisagens?” por Acácio Malhador, Alberto Pereira, Ana Férias, Ana Quintino, Augusto Júlio, Celestino Alves, Jorge Pé-Curto, José Cascada, Margarida Lourenço, Misé Pê, disponibilizamos agora os seus catálogos, com a esperança de reabrirmos brevemente e recebermos a sua visita presencial.
Pode encontrar os catálogos no site do MAEDS em http://maeds.amrs.pt/catalogos.html
Novo relatório disponível
Já pode consultar o relatório de acompanhamento arqueológico na Marina de Tróia e respectivas obras anexas do “TroiaResort” e novo cais dos ferries, dos arqueólogos Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva e Susana Duarte. Pode fazer o download aqui>
"Bocage e Eu. A Procura da Liberdade" | 23 Outubro | 17h00 | MAEDS
Estão todos(as) convidados(as) para a inauguração da exposição colectiva "Bocage e Eu. A procura da Liberdade". Contamos com a vossa presença!

Visita guiada ao Museu do Aljube - Resistência e Liberdade e Antiga Cadeia do Limoeiro | 9 Outubro
Consulte a reportagem completa aqui>

Ciclo de cinema “O IDEÁRIO DE BOCAGE NA SUA ÉPOCA E NA CONTEMPORANEIDADE"
Marque já na sua agenda! Estão todos(as) convidados(as) para o primeiro filme do ciclo de cinema “O IDEÁRIO DE BOCAGE NA SUA ÉPOCA E NA CONTEMPORANEIDADE"

BOCAGE E A MAÇONARIA
O Programa Cultural “BOCAGE O POETA DA LIBERDADE. A Construção da Memória nos 150 anos do monumento a Bocage”, realizou no dia 8 de outubro de 2021, no MAEDS em Setúbal a Conferência “BOCAGE E A MAÇONARIA” por Jorge Morais.
A Drª Joaquina Soares, diretora do MAEDS, abriu a sessão, dando as boas vindas ao orador e aos presentes, que encheram por completo a sala do rés-do-chão do Museu.
Seguiu-se a apresentação do palestrante Jorge Morais e da sua obra pelo Dr. António Chitas
Jorge Morais centrou a sua conferência no período em que se supõe Bocage ter integrado a loja maçónica Fortaleza.
No final efetuou-se um debate bem vivo, com a intervenção de diversas pessoas presentes, questionando o palestrante sobre a participação de Bocage na Maçonaria e outros aspetos relacionados com a Maçonaria em geral.
Nota retirada do site Arrabida Legend: https://arrabidalegend.pt/



CONVITE Conferência | 8 Outubro | 21h30
Estão todos(as) convidados(as) para a próxima conferência "BOCAGE E A MAÇONARIA" proferida por Jorge Morais. Para mais informações consulte:

Jornadas Europeias do Património 2021 | 24 Setembro a 2 Outubro

BOCAGE E O PATRIMÓNIO IMATERIAL DE SETÚBAL
No momento em que se assinalam as Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema Património Inclusivo e Diversificado, o MAEDS abre as portas ao público com uma nova exposição temporária dedicada à figura do poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage “BOCAGE VISTO PELA COMUNIDADE EDUCATIVA DE SETÚBAL”.
Nesta exposição são apresentados diversos trabalhos elaborados pelos alunos de escolas de Setúbal, de diversas faixas etárias, assim como projectos pedagógicos elaborados pelos professores da Região.
Visita Guiada | 9 Outubro | Museu do Aljube

Visita guiada ao Museu do Aljuje - Resistência e Liberdade e Antiga Cadeia do Limoeiro.
Programa:
14h00 - Saída do MAEDS (Av. Luisa Todi, 162, Setúbal)
15h00 - Visita ao Museu do Aljube - Resistência e Liberdade
16h30 - Visita à antiga cadeia do Limoeiro
18h00 - Regresso a Setúbal
Actividade gratuita mas sujeita a marcação. Número de participantes limitado.
CONVITE Inauguração | 18 Setembro | 18h00

Recordamos que amanhã, pelas 18h00, no MAEDS, inauguramos a exposição “BOCAGE VISTO PELA COMUNIDADE EDUCATIVA DE SETÚBAL”, integrada no programa cultural “Bocage o Poeta da Liberdade. A construção da memória nos 150 anos do monumento a Bocage”.
Conferência | 10 Setembro


Este programa cultural iniciou-se com a conferência "A ÉPOCA DE BOCAGE - RESISTÊNCIAS E MUDANÇAS NO OCASO DO ANTIGO REGIME", no dia 10 de Setembro, e irá decorrer até ao dia 12 de Fevereiro com eventos diversificados alusivos à efeméride
CONVITE Conferência | 10 Setembro | 21h30

Contamos com a sua participação na 1ª conferência do Programa Cultural “BOCAGE O POETA DA LIBERDADE. A Construção da Memória nos 150 anos do monumento a Bocage”.
Entrada Livre, sujeita à lotação do espaço.
PROGRAMA CULTURAL "BOCAGE O POETA DA LIBERDADE. A Construção da Memória nos 150 anos do monumento a Bocage"

Já pode consultar a programação do ciclo de eventos que irão decorrer de Setembro 2021 a Fevereiro 2022 aqui>
Lisboa Romana, património arqueológico disponível agora em app
Pode agora navegar pelo território do município Romano de Olisipo (Lisboa), onde a fortificação de Chibanes, estudada e conservada pelo MAEDS se encontra representada. Promovido pelo grupo da REDE Metropolitana do projecto Lisboa Romana da qual o MAEDS faz parte.
www.lisboaromana.pt
Para mais informações veja o artigo da National Geographic aqui>
Jornadas de Cardona
O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal estará presente no congresso “La sal em la prehistoria reciente de la Península Ibérica. Jornadas de Cardona” com a conferência “Exploração pré-histórica de sal na costa sudoeste da Península Ibérica. Uma visão geral” apresentada pela Profª Doutora Joaquina Soares.
Para mais informações pode consultar o site: https://sites.google.com/ireccardona.cat/cardona2021/p%C3%A1gina-principal
Ateliers de Verão 2021
Como vem sendo habitual, o MAEDS realizou durante o mês de Julho que agora finda um conjunto de ateliers lúdico-pedagógicos, dos quais postamos algumas imagens.
Voto de boas férias para todos os participantes.
"EMBODYING THE LANDSCAPE"
Últimos dias para ver na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo a exposição “Embodying the Landscape”, da fotógrafa Rosa Nunes.
Iniciativa conjunta do MAEDS/AMRS e da Galeria/Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, que pretende abrir um ciclo de colaboração entre as duas entidades para incentivo e divulgação de trabalhos de arte contemporânea.
Na inauguração estiveram presentes além da artista, o vereador da Cultura de Montemor-o-Novo, Dr. Gil Pegado Porto, a directora do MAEDS e curadora da exposição, Doutora Joaquina Soares, a Doutora Regina Marques do Movimento Democrático de Mulheres que deu o seu apoio à divulgação da presente mostra. A montagem da exposição só foi possível graças à estreita colaboração entre a equipa do MAEDS e Dr. Nuno Lemos, responsável pela Galeria Municipal e contou com animação poética realizada por Dr. António Marrachinho Soares.
A exposição vai estar patente até ao dia 30 de Julho (sexta-feira), das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.
Ver mais>
MUSA. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, vol. 3
Já se encontram disponíveis para consulta todos os artigos da revista Musa – museus, arqueologia & outros patrimónios, vol.3.
Pode consultar todos os artigos aqui>
MUSA. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, vol. 4
Está disponível o volume 4, já esgotado, da revista "MUSA. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios".
Pode consultar todos os artigos aqui>
VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS
24 julho/ 11h30/ MAEDS
BADIA. Com a artista Jacira da Conceição
Na situação pandémica em que nos encontramos torna-se necessário reservar o seu lugar, pode fazê-lo através dos seguintes contactos:
maeds@amrs.pt / 939553004/ 265239365
As reservas estão sujeitas à lotação do espaço.
VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS
17 julho/ 11h30/ MAEDS
AS CIDADES IMPOSSÍVEIS. Com o pintor José Taklyn
Na situação pandémica em que nos encontramos torna-se necessário reservar o seu lugar, pode fazê-lo através dos seguintes contactos:
maeds@amrs.pt / 939553004/ 265239365
As reservas estão sujeitas à lotação do espaço.
Exposição "embodying the landscape", de Rosa Nunes
16 Julho/ 18h30/ Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. Contamos com a sua presença!
VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS
Atenção à próxima visita guiada “IMAGINAR CAETOBRIGA” com Zé Minderico.
10 Julho/11h00/ MAEDS
Na situação pandémica em que nos encontramos torna-se necessário reservar o seu lugar, pode fazê-lo através dos seguintes contactos:
maeds@amrs.pt / 939553004/ 265239365
As reservas estão sujeitas à lotação do espaço.
ATELIERS DE VERÃO 2021
13 A 16 DE JULHO
ESCULTURAS À SOLTA NO MUSEU
Partindo de uma visita à exposição de escultura de Jacira da Conceição iremos explorar a dimensão artística através de actividades escultóricas como montagem e modelação, trabalhando no desenvolvimento de volumes tridimensionais e suas possibilidades construtivas.
Formas e seres do ambiente natural, urbano e do mundo imaginário serão representados por meio da linguagem da escultura.
20 A 23 DE JULHO
DAR ASAS À IMAGINAÇÃO
Tendo como ponto de partida a exposição "Imaginar é Preciso" iremos conhecer o trabalho de Joana Latka, José Taklyn e Zé Minderico.
Os participantes serão desafiados a realizar trabalhos de desenho, pintura, colagem, fotografia e monotipias. Haverá ainda espaço para realizar uma exposição com os trabalhos realizados durante o atelier.
27 A 30 JULHO
LIXO VELHO, VIDA NOVA...
Este atelier oferece uma variedade de actividades criativas que tem como objectivo envolver os participantes na reutilização de materiais do uso quotidiano que acabariam no lixo.
Haverá ainda tempo para criar histórias, personagens e jogos que valorizem a importância da preservação do meio ambiente.
Para participar preencha a ficha de inscrição, descarregue aqui>
Público-alvo: dos 7 aos 13 anos
Duração de cada atelier: 4 dias
Horário: 10H00-12H00
Número máximo de participantes: 8
Valor: 12€ por semana (4 dias)
Lançamento da monografia "O sítio arqueológico da Gaspeia e a neolitização do território de Alvalade - Sado"
No passado Sábado, dia 19 de Julho, foi apresentada a publicação sobre "O sítio arqueológico da Gaspeia e a neolitização do território de Alvalade - Sado", incluída no vol. 19 da Setúbal Arqueológica. Este lançamento realizou-se no âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia e no decurso do Encontro “Amanhar a Terra. Arqueologia da Agricultura”, realizado em Palmela, por iniciativa da respectiva Câmara Municipal.
O volume foi apresentado pelo Prof. Catedrático João Luis Cardoso e a mesa contou com a presença do Presidente do Conselho Directivo da AMRS, Rui Garcia e ainda com um dos coordenadores do volume, Profª Doutora Joaquina Soares (clique aqui para ter acesso ao discurso dos agradecimentos).
Pode a partir de hoje consultar todo o volume online e gratuitamente através deste link: https://maeds.amrs.pt/setubalarqueologica19.html
Convite|Lançamento de "O sítio arqueológico da Gaspeia e a neolitização do território de Alvalade - Sado"
Dia 19 de Junho (Sábado), às 17h30, no Cine-teatro S. João (Palmela) será lançado "O sítio arqueológico da Gaspeia e a neolitização do território de Alvalade - Sado" (Setúbal Arqueológica, vol. 19). Apresentação por João Luís Cardoso, com a presença do Presidente do Conselho Directivo da AMRS, Rui Garcia e coordenação de Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares.
Contamos com a sua presença.
Evento integrado nas Jornadas Internacionais "Amanhar a Terra. Arqueologia da Agricultura". Número de participantes sujeito à lotação do espaço conforme regras definidas pela DGS.
Integrado na exposição “IMAGINAR CAETOBRIGA”, Zé Minderico iniciou uma caminhada pela via romana Emerita Augusta (Mérida)- Caetobriga (Setúbal), registando em desenho e outros suportes a aproximada experiência de tal percurso particularmente com o século I em mente. Não de modo formal, utilizando meios e costumes idênticos aos de então, mas sim físico, sensorial e espiritual, este caminho servirá para perceber a dureza das tarefas de outrora e a esperança de ver essa experiência reflectida na ponta do lápis de ilustrações futuras.
Quem quiser acompanhar esta experiência pode seguir o Zé Minderico através da seguinte página de instagram: @img_caetobriga
VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS
Convite | Imaginar é preciso...
Workshops para crianças e jovens | 18 Maio
Dia Internacional dos Museus no MAEDS
Jacira da Conceição | Badia
Saiba mais sobre a exposição "Jacira da Conceição |Badia". Vídeo de Alberto Pereira.
Veja o video aqui>
Novo artigo disponível
Já pode consultar o artigo "The Late Mesolithic of the south-western coast of Portugal: The lithic industry of Vale Marim I in focus", dos investigadores Joaquina Soares, Niccolò Mazzucco e Carlos Tavares da Silva aqui>
Noticia sobre a nova exposição temporária do MAEDS
Pode ver aqui a reportagem da exposição "Jacira da Conceição | Badia" realizada por Inês Antunes Malta de "O Setubalense".
Aproveitamos para renovar o convite para visitar esta excelente exposição.
Clique aqui para ler a noticia completa>
CONVITE
Nova exposição temporária no MAEDS: Jacira da Conceição | BADIA. 24 Abril | 11h00. Com a participação do grupo BATUKO Ramedi Terra. Contamos com a sua presença!
Última hora
Novo artigo disponível
Já pode consultar o artigo "Searching for the Turning Point to Bronze Age Societies in Southern Portugal: Topics For A Debate" de Joaquina Soares do Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS.
Pode fazer o download de todo o volume aqui>
Próximas conferências científicas sobre informação genética do gado bovino na Época Romana, com inclusão de amostras do Castro de Chibanes (Palmela)
O Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS dá a sua contribuição a duas conferências cientificas a realizar em 2021: 8th meeting of the ICAZ Archaeozoology, Genetics, Proteomics and Morphometrics (AGPM) Working Group e Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto.
Pode consultar mais informação sobre o tema aqui>
10º bloco de questões | Concurso “Conhecer o Património de Setúbal
Envie a sua resposta ao 10º bloco de questões para: maeds@amrs.pt
Sugestão de leituras:
Claro, R. P. (1957) – Setúbal no século XVIII. As informações paroquiais de 1758. Setúbal: Tipografia Rápida.
Coelho-Soares, A. (2005/07) – Para o inventário do património azulejar de Setúbal: “registos” de azulejos setecentistas em edifícios civis. Musa. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, 2, p. 133-148.
Duarte, S.; Soares, J.; Tavares da Silva, C. (2014) – Intervenção arqueológica na Rua Álvaro Castelões nºs. 38 e 40 (Setúbal) e sismo de 1755. Setúbal Arqueológica, 15, p. 341-372.
Soares, J.; Duarte, S.; Tavares da Silva, C. (2018) - Arqueologia urbana e o sismo de 1755. O contexto da Av. Luísa Todi 170-178, Setúbal. Musa. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, 5, p. 79-100.
Dinâmicas Museológicas 2020
O MAEDS disponibiliza as dinâmicas museológicas de 2020.
Aqui poderá consultar as actividades desenvolvidas pelo museu nesse ano.
Clique aqui para fazer download>
Património construído de Setúbal. Época dos descobrimentos
Divulgamos hoje o catálogo (esgotado) de mais uma exposição realizada pelo MAEDS, em 1983, dedicada ao património construído de Setúbal.
Pode fazer o download aqui>
Casas e Ruas na História de Setúbal
Catálogo de uma das mais antigas exposições temporárias do MAEDS (1977), dedicada ao património cultural de Setúbal.
Chamada de atenção, sem antecedentes no âmbito local, para o património construído existente na cidade.
Pode fazer o download aqui>

Jornadas de Cardona
O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal estará presente no congresso “La sal em la prehistoria reciente de la Península Ibérica. Jornadas de Cardona” com a conferência “Exploração pré-histórica de sal na costa sudoeste da Península Ibérica. Uma visão geral” apresentada pela Profª Doutora Joaquina Soares. Para mais informações pode consultar o site: https://sites.google.com/ireccardona.cat/cardona2021/p%C3%A1gina-principal

Ateliers de Verão 2021
Como vem sendo habitual, o MAEDS realizou durante o mês de Julho que agora finda um conjunto de ateliers lúdico-pedagógicos, dos quais postamos algumas imagens. Voto de boas férias para todos os participantes.



"EMBODYING THE LANDSCAPE"
Últimos dias para ver na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo a exposição “Embodying the Landscape”, da fotógrafa Rosa Nunes.
Iniciativa conjunta do MAEDS/AMRS e da Galeria/Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, que pretende abrir um ciclo de colaboração entre as duas entidades para incentivo e divulgação de trabalhos de arte contemporânea.
Na inauguração estiveram presentes além da artista, o vereador da Cultura de Montemor-o-Novo, Dr. Gil Pegado Porto, a directora do MAEDS e curadora da exposição, Doutora Joaquina Soares, a Doutora Regina Marques do Movimento Democrático de Mulheres que deu o seu apoio à divulgação da presente mostra. A montagem da exposição só foi possível graças à estreita colaboração entre a equipa do MAEDS e Dr. Nuno Lemos, responsável pela Galeria Municipal e contou com animação poética realizada por Dr. António Marrachinho Soares.
A exposição vai estar patente até ao dia 30 de Julho (sexta-feira), das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.

Ver mais>
MUSA. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, vol. 3

Já se encontram disponíveis para consulta todos os artigos da revista Musa – museus, arqueologia & outros patrimónios, vol.3.
Pode consultar todos os artigos aqui>
MUSA. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, vol. 4

Está disponível o volume 4, já esgotado, da revista "MUSA. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios".
Pode consultar todos os artigos aqui>
VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS
24 julho/ 11h30/ MAEDS
BADIA. Com a artista Jacira da Conceição
Na situação pandémica em que nos encontramos torna-se necessário reservar o seu lugar, pode fazê-lo através dos seguintes contactos:
maeds@amrs.pt / 939553004/ 265239365
As reservas estão sujeitas à lotação do espaço.

VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS
17 julho/ 11h30/ MAEDS
AS CIDADES IMPOSSÍVEIS. Com o pintor José Taklyn
Na situação pandémica em que nos encontramos torna-se necessário reservar o seu lugar, pode fazê-lo através dos seguintes contactos:
maeds@amrs.pt / 939553004/ 265239365
As reservas estão sujeitas à lotação do espaço.

Exposição "embodying the landscape", de Rosa Nunes

16 Julho/ 18h30/ Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. Contamos com a sua presença!
VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS
Atenção à próxima visita guiada “IMAGINAR CAETOBRIGA” com Zé Minderico.
10 Julho/11h00/ MAEDS
Na situação pandémica em que nos encontramos torna-se necessário reservar o seu lugar, pode fazê-lo através dos seguintes contactos:
maeds@amrs.pt / 939553004/ 265239365
As reservas estão sujeitas à lotação do espaço.

ATELIERS DE VERÃO 2021

13 A 16 DE JULHO
ESCULTURAS À SOLTA NO MUSEU
Partindo de uma visita à exposição de escultura de Jacira da Conceição iremos explorar a dimensão artística através de actividades escultóricas como montagem e modelação, trabalhando no desenvolvimento de volumes tridimensionais e suas possibilidades construtivas. Formas e seres do ambiente natural, urbano e do mundo imaginário serão representados por meio da linguagem da escultura.
20 A 23 DE JULHO
DAR ASAS À IMAGINAÇÃO
Tendo como ponto de partida a exposição "Imaginar é Preciso" iremos conhecer o trabalho de Joana Latka, José Taklyn e Zé Minderico. Os participantes serão desafiados a realizar trabalhos de desenho, pintura, colagem, fotografia e monotipias. Haverá ainda espaço para realizar uma exposição com os trabalhos realizados durante o atelier.
27 A 30 JULHO
LIXO VELHO, VIDA NOVA...
Este atelier oferece uma variedade de actividades criativas que tem como objectivo envolver os participantes na reutilização de materiais do uso quotidiano que acabariam no lixo. Haverá ainda tempo para criar histórias, personagens e jogos que valorizem a importância da preservação do meio ambiente.
Para participar preencha a ficha de inscrição, descarregue aqui>
Público-alvo: dos 7 aos 13 anos
Duração de cada atelier: 4 dias
Horário: 10H00-12H00
Número máximo de participantes: 8
Valor: 12€ por semana (4 dias)
Lançamento da monografia "O sítio arqueológico da Gaspeia e a neolitização do território de Alvalade - Sado"


No passado Sábado, dia 19 de Julho, foi apresentada a publicação sobre "O sítio arqueológico da Gaspeia e a neolitização do território de Alvalade - Sado", incluída no vol. 19 da Setúbal Arqueológica. Este lançamento realizou-se no âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia e no decurso do Encontro “Amanhar a Terra. Arqueologia da Agricultura”, realizado em Palmela, por iniciativa da respectiva Câmara Municipal.
O volume foi apresentado pelo Prof. Catedrático João Luis Cardoso e a mesa contou com a presença do Presidente do Conselho Directivo da AMRS, Rui Garcia e ainda com um dos coordenadores do volume, Profª Doutora Joaquina Soares (clique aqui para ter acesso ao discurso dos agradecimentos).
Pode a partir de hoje consultar todo o volume online e gratuitamente através deste link: https://maeds.amrs.pt/setubalarqueologica19.html
Convite|Lançamento de "O sítio arqueológico da Gaspeia e a neolitização do território de Alvalade - Sado"

Dia 19 de Junho (Sábado), às 17h30, no Cine-teatro S. João (Palmela) será lançado "O sítio arqueológico da Gaspeia e a neolitização do território de Alvalade - Sado" (Setúbal Arqueológica, vol. 19). Apresentação por João Luís Cardoso, com a presença do Presidente do Conselho Directivo da AMRS, Rui Garcia e coordenação de Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares.
Contamos com a sua presença.
Evento integrado nas Jornadas Internacionais "Amanhar a Terra. Arqueologia da Agricultura". Número de participantes sujeito à lotação do espaço conforme regras definidas pela DGS.

Integrado na exposição “IMAGINAR CAETOBRIGA”, Zé Minderico iniciou uma caminhada pela via romana Emerita Augusta (Mérida)- Caetobriga (Setúbal), registando em desenho e outros suportes a aproximada experiência de tal percurso particularmente com o século I em mente. Não de modo formal, utilizando meios e costumes idênticos aos de então, mas sim físico, sensorial e espiritual, este caminho servirá para perceber a dureza das tarefas de outrora e a esperança de ver essa experiência reflectida na ponta do lápis de ilustrações futuras.
Quem quiser acompanhar esta experiência pode seguir o Zé Minderico através da seguinte página de instagram: @img_caetobriga
VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS

Convite | Imaginar é preciso...

Workshops para crianças e jovens | 18 Maio

Dia Internacional dos Museus no MAEDS

Jacira da Conceição | Badia
Saiba mais sobre a exposição "Jacira da Conceição |Badia". Vídeo de Alberto Pereira.
Veja o video aqui>

Novo artigo disponível

Já pode consultar o artigo "The Late Mesolithic of the south-western coast of Portugal: The lithic industry of Vale Marim I in focus", dos investigadores Joaquina Soares, Niccolò Mazzucco e Carlos Tavares da Silva aqui>
Noticia sobre a nova exposição temporária do MAEDS
Pode ver aqui a reportagem da exposição "Jacira da Conceição | Badia" realizada por Inês Antunes Malta de "O Setubalense". Aproveitamos para renovar o convite para visitar esta excelente exposição.
Clique aqui para ler a noticia completa>

CONVITE
Nova exposição temporária no MAEDS: Jacira da Conceição | BADIA. 24 Abril | 11h00. Com a participação do grupo BATUKO Ramedi Terra. Contamos com a sua presença!

Última hora

Novo artigo disponível
Já pode consultar o artigo "Searching for the Turning Point to Bronze Age Societies in Southern Portugal: Topics For A Debate" de Joaquina Soares do Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS.
Pode fazer o download de todo o volume aqui>

Próximas conferências científicas sobre informação genética do gado bovino na Época Romana, com inclusão de amostras do Castro de Chibanes (Palmela)
O Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS dá a sua contribuição a duas conferências cientificas a realizar em 2021: 8th meeting of the ICAZ Archaeozoology, Genetics, Proteomics and Morphometrics (AGPM) Working Group e Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto.
Pode consultar mais informação sobre o tema aqui>

10º bloco de questões | Concurso “Conhecer o Património de Setúbal

Envie a sua resposta ao 10º bloco de questões para: maeds@amrs.pt
Sugestão de leituras:
Claro, R. P. (1957) – Setúbal no século XVIII. As informações paroquiais de 1758. Setúbal: Tipografia Rápida.
Coelho-Soares, A. (2005/07) – Para o inventário do património azulejar de Setúbal: “registos” de azulejos setecentistas em edifícios civis. Musa. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, 2, p. 133-148.
Duarte, S.; Soares, J.; Tavares da Silva, C. (2014) – Intervenção arqueológica na Rua Álvaro Castelões nºs. 38 e 40 (Setúbal) e sismo de 1755. Setúbal Arqueológica, 15, p. 341-372.
Soares, J.; Duarte, S.; Tavares da Silva, C. (2018) - Arqueologia urbana e o sismo de 1755. O contexto da Av. Luísa Todi 170-178, Setúbal. Musa. Museus, Arqueologia & Outros Patrimónios, 5, p. 79-100.
Dinâmicas Museológicas 2020
O MAEDS disponibiliza as dinâmicas museológicas de 2020. Aqui poderá consultar as actividades desenvolvidas pelo museu nesse ano.
Clique aqui para fazer download>

Património construído de Setúbal. Época dos descobrimentos
Divulgamos hoje o catálogo (esgotado) de mais uma exposição realizada pelo MAEDS, em 1983, dedicada ao património construído de Setúbal.

Pode fazer o download aqui>
Acha que conhece a história da cidade onde vive?

Consulte todos os blocos de questões aqui>
Dinâmicas Museológicas 2018
O MAEDS disponibiliza as dinâmicas museológicas de 2018. Aqui poderá consultar as actividades desenvolvidas pelo museu nesse ano.
Clique aqui para fazer download>

8 de Março de 2021. Dia Internacional da Mulher
Mais do que uma data é um desafio para reflectirmos sobre a desigualdade de género que continua a existir à escala global. A ONU elegeu oficialmente o Dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher, corolário de uma luta continuada das mulheres contra a segregação, a desvalorização e a opressão no trabalho, na rua e na família. Para o movimento de libertação da mulher contra o estatuto de inferioridade que lhe tem sido imposto, confluem muitas batalhas, muitas vidas que continuamente denunciaram a hipocrisia dos princípios da desigualdade de género e foram desconstruindo essa armadilha.
Às vezes imperceptível, porque habilmente escondido, o estigma da desigualdade de género, etária e étnica continua a estar presente no nosso retrato social e constitui uma estratégia de multiplicação das fronteiras de desigualdade pelo capital global para legitimar a extorsão de sobre-mais-valias ao trabalho feminino, infantil e imigrante.
A arqueologia e a antropologia cultural há muito demonstraram que a desigualdade de género não constitui uma fatalidade biológica, intrínseca a uma suposta “natureza humana”; pelo contrário, trata-se de uma construção social, datada, que se desenvolve sobretudo em sociedades fortemente hierarquizadas, proto-estatais e estatais, da Idade do Bronze, a partir de há cerca de 4000 anos.
O MAEDS dedica, habitualmente, o mês de Março às questões da Mulher. Encerrado ao público por força da pandemia, reabrirá com uma exposição de duas artistas plásticas: Susana Marques e Jacira da Conceição, em parceria com o MDM (Movimento Democrático de Mulheres). A propósito do tema, divulgamos aqui um vídeo sobre o trabalho de olaria no feminino, que se realiza em Cabo Verde e que faz parte do imaginário de Jacira da Conceição.

A arqueogenética é actualmente um domínio de ponta da investigação em arqueociências. Se pretender entrar no laboratório siga o primeiro vídeo, se pretender acompanhar uma narrativa, opte pelo segundo. Ambos se complementam. Boa viagem.


Setúbal Arqueológica online
Sabia que pode consultar todos os volumes da revista Setúbal Arqueológica gratuitamente e online?
Poderá fazê-lo aqui>

Preparação da exposição internacional no MNA - Museu Nacional de Arqueologia
Ídolos: Olhares milenares, no MNA - Museu Nacional de Arqueologia, na qual o MAEDS participa com um ídolo do seu acervo.
https://www.youtube.com/watch?v=txjUqKzzRX8&feature=youtu.be

Catálogos disponíveis online
Se ainda não teve oportunidade de visitar as exposições “Embodying the Landscape” de Rosa Nunes, “Olhos Fechados / Memórias Diárias” de Catherine Henke e “Pouca Terra...Pouca Terra. Que paisagens?” por Acácio Malhador, Alberto Pereira, Ana Férias, Ana Quintino, Augusto Júlio, Celestino Alves, Jorge Pé-Curto, José Cascada, Margarida Lourenço, Misé Pê, disponibilizamos agora os seus catálogos, com a esperança de reabrirmos brevemente e recebermos a sua visita presencial.
Pode encontrar os catálogos no site do MAEDS em http://maeds.amrs.pt/catalogos.html

Novo relatório disponível
Já pode consultar o relatório de acompanhamento arqueológico na Marina de Tróia e respectivas obras anexas do “TroiaResort” e novo cais dos ferries, dos arqueólogos Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva e Susana Duarte. Pode fazer o download aqui>
Novo artigo disponível

Novo estudo sobre CAETOBRIGA integrado no projecto "Preexistências de Setúbal" levado a efeito pelo MAEDS. Pode fazer o download aqui>
Pode agora navegar pelo território do município Romano de Olisipo (Lisboa), onde a fortificação de Chibanes, estudada e conservada pelo MAEDS se encontra representada. Promovido pelo grupo da REDE Metropolitana do projecto Lisboa Romana da qual o MAEDS faz parte.
www.lisboaromana.pt

Concurso “Conhecer o Património de Setúbal

Consulte o regulamento do concurso aqui>


Noticia sobre as últimas exposições temporárias do MAEDS
Pode ler aqui a noticia publicada em "O Setubalense | Diário Regional de Setúbal" sobre a abertura das novas exposições temporárias no MAEDS.

Novas exposições temporárias
Sábado, 28 de Novembro, 11h00, no MAEDS... contamos com a sua presença!

Consulte o video da apresentação de Joaquina Soares (MAEDS) no EAA 2019, em Berna, no âmbito da sessão #196 Gender and other barriers: archaeological perspectives, coordenada por Joaquina Soares e Ana Catarina Sousa.

Jornadas Europeias do Património 2020
Próximo Sábado, 26 de Setembro, MAEDS... contamos com a sua presença!

"Exposições temporárias do MAEDS"
Veja a divulgação das exposições temporárias do MAEDS no programa "Folha de Sala", da RTP2, a partir do min. 2:55.

Novos artigos disponíveis
Dois textos já antigos mas actuais e pertinentes, retirados do baú, aqui ficam disponíveis para consulta e download.

Soares, J. (1996) - Na busca de um passado comum. O Neolítico e as origens do Megalitismo. Al-madan, II séries, 5, p. 37-45.
Soares, J. (1996) - Para uma reconstituição do processo de neolitização em Portugal. Ophiussa, 0, p. 39-50.
"embodying the landscape"
Saiba mais sobre a exposição "embodying the landscape", de Rosa Nunes. Video de Alberto Pereira.

"No Coração do Teatro"
Saiba mais sobre a exposição "No Coração do Teatro", com pintura de Nuno David e brinquedos e marionetas da colecção de Hélder Esdras. Video de Alberto Pereira.

Noticia sobre as últimas exposições temporárias do MAEDS
Não perca a excelente reportagem da jornalista Inês Antunes Malta publicada em "O Setubalense | Diário Regional de Setúbal", de 29 de Julho de 2020.

Abertura das novas exposições temporárias no MAEDS
No dia 25 de Julho abriram duas novas exposições temporárias no MAEDS: "Embodying the landscape", por Rosa Nunes e "No coração do teatro", com pinturas de Nuno David e brinquedos e marionetas da colecção de Hélder Esdras. Estas exposições ficam patentes até ao dia 24 de Outubro de 2020. A entrada é livre, no horário habitual do MAEDS.

Foto de Alex Gandum.

Foto de Ana Férias.

Foto de Alex Gandum.

Foto de Ana Férias.

Foto de Alex Gandum.

Foto de Alex Gandum.

Foto de Ana Férias.

Foto de Alex Gandum.

Foto de Alex Gandum.
Convite | Abertura - Novas exposições temporárias no MAEDS

VISITA VIRTUAl AO PATRIMÓNIO DA ARRABIDA
O MAEDS no âmbito das parcerias que desenvolve com as Escolas da Região, divulga os dois últimos trabalhos de estágio sobre o património cultural, desenvolvidos em grande parte durante o período de confinamento da pandemia, por David Lopes e João Lavrador, alunos da Escola Secundária D. João II.



ROTEIRO GRÁFICO | CRIANÇAS DE 6-7 ANOS DE IDADE
Proporcione às suas crianças uma visita diferente ao MAEDS, em segurança, deixando-as surpreender-se com a cultura material exposta e inquirir sobre o que lhes causar estranheza, curiosidade, emoção… Esses momentos de questionamento são as estações de comunicação e de expressão gráfica de um percurso feito à medida dos interesses dos pequenos visitantes. Alice e Gabriela, ambas com 6 anos e do mesmo agregado familiar, fizeram a visita em conjunto e quiseram partilhar alguns dos desenhos dessa viagem.





Reabertura do MAEDS
Na reabertura do MAEDS os amigos do museu Mafalda Pires da Silva e Dr. António Marrachinho Soares, usando uma particular máscara com o desenho de estela da Idade do Bronze que integra o acervo do MAEDS.

Dr. António Marrachinho Soares acompanhado por Eva Silveira, funcionária do museu.

Mafalda Pires da Silva revisitando a exposição de fotografia de Renato Monteiro.
Reabertura MAEDS

Dentro do horário habitual, o MAEDS reabre as portas ao público, com as necessárias medidas de segurança que todos temos de seguir para bem da saúde pública.
Se ainda não conhece o museu, venha descobrir as origens e evolução humana no território do distrito de Setúbal.
Se frequenta habitualmente o museu, venha visitar a exposição temporária “Festas de Nossa Senhora de Tróia” com visionamento de um vídeo de Renato Monteiro.
Esta exposição será encerrada no final de Junho.
Esperamos por si.
Peça da Semana

PENDENTE DE XISTO GRAVADO
DO PERÍODO ROMANO-REPUBLICANO DE CHIBANES
Deixámos para o final da rubrica Peça da Semana, que agora termina com a abertura do MAEDS no próximo dia 2 de Junho, um objecto não estandardizado, de cunho muito pessoal e execução naif cuja real decifração ficará talvez para sempre no domínio das hipóteses, face à impossibilidade de aceder aos códigos de representação gráfica de um presumível legionário, provavelmente hispano, que estacionou em caserna do fortim romano-republicano de Chibanes, mais propriamente no Compartimento T16, algures entre 110 e 72 a. C. (C.3B). Abandonado ou perdido, este pendente havia sido gravado com estilete ou punção metálico de ponta romba em ambas as faces de pequeno seixo rolado com perfuração bicónica destinada à sua suspensão. No anverso existe a representação de um feixe de elementos que irradiam de um ponto central o qual, em termos gerais, nos sugere padrão iconográfico de escudo romano. No reverso parece existir a representação, muito esquemática, de pequena embarcação de vela latina. Em ambas as composições parecem ter sido incluídos como elementos decorativos (?) caracteres de línguas paleo-hispânicas, ainda em estudo pelo Prof. José António Corrêa da Universidade de Sevilha. Mas que caminhos terá percorrido este legionário antes de chegar a Chibanes? Foi então necessário atender à natureza petrográfica do suporte. O Prof. Paulo Emanuel Fonseca, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, admitiu tratar-se de um xisto grafitoso da formação do Paraíso da zona de Aljustrel, antiga Vipasca. Um percurso de Vipasca a Chibanes passando por Salacia adquire verosimilhança. A biografia dos objectos contém a biografia dos seus fazedores para lá da ambiguidade dos símbolos.
ENGRAVED SCHIST PENDANT OF CHIBANES
ROMAN-REPUBLICAN PERIOD
For this weeks museum “Piece of the week” rubric, which now ends with the opening of MAEDS on the next 2nd of June, we bring you a non-standard object, with a very personal mark and a naïf style execution whose real interpretation may always stay in the domain of the hypothesis, due to the impossibility of accessing the codes of graphic representation of a presumed legionary, probably Hispanic, who was established at the Roman republican fortified camp of Chibanes. This finding was collected in the residential area of the military camp, more specifically in the T16 compartment, which layer 3B had been dated between 110 and 72 BC. Abandoned or lost, this pendant was engraved with a blunt tip stylus or metal punch at the two faces of this small pebble with a biconic perforation intended for its suspension. At the obverse there is a representation of a set of elements that radiate from a central point that suggests an iconographic pattern of the Roman shield. On the other side (reverse) there seems to be a very schematic representation of a Roman sailing vessel. In both compositions, paleo-hispanic characters seem to have been introduced, probably with a purely decorative character, although they are being studied by Prof. José António Correa from the University of Seville. But what paths did this legionary take before arriving in Chibanes? It was then necessary to take in account the petrographic nature of the support. Prof. Paulo Emanuel Fonseca, from the Faculty of Sciences of the University of Lisbon, admitted that this was a graphite schist from the Paraíso geological formation in the Aljustrel area, near to the formerly Vipasca roman mines. A journey from Vipasca to Chibanes passing through Salacia acquires verisimilitude. The biography of objects contains the biography of their creators beyond the ambiguity of its symbols.
J.S.
Bibliografia/bibliography
Soares, J.; Tavares da Silva, C.; Duarte, S.; Pereira, T. R.; Sorìa, V. (2019) - Aspectos da presença militar romano-republicana no Castro de Chibanes (Palmela). Revista Portuguesa de Arqueologia, 22, p. 70-93.
Tavares da Silva, C.; Soares, J.; Duarte, S.; Pereira, T. R.; Coelho-Soares, A.; Sorìa, V. (2019) - Castro de Chibanes (Palmela). Trabalhos arqueológicos de 2012 a 2017. In J. Soares, I. V. Pinto, C. Tavares da Silva (coord.), Do Paleolítico ao Período Romano Republicano. Actas do IX Encontro do Sudoeste Peninsular (Setúbal Arqueológica, 18), p. 215-246.
Peça da Semana

Vasos funerários da Idade do Bronze médio
Meados do 2º milénio BC
Necrópoles de cistas da região de Sines
Os recipientes cerâmicos representados foram encontrados nas escavações arqueológicas de necrópoles de cistas da região de Sines. As peças de colo estrangulado imitam modelos metálicos e acompanhavam os mortos de elevado estatuto social, depositados em decúbito lateral e posição flectida dentro de caixas pétreas, onde a terra supostamente não entraria, protegidas por tumulus e agregadas em cemitérios. Estes recipientes integram-se na chamada Cultura do Bronze do Sudoeste que se desenvolveu no Sul de Portugal, na Andaluzia e Extremadura espanhola. Aqueles contentores funerários são datados de meados e terceiro quartel do 2º milénio BC (1500-1250 cal BC) e correspondem a uma fase de retoma do desenvolvimento demográfico, económico e social do Sudoeste da Península Ibérica, após a crise da Idade do Bronze antigo, em que esta região terá estado submetida a exploração pelo Estado de El Argar. Exploração que acabaria por cessar com o colapso daquele centro de poder e pela emergência das suas antigas periferias.
Funerary pottery of the Middle Bronze Age
Mid 2nd millennium BC
Cist necropolis of the Sines region
The ceramic containers represented were found in the archaeological excavations of several cist necropolis in the region of Sines. Ceramic forms with strangled neck imitate metallic models and accompanied the dead of high social status, deposited in lateral decubitus and flexed position in stone boxes, where the earth supposedly would not enter, protected by tumulus and aggregated in cemeteries. This pottery is dated to the mid and third quarter of the 2nd millennium BC (1500-1250 cal BC), and integrates the Southwest Bronze Age Culture, which encompassed the South of Portugal, Andalusia and Spanish Extremadura. The Southwest enters in a phase of economic and social recovery after the collapse of its strongest neighbor, the State of El Argar.
J.S.
Catálogos de exposições temporárias 2018

A exposição de arte contemporânea “Género e Outras Barreiras | Gender and Other Boundaries” foi dedicada ao Março Mulher 2018. O seu foco incidiu sobre duas questões cruciais da nossa actualidade:
- A incapacidade de entendermos o outro, de o apoiarmos no infortúnio, de lhe abrirmos uma porta...
A atitude xenófoba que grassa pelo Mundo Ocidental, dito civilizado, a perigosa deriva musculada e repressiva nas políticas dos países que encerram fronteiras contra a entrada de migrantes, que impedem mesmo qualquer auxílio a essa Humanidade em sofrimento que ontem fomos nós e no futuro não saberemos, é denunciada pela instalação de CARLOS NO, onde todos os nomes de um planeta uno e redondo estão irremediavelmente ligados, mesmo que os pequenos e grandes ditadores o recusem.
- Os preconceitos de género, que continuam a ensombrar as relações humanas e a promover a desigualdade social
Três artistas da área da fotografia, instalação e vídeo desmontam a falácia das fronteiras de género; os mecanismos de performatividade, como meio de persuasão da existência de uma barreira de género biologicamente imposta, são focados pela intervenção em suportes múltiplos de ROSA NUNES; o corpo e o inalienável direito do ser humano à construção do seu destino, na grande fotografia analógica de MARIA BOURBOU; a recusa da invisibilidade da mulher, que claramente ultrapassa os umbrais do lar, protagonizando acções contra a exclusão social, no caso vertente contra a gentrificação nos centros urbanos, por RITA BARROS.
Consulte o catálogo aqui>
Peça da Semana

TAÇA CAMPANIFORME TIPO PALMELA
Hipogeu 3 da necrópole da Quinta do Anjo
Final do Calcolítico/Idade do Bronze antigo. C. 2250 BC
A cerâmica decorada de estilo campaniforme é uma das mais expressivas materialidades do sistema económico de bens de prestígio que vigorou em quase toda a Europa, com enclaves no norte de África, entre 2600/2500 e 2200/1800 BC. Trata-se de um momento fulcral da nossa Pré-história, durante o qual colapsa a sociedade de base parental, de diferenciação horizontal, e emerge a sociedade verticalmente diferenciada, com apropriação de mais-valias comunitárias por elites guerreiras, detentoras do controlo da metalurgia do cobre arsenical e do ouro e de outros bens de prestígio. O seu estudo revela como a desigualdade de riqueza e poder se foi naturalizando até às situações extremas que caracterizam o mundo contemporâneo, sob uma ficcionada capa de meritocracia.
Bell Beaker bowl of Palmela style.
Hypogeum 3 of the necropolis of Quinta do Anjo
The Bell Beaker pottery is one of the most prominent materialities of the economic system of prestige goods, which spread almost all over the European Continent and also in some areas of North Africa, at the late Chalcolithic and early Bronze Age (2600-1800 BC). The study of the changing mechanisms of this moment of our Prehistory can provide information to understand how the huge differences in wealth and power ruling the contemporaneous world can be tolerated by present-day society.
J.S.
Peça da Semana

VASO DE CERÂMICA IMPRESSA DO NEOLÍTICO ANTIGO (2º quartel do VI milénio BC). VALE PINCEL I (SINES)
Este é o recipiente cerâmico mais antigo encontrado no actual território português. Proveio de uma lareira da macro-aldeia neolítica de Vale Pincel I (Sines), debruçada sobre o Atlântico, e datada por radiocarbono a partir de amostra de carvão de vida curta: Beta-164664 - 6740±40 BP (5720‐5569 cal BC, a 2 sigma). De corpo ovóide e base plana, provido de 2 pegas mamilares perfuradas, apresenta pasta muito grosseira e decoração impressa a punção de extremidade romba, sugerindo sementes de cereal. A acidez do solo não permitiu a conservação de provas directas da agricultura. Porém, o estudo traceológico da utensilagem em sílex comprovou a existência de característicos elementos de foice com lustre de cereal. Escavações dirigidas por Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares.
Pre-Cardial pottery with impressed and plastic decoration from the earliest Neolithic Portuguese macro-village located at Vale Pincel I (Sines), facing the Atlantic shore. The fireplace where the recipient was found has been dated by radiocarbon in the 2nd quarter of the VI millennium cal BC. Because of the acidity of the sediments, organic materials were scarcely preserved. However the microscopic analysis of the use-wear traces on flint bladelets revealed many lithic tools used for the harvesting of crops. The archaeological excavations were carried under the direction of Carlos Tavares da Silva and Joaquina Soares.
J.S.
Bibliografia/bibliography
Tavares da Silva, C.; Soares, J. (2015) - Neolitização da costa sudoeste portuguesa. A cronologia de Vale Pincel I. Actas do 5º Congresso do Neolítico Peninsular. Lisboa: Uniarq, p. 645-659.
Soares, J.; Mazzucco, N.; Clemente-Conte, I. (2016) - The first farming communities in the Southwest European Coast: A traceological approach to the lithic assemblage of Vale Pincel I. Journal of Antropological Archaeology, 41, p. 246-262.
Disponível online SETÚBAL ARQUEOLÓGICA, vol. VI-VII

Já se encontra disponivel para download a revista "Setúbal Arqueológica", vol. VI-VII.
Pode consultar aqui>
Peça da Semana

Garrafaria e Sismo de 1755
Recuperadas durante as excavações arqueológicas realizadas pelo MAEDS em uma casa nobre da Av. Luisa Todi em Setúbal, as garrafas de vidro, muito provavelmente produzidas na Real Fábrica de Coina, poderão ter sido destinadas a conter “Água de Inglaterra”, água de quina muito utilizada nesse período, pelas suas qualidades medicinais.
Estes exemplares e um conjunto notável de outros objectos foram encontrados no silo da residência, sob os derrubes de paredes do imóvel colapsadas por efeito do sismo de 1755, o qual causou em Setúbal elevados danos, só comparáveis aos de Lisboa. O imóvel afectado foi rapidamente reconstruído, havendo documento de 1762 que regista como seu proprietário o cônsul inglês Adolfo Pesch.
Glass bottles and the 1755 earthquake
Set of glass bottles recovered in the excavations of an aristocratic house located on Avenida Luísa Todi (Setúbal) under the Museum initiative. These bottles most likely produced at the Coina Royal Factory may have been destined to contain “England water”, a tonic water with quinine composition that was widely used in that period, for its medicinal qualities.
These specimens and a remarkable set of other objects were found in the storage pit of the residence, under the walls of the property collapsed due to the 1755 earthquake, which caused high damage in Setúbal, only comparable to those in Lisbon. The affected property was quickly rebuilt, and we know from a 1762 document that records the English consul Adolfo Pesch as its owner.
J.S.
Dinâmicas Museológicas 2019

O MAEDS disponibiliza um novo tema: DINÂMICAS MUSEOLÓGICAS. Começamos com o ano de 2019. Aqui poderá consultar as actividades desenvolvidas pelo museu.
Pode fazer o download aqui>
Catálogos de exposições temporárias 2019

As exposições temporárias de 2019 do MAEDS terminaram com "Let me tell you about...". Um exposição de arte contemporânea que contou com os artistas convidados: Ana Lima-Netto, Jaime Silva, Maria Gabriel e Rosa Nunes. Participaram ainda os artistas emergentes e alunos do Atelier Experimental 2018/19 da Sociedade Nacional de Belas Artes: Ana Costa Gomes, Ana Wever, Antonieta Martinho, António Ventura, Clara Nunes, Dália Rêgo, Eunice Lopes, Gilda Carmona, Helena Vantache, Ilda Felizardo, Isabel Ceia, Joaquim Silva Dias, Luísa Freitas, Manuela Ducla Soares, Nani Valente e Rosa Areias. A exposição foi organizada em parceria com a Sociedade Nacional de Belas Artes e a curadoria esteve a cargo de Joaquina Soares e Ana Lima-Netto.
O catálogo da exposição pode ser consultado aqui>
XIX UISPP CONGRESS - NEW DATES

Regrettably the XIXth UISPP Congress had to be postponed to September Thursday 2 nd to Tuesday 7th 2021 (Moulay Ismail University, Meknes, Morocco).
Please see here a letter from the general secretary of the XIX UISPP Congress.
Novo artigo disponível

Já pode consultar o artigo "Aspectos da presença militar romano-republicana no Castro de Chibanes (Palmela)", dos investigadores Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva, Susana Duarte, Teresa Rita Pereira e Vincenzo Soria.
Pode fazer o download aqui>
Catálogos de exposições temporárias 2019

Foi com a exposição temporária de arte contemporânea “Luz Água” que o MAEDS iniciou as suas celebrações do Março Mulher’19.
A exposição, organizada em parceria com a Galeria Diferença, contou com obras das artistas Ana Hatherly, Albertina Sousa, Irene Buarque, Marta Caldas e Raquel Melgue.
A mostra sob curadoria de Joaquina Soares e Irene Buarque esteve patente no MAEDS de 23 de março a 30 setembro de 2019.
Saiba mais através do seu catálogo aqui>
Peça da Semana

LUCERNA ROMANA-REPUBLICANA DE CHIBANES
Lucerna de tradição helenística (tipo G de Ricci/ Dressel 1B), com ampla cronologia (130-30 a. C) e distribuição. Foi encontrada em Chibanes em um contexto habitacional de c. 70-50 a. C. durante as escavações arqueológicas aí realizadas pelo MAEDS.
Trata-se de um artefacto indispensável à vida quotidiana, bem adaptado à tradicional iluminação a azeite mediterrânea. Se no ambiente doméstico fazia recuar as sombras, também na morte iluminaria o caminho oculto da grande viagem, integrando pois deposições funerárias.
Embora fabricadas em série, as lucernas romano-republicanas possuem em geral pasta bem depurada, e motivos decorativos geométricos no disco que realçam a elegância da forma, como se pode ver no exemplar de Chibanes, onde ainda se conservam vestígios do verniz negro que revestia as superfícies externas da peça.
ROMAN-REPUBLICAN LAMP FROM CHIBANES
Hellenistic tradition lamp (Ricci type G/ Dressel 1B), with wide diachrony (130-30 BC) and circulation. This lamp was found in a residential environment dated between c. 70-50 BC during the archaeological excavations held by this Museum (MAEDS) at Chibanes (Palmela).
It is a crucial artefact for everyday life, well adapted to traditional Mediterranean olive oil lighting. If in the domestic environment it made the shadows recede, in the afterlife it would enlight the hidden path of the great journey, and doing so is often found in funerary depositions.
Although manufactured on a large scale base, the Roman-Republican lamps generally have a well-purified clay and geometric decorative motifs on the disc that enhance the elegance of the shape, as can be seen in the Chibanes example, where traces of the original black gloss still cover the external surfaces of the lamp.
J.S.
Catálogos 2019 #2

Hoje relembramos a exposição “Memória e Esquecimento”, das artistas Margarida Lourenço e Rosa Nunes. A exposição esteve patente no MAEDS entre 16 de Fevereiro e 16 de Março de 2019.
Sob o tema “Tempo Suspenso”, as gravuras de Margarida Lourenço (mmargaridalourenco@gmail.com) recriam “a utopia do equilíbrio perfeito e persistente nas suas belíssimas paisagens, anulando qualquer erosão que a passagem do tempo pudesse engendrar.”
Rosa Nunes (https://rosanunesfotografia.weebly.com) faz-nos recuar no tempo através das suas fotografias intituladas de “Mega-artefactos”, mostrando-nos “a escorrência do tempo e do esquecimento sobre a ruína de um mega-artefacto.” (Joaquina Soares).
Consulte o desdobrável da exposição aqui>
Catálogos 2019

O MAEDS convida-a(o) a revisitar as exposições temporárias de 2019, disponibilizando online os seus catálogos.
Começamos com a exposição "Corona Borealis. Ticiano revisitado", de Eduardo Carqueijeiro e curadoria de Joaquina Soares, inaugurada a 29 de Setembro de 2018, e encerrada a 26 de Janeiro de 2019.
Excerto do texto de Joaquina Soares:
"[...] Eduardo Carqueijeiro constrói em cor e luz um mundo “total” onde a Memória não se perde, atravessa desvairados tempos, enriquece-se de formas e significados, de sentimentos e conhecimento. O artista entra no Labirinto e regressa a Ítaca, digo Museum by the River, guiado pelo código secreto de Ariadne, e embora possa não ser imediatamente perceptível, do novelo que traz consigo desprende-se um ténue fio que atravessa a exposição. Podemos ou não segui-lo. O presente e o futuro escrevem-se em muitas línguas.[...]".
Consulte o catálogo completo aqui>
Peça da Semana

ÍDOLO-PLACA DA LAPA DO BUGIO (SESIMBRA).
Neolítico Final
Os ídolo-placa, geralmente de xisto, mais raramente de grés ou calcário, surgiram no Neolítico final do Centro e Sul de Portugal, em ambientes, de um modo geral, funerários, há cerca de 5200-5000 anos e sobreviveram até aos inícios de Calcolítico, há cerca de 4800 anos. A sua conotação com a morte é evidente, tal como com o sexo feminino da entidade que representam.
A maioria dos exemplares conhecidos apresenta um carácter antropomórfico estilizado, cujo corpo se encontra “vestido” por estrutura têxtil de motivos geométricos diversificados; algumas peças mais evolucionadas possuem olhos solares. Excepcionalmente, a representação antropomórfica gravada nestas placas pétreas surge desnuda, com signos atribuídos ao sexo feminino. Na esmagadora maioria dos exemplares existe no topo um orifício que permitia a sua suspensão ao pescoço da(o) defunta(o).
Diversas interpretações têm sido propostas para estes ideoartefactos “icónicos” da Pré-história portuguesa, que não serão aqui debatidas.
O exemplar apresentado, proveniente de ossuário da Lapa do Bugio, do Neolítico final, e pertencente ao acervo do MAEDS, apresenta uma iconografia única. No interior do corpo da divindade feminina, encontra-se figurado o ídolo almeriense, muito divulgado em contextos coevos do Sudeste da Península Ibérica, manufacturado frequentemente em placa óssea. Podemos assim ler neste ídolo-placa uma alusão à maternidade, mas mais ainda, à interacção entre as costas atlântica e mediterrânea do sul da Ibéria e apreender uma narrativa que com 5000 anos nos indica ainda caminhos com futuro.
ENGRAVED SCHIST PLAQUE OF LAPA DO BUGIO (SESIMBRA)
Late Neolithic
The specimen presented here, from the late Neolithic, with about 5000 years, has a unique iconography. Inside the body of the female divinity is the Almerian idol, widely represented in Late Neolithic contexts of the Iberian Southeast. We can thus read in this artifact an allusion to motherhood, but even more so, to the interaction of the south of the Iberian Peninsula coast by coast, from the Atlantic to the Mediterranean. A history of 5000 years ago can, amazingly, indicate a future path.
Peça da Semana

CAPITEL DE COLUNA, DE ESTILO CORINTIZANTE, DO SÉCULO II d.C., DECORADO COM MOTIVOS VEGETALISTAS
Exemplar encontrado em Caetobriga, nas escavações da Rua Vasco Soveral, 8-12, da iniciativa do MAEDS, sob a direcção de Joaquina Soares, onde hoje se localiza um alojamento local propriedade da Engª Ana Saraiva Carvalho. De excelente execução, em calcário beje, possui 22cm de altura. As suas dimensões são compatíveis com um espaço privado, eventualmente o peristilo ou o triclinium da domus (“Casa dos Mosaicos”) parcialmente escavada na Rua António Joaquim Granjo.
As faces laterais do capitel encontram-se decoradas por quatro palmetas, uma em cada face. A organização é simétrica e com equilibrado jogo de claros-escuros. A decoração vegetalista, inspirada em ornamentos helenísticos, observa-se a partir dos séculos I e II d.C. Os exemplares mais antigos surgiram em Pompeia, geralmente em edifícios privados.
A decoração tem paralelos nos capitéis corintizantes de Cadafais (Alenquer), Casa dos Bicos (Lisboa) e Santarém, e embora possa ter sido produzida em oficina da região de Lisboa, que por hipótese abasteceria Felicitas Iulia Olisipo e território circundante, o capitel corintizante de Setúbal também pode ser relacionado com fluxos comerciais mais amplos, de oficinas provinciais do sul da Península Ibérica que por via marítima e fluvial ou por via terrestre (Olisipo - Caetobriga - Salacia - Ebora - Augusta Emerita) fizeram circular matérias-primas como mármore de Estremoz ou calcário de Sintra, presentes na província da Bética em cidades como Itálica e Baelo Claudia, entre outras. Pelas mesmas vias podem ter sido comercializados cartões e produtos manufacturados. O valor e apreço pelo capitel da Rua Vasco Soveral explicam que o seu proprietário o tenha mandado restaurar na parte quebrada de uma das folhas da coroa inferior, através de pequeno espigão metálico, parte integrante da biografia da peça.
COLUMN CAPITAL, CORINTHIAN STYLE, FROM THE 2nd CENTURY AD, DECORATED WITH FOLIAGE ORNAMENT
Capital found in Caetobriga (Setúbal), in the excavations of Rua Vasco Soveral 8-12, under the MAEDS initiative and Joaquina Soares direction, where today a local accommodation owned by C. Eng. Ana Saraiva Carvalho is located. With excellent execution, in beige-white limestone, it is 22cm high. Its dimensions are compatible with a private space, possibly the peristyle or the triclinium of a domus ("Casa dos Mosaicos") partially excavated on the surrounding area (Rua António Joaquim Granjo).
The lateral faces of the capital are decorated by four acanthus leaves, one on each side. The organization is symmetrical and with a balanced game of light-dark shadows. The vegetal decoration, inspired by Hellenistic ornaments, can be seen from the 1st until the 2nd century AD. The oldest specimens appeared in Pompeii, usually in private buildings.
The decoration find similarities in the Corinthian style capitals of Cadafais (Alenquer), Casa dos Bicos (Lisbon) and Santarém, and although it may have been produced in a workshop in the Lisbon region, which hypothetically would supply Felicitas Iulia Olisipo and the surrounding territory, the Corinthian style capital of Setúbal can also be related to wider commercial flows, from provincial workshops in the south of the Iberian Peninsula that by sea and river or by land (Olisipo - Caetobriga - Salacia - Ebora - Augusta Emerita) boosted the circulation of raw materials like Estremoz marble or Sintra limestone, that were found in the province of Baetica in cities such as Italica and Baelo Claudia, among others. Cards with models and manufactured products may have been sold along the same routes. The value and appreciation for the column capital of the Rua Vasco Soveral explain that its owner had it restored on the broken part of one of the acanthus leaves of the lower crown through a small metallic spike that shows an important part of the piece biography.
Bibliografia | Bibliography
Soares, J.; Fernandes, L.; Tavares da Silva, C.; Pereira, T.R.; Duarte, S.; Coelho-Soares, A. (2019) - Preexistências de Setúbal: intervenção arqueológica na Rua Vasco Soveral 8-12. Ophiussa, 3, p. 155-183.
Setúbal Arqueológica, vol. V

Mais uma publicação esgotada agora disponível no site do MAEDS. Pode consultar aqui>
Call for Papers

We have the pleasure to invite you to submit your abstract for the session #13A- “Meso-Neolithic Hunter-Gatherer Mobility Patterns”, of the next XIX Congress of the UISPP to be held in Meknes (Morocco) in September 1-6, 2020.
You can submit your abstracts until 30/04/2020 through the conference website: https://uispp2020.sciencesconf.org/
Please, forward this information to your colleagues who may be interested in participating.
You can download the session’s abstract here>
See the message from the president of the UISPP about the event and the COVID-19 situation here>
Video da exposição "Festas de Nossa Senhora de Tróia. Fotografia. Renato Monteiro"
Para quem não teve oportunidade de visitar a exposição "Festas de Nossa Senhora de Tróia. Fotografia. Renato Monteiro" partilhamos aqui um video com as imagens expostas.

Clique aqui>
Peça da Semana

Estela funerária de Ervidel II
Grande laje de xisto grauváquico com 1.75 m de altura, 0,59 m de largura e 0,23 m de espessura, decorada em uma das faces por elementos que permitem integrá-la no grupo das estelas extremenhas, do Sudoeste da Península Ibérica, pertencente ao final da Idade do Bronze. Foi encontrada em posição secundária, na necrópole de cistas da Herdade de Pomar, freguesia de Ervidel, concelho de Aljustrel. A face decorada foi previamente preparada por bujardagem. As gravuras foram realizadas sobre esse fundo, por picotagem indirecta; ocupam cerca de três quartos do comprimento total do suporte. A composição organiza-se em três níveis: − No centro, é figurado, com grande destaque, um escudo de chanfradura em V; − Na parte superior, salienta-se um personagem fálico, muito estilizado. Esse personagem ostenta na cintura uma espada de lâmina em língua de carpa e sobre a cabeça, uma lança. Sobre o ombro esquerdo surge a representação de uma pinça e à sua frente, a de uma fíbula de cotovelo. Rodeando-o, podem ainda ver-se representações de um cão, espelho e pente. Objectos de prestígio similares têm sido encontrados em outros contextos, como o monumento da Roça do Casal do Meio, no concelho de Sesimbra, datado radiometricamente de meados do século XI a finais do século IX BC; − No nível inferior da composição, surgem dois personagens (um deles fálico) em posição jacente, figurando mortos ou personagens subalternos relativamente à figura do guerreiro representado no registo superior. Este poderia corresponder a uma representação simbólica e heroicizada de um chefe local ou regional. A estela constitui um verdadeiro tratado de paleo-sociologia, ilustrando claramente o carácter estratificado das sociedades do Bronze final no Sudoeste da Península Ibérica.
Funerary stele of Ervidel II
The funerary stele of Ervidel II, on greywacke-schist, is 1.75m x 0.59m x 0.23m. The symbolic elements engraved on one of its faces, link this monumental artefact to the Extremadure group of the Southwestern Iberia grave stelae, dating back, from the Late Bronze Age. This stele has been found in a secondary position, in the necropolis of cistlike graves of Herdade de Pomar, Parish of Ervidel, Municipality of Aljustrel. The carved motives occupy almost three quarters of the total prepared area, and they are organized into three levels: − In the centre, there is a highlighted representation of a V-notched shield; − In the upper level, there is a phallic human figure, very stylized, probably representing a local chief surrounded by prestige items and weapons. That personage exhibits a sword of “língua de carpa” type at the waist. There is a spear above the head, and tweezers, above the left shoulder. At the front, there is a fibula. A dog, a mirror and a comb are lying below. Similar objects have been found in other contexts like the tomb of Roça do Casal do Meio, near Sesimbra, dated by radiocarbon from mid-11th century till the end of the 9th century BC. − In the lower level, we can see, in a defeated position, two clearly devaluated human figures in comparison to the powerful warrior, represented on the top. The stele of Ervidel II displays the power of a local or regional chief in a period in which social stratification emerged. Charismatic chiefs centralized the political power and became heroized leaders.
Bibliografia
Gomes, M. V. ; Monteiro, J. P. (1976-77) – As estelas decoradas da Herdade de Pomar (Ervidel-Beja). Estudo comparado. Setúbal Arqueológica, II-III, p. 281-351.
Tavares da Silva, C.; Soares, J. (2006) – Territórios da Pré-história em Portugal. Setúbal e Alentejo Litoral. Tomar: Centro de Pré-história do Instituto Politécnico de Tomar.
Vilaça, R.; Cunha, E. (2005) – A Roça do Casal do Meio (Calhariz, Sesimbra). Novos contributos. Al madan, IIªS, 13, p. 48-57.
Peça da Semana
Enquanto trocamos as voltas ao covid-19, ficando em casa... Conheça algumas das peças que o MAEDS seleccionou para si.

Estela epigrafada
I Idade do Ferro - Cerca do Curralão. Descoberta em 1979, a estela funerária procedente da Cerca do Curralão em Almodôvar, apresenta texto dextrorso embora disposto em boustrophedon, onde se reconhecem dezassete letras completas e oito incompletas, constituindo fórmula funerária, possivelmente formada por seis palavras. Estas corresponderão a nome próprio, etnónimo menor, patronímico, cognome ou gamonímico e a etnónimo maior, usado como origónomo.
Aquele último presente em 60% das estelas funerárias da I Idade do Ferro do Sudoeste Peninsular, indica povo, com origem minorasiática, mencionado por diversos autores da Antiguidade como habitando territórios do hoje Baixo Alentejo e Algarve.
O estudo das epígrafes referidas, permite concluir que a escrita dita do Sudoeste Peninsular é alfabética e expressa língua indo-europeia, que usou sete vogais e apresenta bom número de características fonéticas e gráficas, permitindo integrá-la na grande família das escritas e das línguas gregas arcaicas, com maior diversidade na Ásia Menor.
Mário Varela Gomes
The funerary stele from Cerca do Curralão in Almodôvar, discovered in 1979, displays dextrorse text although it is written boustrophedon. Seventeen fully formed letters and eight partly formed letters can be recognised.
They constitute a funerary formula, possibly made up of six words which would correspond to the name, minor ethnonym, patronym, cognomen or gamonymic and the major ethnonym, used as the native name.
The latter is present in 60% of the funerary stelae dating from the first Iron Age in the Peninsular Southwest. It indicates a people of Asia Minor origin who are mentioned by several authors from Antiquity as inhabiting the territories of what is today the Baixo Alentejo and Algarve.
The study of these epigraphs allows us to conclude that the writing termed Peninsula Southwestern is alphabetic, expresses an Indo- European language and used seven vowels. It displays a good number of phonetic and graphic characteristics, thereby allowing us to integrate it within the large family of archaic Greek writing systems and languages with the greatest diversity being found in Asia Minor.
Mário Varela Gomes
Disponível - Setúbal Arqueológica IV
Está disponível o volume IV, já esgotado, da revista "Setúbal Arqueológica". Pode consultar todos os artigos aqui>
Informamos que a partir de amanhã, dia 12 de Março, os eventos públicos do MAEDS ficarão cancelados e que os espaços expositivos serão encerrados. Aconselhamos que os contactos com este serviço se realizem através de e-mail, telefone e redes sociais. Oportunamente retomaremos as normais rotinas e actividades destinadas aos nossos públicos.
14 de Março | 16h30 | "Perspectivas em Diálogo"
21 de Março | 16h30 | "O Amor na Idade Média e na Idade Moderna"
Setúbal Arqueológica, vol. 18 | Do Paleolítico ao Período Romano Republicano. Actas do IX Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular
Encontra-se disponível para download o último volume da revista Setúbal Arqueológica.
Consulte todo o volume aqui>
IX Seminário de Turismo Lima de Freitas – 19.02.2020
Realizou-se no dia 19 de Fevereiro o IX Seminário de Turismo Lima de Freitas,
com cerca de 270 participantes. O património cultural em geral e o arqueológico em particular estiveram presentes no 3º painel.

IX Seminário de Turismo Lima de Freitas – 19.02.2020
O MAEDS vai estar representado no IX Seminário de Turismo Lima de Freitas, no dia 19.02.2020, com a participação da Doutora Joaquina Soares no Painel III sobre Turismo em Setúbal.
Consulte o programa completo aqui>
Reportagem sobre a sessão "Festividades populares de Tróia e as celebrações Dionísias"
Não perca a excelente reportagem da jornalista Inês Antunes Malta publicada em "O Setubalense | Diário Regional de Setúbal", de 11 de Fevereiro de 2020.
Consulte a notícia completa aqui>
“A Serra de Agostinho” | 21 de Fevereiro | 21h30 | MAEDS
Marque já na sua agenda...
Antestreia do filme “A Serra de Agostinho”, de Alberto Pereira, seguida de Palestra sobre Frei Agostinho da Cruz por Frei Hermínio Araújo, OFM, Guardião do Convento de Santo António de Varatojo, em Torres Vedras.
O filme evoca Frei Agostinho da Cruz, acompanhando-o numa revisitação à Serra da Arrábida, pelos lugares que calcorreou e viveu, desde que, em 1605, para lá rumou para viver como eremita.
No filme, Nuno David encarna a personagem de Frei Agostinho da Cruz, a declamação está a cargo de Dina Barco e João e o guião e a banda sonora são da autoria de Salvador Peres.
XIX Congress of the UISPP | CALL FOR PAPERS
Session ID 297965 - "Meso-Neolithic Hunter-Gatherer Mobility Patterns"
Pode submeter o seu abstract até 30/04/2020 através do website da conferência: https://uispp2020.sciencesconf.org/
Download do abstract da sessão aqui>
8 Fevereiro | 17h00 | no MAEDS
Reportagem da inauguração da exposição "Festas de Nossa Senhora da Tróia" de Renato Monteiro
Ver mais>
Novo artigo com a participação dos investigadores do CEA/MAEDS
Pode consultar aqui o abstract do artigo "Fish Resource Exploitation in the Southern Atlantic Coast of the Iberian Peninsula: A View From the Traceological Analysis of Flaked Stone Tools (Sixth-Fourth mill. cal BCE)">
Download do "Journal Pre-proof" do artigo aqui>
Session ID 297965 - "Meso-Neolithic Hunter-Gatherer Mobility Patterns"
Inauguração "FESTAS DE NOSSA SENHORA DA TRÓIA"

Reportagem de Inês Antunes Malta, no "O Setubalense | Diário Regional de Setúbal" sobre o último volume da "Setúbal Arqueológica"

Consulte a reportagem aqui>
CONVITE | 11 Janeiro | 16h00 | Casa da Cultura Setúbal
O Presidente do Conselho Directivo da AMRS, Rui Garcia, convida Vª Exa. para participar na apresentação da obra "Do Paleolítico ao Período Romano Republicano. Actas do IX Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular" (Setúbal Arqueológica, 18), cuja coordenação cientifica esteve a cargo de Joaquina Soares, Inês Vaz Pinto e Carlos Tavares da Silva. Apresentação por Ana Catarina Sousa (Profª na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).


Leonardo da Vinci, exímio desenhador, entre muitas outras extraordinárias facetas, deixou-nos escritos e desenhos com elevado pormenor onde explica a sua abordagem, a sua forma de observar e de representar. Tendo um espírito curioso e sedento de conhecimento, sendo um matemático, um cientista e um artista famoso, já na sua época, Leonardo da Vinci teve alunos e aprendizes que procuravam a sua orientação, daí o seu elevado número de anotações e escritos. Seguindo os seus desenhos-exemplos, acompanhando-os passo a passo, vamos desenhar (e desenhar...) apreendendo pela prática a sua técnica, conhecendo o seu pensar através dos seus ensinamentos escritos. Partindo da observação e dos ensinamentos do grande mestre, faremos os nossos desenhos apreendendo as proporções, composição, utilização da linha, do movimento, da luz e da sombra, do claroescuro. Para isso vamos utilizar diferentes materiais, com diferentes texturas e durezas, sendo o suporte papel ou cartão. Estes desenhos serão ainda fundamentais para estruturarmos e compreendermos melhor a pintura, a fotografia ou outras modalidades.
Estas sessões de desenho, para desenhar melhor, para observar melhor, estão estruturadas em 8 aulas durante 8 sábados, de 25 de janeiro a 28 de março. Datas jan:25/ fev:1,8,15/ mar:7,14,21,28 - das 14h às 17h30
Pode fazer o download do folheto aqui>
Novos artigos disponíveis
Já estão disponíveis para download os seguintes artigos:
- "Préhistoire du sel atlantique", por Serge Cassen, Germán Delibes de Castro e Joaquina Soares. Download aqui>
"Preexistências de Setúbal: intervenção arqueológica na Rua Vasco Soveral 8-12", por Joaquina Soares, Lídia Fernandes, Carlos Tavares da Silva, Teresa Rita Pereira, Susana Duarte e Antónia Coelho-Soares. Download aqui>
"Revisitando o espólio das escavações de A. I. Marques da Costa em Chibanes: os dados proto-hitóricos e romano-republicanos", por João Pimenta, Carlos Tavares da Silva, Joaquina Soares e Teresa Rita Pereira. Download aqui>
Calçada Romana do Viso e Estabelecimento de Salgas Romano do Creiro
Aproveite as férias natalicias para visitar com a família sítios de património da nossa Região: Calçada Romana do Viso e Estabelecimento de Salgas Romano do Creiro.


Mais informações sobre a Calçada Romana do Viso aqui>


Mais informações sobre o Estabelecimento de Salgas Romano do Creiro aqui>
Ciclo de conferências "Arqueologia em Construção 6" | 11 Dezembro | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

O MAEDS aconselha a participação no ciclo de conferências "Arqueologia em Construção 6".
Consulte o programa completo aqui>
Seminário "De Ilipa a Munda. Guerra y conflito en el sur de Hispania"

O MAEDS estará presente no seminário "De Ilipa a Munda" com a comunicação "O Castro de Chibanes nos meandros da conquista romana", por Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva, Susana Duarte, Teresa R. Pereira e Antónia Coelho-Soares.
Consulte o programa completo aqui>
Reportagem sobre exposição "Let me tell you about..."
Pode ver aqui a reportagem da exposição "Let me tell you about..." realizada por Inês Antunes Malta de "O Setubalense". Aproveitamos para renovar o convite para visitar esta excelente exposição.

Pode consultar a reportagem aqui>
Colóquio "MEGALISTISMO E METALURGIA NO ALTO ALGARVE ORIENTAL"
Nos dias 22 e 23 de novembro, o MAEDS vai estar representado no colóquio internacional sobre Megalitismo e Metalurgia no Alto Algarve Oriental, com a conferência "Contribuição para o conhecimento dos povoados calcolíticos do Baixo Alentejo e Algarve: 43 anos em perspectiva", apresentada por Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares.

Pode fazer o download do programa aqui>
Novas oficinas no MAEDS


Setúbal Arqueológica I

Já pode consultar todos os artigos do volume I da revista "Setúbal Arqueológica" aqui>
"LET ME TELL YOU ABOUT..." | Exposição de arte contemporânea | Inauguração 19 Outubro (Sábado) > 17h30

Conferência "Familia, Escola, Sociedade: Como se Educa para os Direitos Humanos?"

O MAEDS estará presente na conferência "Familia, Escola, Sociedade: Como se Educa para os Direitos Humanos? com a participação da Doutora Joaquina Soares no painel "A sociedade educadora: um desafio em permanente construção".
Consulte o programa completo aqui>
Novo artigo disponível

Original esgotado, sobre a ocupação calcolítica do povoado do pedrão, serra de s. Luís, da autoria de Joaquina Soares e Carlos Tavares da Silva, está agora disponível para consulta e download aqui>
Jornadas Europeias do Património 2019

O MAEDS participará nas Jornadas Europeias do Património 2019, no dia 28 de Setembro, com duas actividades.
- PEDDY PAPER "À descoberta da vida e obra do cantador de Setúbal António Maria Eusébio (O Calafate) 1819-1911":
10H00- Ponto de encontro: Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (Av. Luisa Todi, 162, Setúbal). De forma lúdica, queremos dar a conhecer a vida e a obra do Poeta Calafate, bem como aspectos do património construído de Setúbal que fizeram parte das vivências do poeta.
Duração: 2h00 (das 10h00 às 12h00).
Participação gratuita.
Actividade aberta a toda a população.
Serão distribuídos livros de poesia do homenageado pelos participantes vencedores.
- FINISSAGE exposição “Luz Água”: Ana Hatherly | Albertina Sousa | Irene Buarque | Marta Caldas | Raquel Melgue
16h30 - Finissage da exposição “Luz Água”.
18H00 - "O Pavão Negro" poemas de Ana Hatherly interpretados por André Gomes.
Organização: AMRS/MAEDS, Galeria Diferença.
Colaboração: Câmara Municipal de Setúbal, Rotary Club Setúbal, Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Casa da Poesia de Setúbal.
Consulte o cartaz do evento aqui>
Inauguração da exposição "LuzÁgua"
Imagens da inauguração. Não deixe de visitar.

Ver mais fotos aqui>
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | 18 de Abril | Património e Paisagem Rural
CHIBANES LUGAR DE MEMÓRIA
Vimos convidar-vos a participar no evento que o MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal / AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal preparou para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (Quinta-feira, 18 de Abril/19), este ano dedicado ao Património inscrito na Paisagem Rural (consulte o site da DGPC sobre o tema aqui>), o que, transferido para a nossa região, nos levou a destacar o Castro de Chibanes, localizado na Serra do Louro, concelho de Palmela.
O Castro de Chibanes, de grande acessibilidade, oferece-se como um Lugar de Memória colectiva da maior importância.
A sua longa diacronia permite percorrer um trajecto da nossa Pré-história, Proto-história e Período Romano Republicano, desde há cerca de 5000 anos até há cerca de 2000 anos.
O Castro de Chibanes, Monumento de Interesse Público, tem sido objecto de escavações e estudo pelo MAEDS/AMRS e nele é possível observar a sobreposição de três fortificações: calcolítica, sidérica e romano-republicana.
Para o próximo dia 18, organizámos um dia aberto destinado a mostrar a todos os públicos interessados esta parcela do nosso património cultural.
Participe, traga a família e os amigos.
Programa:
10h00-12h30
– Visitas guiadas por arqueóloga da equipa do CEA – Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS, Teresa Rita Pereira.
– Ateliês pedagógicos para crianças e adultos destinados à descodificação do Castro de Chibanes e à fantástica paisagem da Pré-Arrábida, por Ana Isa Férias, Serviço Educativo do MAEDS.
14h00-18h00
– Visitas guiadas por arqueóloga da equipa do CEA – Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS, Teresa Rita Pereira.
– Ateliês pedagógicos para crianças e adultos destinados à descodificação do Castro de Chibanes e à fantástica paisagem da Pré-Arrábida, por Ana Isa Férias, Serviço Educativo do MAEDS.
16h00-18h00
– Recriação histórica com figuração de legionários romano-republicanos. Guildas Áureas.
Para mais informações sobre o sítio arqueológico de Chibanes consulte este link>

Atelier de Artes Plásticas para crianças "LuzÁgua" | 16 e 17 Abril

Ficha de Inscrição aqui>
29 Março | 21h00 | Feminismos e Arqueologia

Lançamento do volume 5 da Revista MUSA - Museus, Arqueologia e Outros Patrimónios | Arqueologia Urbana e História Local. Actas do Encontro de Homenagem a Almeida Carvalho




O volume 5 da Revista MUSA - Museus, Arqueologia e Outros Patrimónios, dedicado à temática da Arqueologia Urbana e História Local. Actas do Encontro de Homenagem a Almeida Carvalho, lançado no dia 23 de Fevereiro, contou com a apresentação de Maria Catarina Coelho e com as intervenções de Rui Garcia e Joaquina Soares.
Consulte o texto de apresentação pública de Maria Catarina Coelho aqui>
Inauguração da exposição "LuzÁgua" | 23 Março |16h30



Março Mulher 2019

CELEBRE CONNOSCO O MARÇO MULHER

Lançamento "Arqueologia Urbana e História Local" MUSA, vol. 5 | 23 Fevereiro | 16h00 | Casa da Cultura
O Presidente do Conselho Directivo da AMRS, Rui Garcia, convida Vª Exa. para participar na apresentação do livro "Arqueologia Urbana e História Local" MUSA, vol. 5. 23 Fevereiro, às 16h00, na Casa da Cultura (Rua Detrás da Guarda, 28 2900-347 Setúbal). Apresentação por Catarina Coelho (DGPC).

EAA 2019
Encontram-se abertas as inscrições para a sessão “#196 Gender and other barriers: archaeological perspectives”, na conferência EAA 2019, em Berna. Inscrições até 18 de Fevereiro. Para saber mais sobre a sessão clique aqui>

Inauguração da exposição "Memória e Esquecimento" | 16 Fevereiro | 17h00

25 e 26 de Janeiro | Finissage da exposição "Corona Borealis. Ticiano Revisitado"

2 Fevereiro | 15h30 | As Histórias por detrás da Arte
O MAEDS participará no programa cultural de Janeiro/Fevereiro organizado pela Associação Cinematográfica 50 Cuts.


Consulte todo o programa aqui>
SKETCHING NO MUSEU com EDUARDO CARQUEIJEIRO

OFICINA DE NATAL NO MAEDS

Download da Ficha de Inscrição aqui>
Novos artigos disponíveis
Já pode consultar os artigos "Para o estudo do Neolítico Médio:o sítio da Fábrica de Celulose (Mourão)" e "Génese do Conceito “Cultura do Bronze do Sudoeste”", dos investigadores Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares aqui>
SEMINÁRIO INTERNACIONAL "ENTRE O 3º E O 2º MILÉNIO AC: QUE TIPO DE VIRAGEM?"

Participação com a conferência "Sudoeste da Ibéria na transição para o II milénio BC. Complexidade e desigualdade sociais. Tópicos para um debate", proferida por Joaquina Soares e Carlos Tavares da Silva. Este seminário irá decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pode consultar o programa aqui>
JORNADAS ARQUEOLÓGICAS DA COSTA SUDOESTE

Já estão abertas as inscrições para as Jornadas Arqueológicas da Costa Sudoeste. Para mais informações consulte o site: https://jas.amrs.pt/
Actividades do MAEDS | Outubro-Novembro'18

Consulte o programa aqui>
Leituras...

Neste volume da revista Al-Madan pode encontrar uma recensão do Prof. João Luís Cardoso sobre a revista "Setúbal Arqueológica vol. 17 - Caetobriga. O Sítio Arqueológico da Casa dos Mosaicos".
Consulte o artigo aqui>
Jornadas Europeias do Património em imagens com o MAEDS
Dia 29 de Setembro: Inauguração da exposição "Corona Borealis", de Eduardo Carqueijeiro.









Dia 30 de Setembro: Visitas guiadas ao Castro de Chibanes.












MAEDS participa no 3º Encontro Nacional de Museus com Colecções de Arqueologia

O MAEDS vai participar no 3º Encontro Nacional de Museus com Colecções de Arqueologia com a comunicação "Depósito Metálico de Agro Velho, Montalegre. A insólita biografia de um artefacto cruzada com o incêndio dos museus da Faculdade de Ciências em 1978", da autoria de Joaquina Soares, Pedro Valério, António Monge Soares e Maria de Fátima Araújo.
Consulte o programa aqui>
Semana do Mar 2018
O MAEDS associa-se à "Semana do Mar 2018" com visita guiada ao "Creiro - Economia Marítima no Período Romano", quarta-feira, dia 10 de outubro, pelas 15h00. O ponto de encontro terá lugar junto ao Cais 3.

Consulte o programa aqui>
Conferência "A Carta do Património: Instrumento de valorização e gestão do território"

Consulte o programa aqui>
Inauguração da exposição de Eduardo Carqueijeiro | "Corona Borealis. Ticiano revisitado" | 29 de setembro | 18h00

O MAEDS participa nas Jornadas Europeias do Património 2018 com as seguintes actividades:

Reportagem fotográfica da conferência da Doutora Joaquina Soares no Curso de História Local de Sines







MAEDS participa no Curso de História Local de Sines

Neste Ano Europeu do Património Cultural, o Arquivo Municipal de Sines promove o Curso Livre de História Local, a iniciar no dia da elevação de Sines a cidade, que ocorreu no já longínquo ano de 1997. A metodologia do curso inclui uma perspetiva mais teórica e outra mais prática, estimulando a participação dos interessados. Após uma aula de 30 minutos com Joaquina Soares, sobre aspetos da arqueologia e história locais, segue-se uma visita guiada ao Arquivo Municipal, ao Centro Histórico e ao Museu de Sines.
PROGRAMA
14h00: Abertura pelo presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas
14h10: Arqueologia em Sines. Pescadores e camponeses durante a pré-história, por Joaquina Soares
14h40: História de Sines: uma breve introdução, por Sandra Patrício
15h10: Visita ao Arquivo Municipal (Sandra Patrício e Gonçalo Chinita) e ao Centro Histórico (António Campos)
16h30: Visita ao Museu de Sines, por Ricardo Pereira
Link: http://www.sines.pt/frontoffice/pages/396?news_id=1243
Gender and Other Boundaries - em agenda
Uma exposição de arte contemporânea que coloca o dedo sobre duas questões cruciais da nossa actualidade, a visitar (entrada livre) até 14 de Setembro no MAEDS, em Setúbal:
A INCAPACIDADE DE ENTENDERMOS O OUTRO, DE O APOIARMOS NO INFORTÚNIO, DE LHE ABRIRMOS UMA PORTA...
A atitude xenófoba que grassa pelo Mundo Ocidental, dito civilizado, a perigosa deriva musculada e repressiva nas políticas dos países que encerram fronteiras contra a entrada de migrantes, que impedem mesmo qualquer auxílio a essa Humanidade em sofrimento que ontem fomos nós e no futuro não saberemos, é denunciada pela instalação de CARLOS NO, onde todos os nomes de um planeta uno e redondo estão irremediavelmente ligados, mesmo que os pequenos e grandes ditadores o recusem.
OS PRECONCEITOS DE GÉNERO, QUE CONTINUAM A ENSOMBRAR AS RELAÇÕES HUMANAS E A PROMOVER A DESIGUALDADE SOCIAL
Três artistas da área da fotografia, instalação e vídeo desmontam a falácia das fronteiras de género; os mecanismos de performatividade, como meio de persuasão da existência de uma barreira de género biologicamente imposta, são focados pela intervenção em suportes múltiplos de ROSA NUNES; o corpo e o inalienável direito do ser humano à construção do seu destino, na grande fotografia analógica de MARIA BOURBOU; a recusa da invisibilidade da mulher, que claramente ultrapassa os umbrais do lar, protagonizando acções contra a exclusão social, no caso vertente contra a gentrificação nos centros urbanos, por RITA BARROS.
Link para o catálogo da exposição>
Curadoria Joaquina Soares

Carlos No | “Óstracos” | Barro | Dimensões variáveis | Foto Mário Peneck | 2015

Rosa Nunes | Série “The Game is Over” | Frames impressos em papel Art Matt Fibre por Viragem Lab (António Costa) | 60 x 50 cm e 150 x 100 cm | 2009 – 2015 (impresso em 2018)

Maria Bourbou | serie “Nude” | Untitled | Analogue camera printed on black and white silver gelatin FB paper at Viragem Lab (Lisbon) | 50 x 60 cm | Foto Mário Peneck | 2001

Rita Barros | Chelsea Housewife | 2017
Entrevista com Joaquina Soares sobre a Nova Arqueologia em Portugal
Entrevista realizada a Joaquina Soares (Directora do MAEDS e Professora /Investigadora da UNIARQ / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) por Ana Cristina Martins (Investigadora de Pós-Doutoramento, Fundação para a Ciência e a Tecnologia / IHC - CEHFCi - U. Évora - U. Nova de Lisboa) el día 7 de mayo de 2015. Proyecto: Una Arqueología Sin Fronteras. Link: https://www.youtube.com/watch?v=aEu5GkoNRLo

Congressos Internacionais
Participação do Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS em conferências internacionais no 1º semestre de 2018:
- "On the pursuit of the mesolithic motion along the southwest portuguese coast: the case study of Castelejo shell midden", UISPP Paris

Download do Abstract aqui>
- "Coastal Neolithic: Preliminary results on the exploitation of marine resources during the fourth millennium cal BC in Barrosinha (Grândola, Portugal)", UISPP Paris

- "Insights into fish resources exploitation from the use-wear analysis of lithic tools: case-studies from the Iberian Peninsula between the sixth-third millennia cal BC", Subsistence strategies in the stone age,direct and indirect evidence of fishing and gather, em São Petersburgo.

Ateliers de Verão 2018


UISPP Paris 2018
O MAEDS através do seu Centro de Estudos Arqueológicos estará presente com a comunicação "On the track of the mesolithic motion along the southwest portuguese coast: the case study of Castelejo shell midden", no congresso da União Internacional das Ciências Pré e Protohistóticas que decorre em Paris durante a presente semana.

Novo artigo disponível
Consulte o artigo "Living in the southwest Portuguese coast during the Late Mesolithic: The case study of Vale Marim I", de Joaquina Soares e Carlos Tavares da Silva aqui>

DISPONÍVEL ONLINE: Setúbal Arqueológica, vol. 17
Consulte o livro aqui>



11 Maio | 21h30 | na Biblioteca Municipal de Setúbal
Lançamento do livro "Caetobriga. O sítio arqueológico da Casa dos Mosaicos". Intervenções de Rui Garcia, Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares. Apresentação por João Luis Cardoso.

Exposição "Gender and Other Boundaries"
Aqui ficam algumas imagens da exposição “Gender and Other Boundaries” no qual participam quatro importantes artistas plásticas(os) contemporâneas(os) de relevo nacional e internacional e recordar que a exposição irá ficar até 14 de Setembro de 2018. Muito agradecemos a divulgação deste evento que pretende chamar a atenção dos públicos para os problemas prementes da desigualdade de género e das migrações forçadas pela guerra e pela fome, através das competências especificas da arte contemporânea. Agradecemos ainda ao fotógrafo Mário Peneck a reportagem desta inauguração que aqui se publica.

Foto de Mário Peneck

Foto de Mário Peneck

Foto de Mário Peneck

Foto de Arquivo MAEDS

Foto de Arquivo MAEDS

Foto de Arquivo MAEDS

Foto de Mário Peneck

Foto de Arquivo MAEDS

Foto de Arquivo MAEDS

Foto de Arquivo MAEDS

Foto de Mário Peneck

Foto de Mário Peneck

Foto de Arquivo MAEDS

Foto de Arquivo MAEDS

Foto de Arquivo MAEDS

Foto de Arquivo MAEDS
Catálogo da exposição "Gender and Other Boundaries"

Download >
Convite para as escolas: Visita-oficina "Género e Outras Barreiras"

CICLO DE CONFERÊNCIAS | MARÇO MULHER 2018
17 de Março | 16h00
Diz-me o que vestes, dir-te-ei quem és. A moda como fenómeno social e laboratório dos géneros «Este trabalho tem como objectivo analisar sociologicamente o fenómeno da moda: identificar os valores associados ao vestuário, as representações de si e a socialização, bem como a ruptura e/ou continuidade, expressas pelos modos e maneiras de vestir, e o poder inerentes a certos itens de roupa, que podem significar também opressão, constrangimento ou insegurança. Ao falarmos sobre mulheres, roupa e sociedade, lançamos um novo debate sobre feminismos, e identificamos o poder dado pelo vestir ao longo de momentos-chave da mudança social e política do século XX. Na nossa abordagem, a sociedade portuguesa surge retratada pela voz de 23 mulheres, participantes em três momentos principais: durante o Estado Novo, 25 de Abril e após 1974.»
«Utilizar a simbologia do termo espartilho para analisar a relação entre moda e género não só prima pela originalidade como traz em si potencialidades inerentes à temporalidade. Estes dois vectores estão presentes ao longo da obra conferindo-lhe uma actualidade que compagina alterações e permanências, dando assim sentido à vida humana, no caso em apreço, congregando género e moda numa mesma perspectiva compreensiva.» (Zília Osório de Castro Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas)
«De carácter interdisciplinar, o recorte sociológico deste livro traz dimensões de outros campos do conhecimento como os estudos de género e feministas e os estudos de moda com diálogos com a psicologia, antropologia, arte, política e economia.» (Luciene Rodrigues -Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil)
Cristina L. Duarte
Nasceu em Lisboa em 1961. Desde 1987 que o seu interesse pelas formas nacionais da cultura urbana – e, em particular, pela moda - começou a ganhar expressão nos seus trabalhos de autoria, na imprensa nacional. A partir de 1988 publicou no semanário musical Blitz, Expresso, Visão, Ler, Sábado, Público, Elle, Vogue – bem como noutros títulos já extintos, como os semanários O Independente, Sete, Face, revistas Ícon e Atlantis (TAP). Cristina publicou anteriormente Ana Salazar – Uma Biografia Ilustrada (Temas e Debates, 2002), 15 Histórias de Hábitos – Criadores de Moda em Portugal (Quimera, 2003), Moda (Quimera, 2004), Moda Portuguesa (CTT, 2005), Trajes Regionais – Gosto Popular, Cores e Formas (CTT, 2006), e José António Tenente – Traços de União (Medialivros, 2009). Licenciada em Sociologia (1986) e doutorada em Sociologia (2016), é investigadora integrada da Universidade Nova de Lisboa, fazendo parte da equipa Faces de Eva do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). Actualmente é professora convidada da ESAD Matosinhos.
17 de Março | 15h00 | Visita guiada a Chibanes
Vimos por este meio informar que a visita guiada ao Castro de Chibanes, marcada para o dia 17 de Março (Sábado) foi cancelada devido ao mau tempo previsto para esse dia. Desde já pedimos desculpa pelo incómodo e logo que nos seja possível anunciaremos uma nova data para a realização da visita.
Inauguração da exposição "Gender and Other Boundaries" | 24 Março | 16h30

O Presidente do Conselho Directivo da AMRS, Rui Garcia, comvida Vª Exa. para participar na inauguração da exposição "Gender and Other Boundaries", organizada pelo MAEDS, com a participação dos artistas Carlos No, Maria Bourbou, Rita Barros e Rosa Nunes e curadoria de Joaquina Soares, no dia 24 de Março, às 16h30, no MAEDS.
NOVOS ARTIGOS DISPONÍVEIS

Entre os Estuários do Tejo e do Sado na 2.ª Metade Do III Milénio Bc: O Fenómeno Campaniforme
Carlos Tavares da Silva | Sinos e Taças. Junto ao Oceano e Mais Longe. Aspectos da Presença Campaniforme na Península Ibérica
Download >
Para uma Leitura Sociopolítica do Campaniforme do Guadiana. Longas Viagens com Curta Estada no Porto das Carretas
Joaquina Soares | Sinos e Taças. Junto ao Oceano e Mais Longe. Aspectos da Presença Campaniforme na Península Ibérica
Download >
10 de Março | 16h00

09 de Março | 21h30 | Encerramento do ciclo de Comemorações do Bicentenário de Almeida Carvalho

A Setúbal da segunda metade do século XIX atinge um dos momentos mais relevantes da sua história. Adquire definitivamente um modo de vida urbano, com a inerente complexidade demográfica, económica, social, política e cultural. A consciencialização colectiva de que há uma memória a preservar sedimentada pelo tempo longo é um dos traços mais característicos do meio urbano. A sua elite intelectual cria, como em outras cidades europeias coevas, uma academia para o estudo desse Passado, a Sociedade Arqueológica Lusitana, no ano de 1849. Os seus principais objectivos eram a escavação das Ruinas Romanas de Tróia e a criação de um Museu em Setúbal. Sobre essa aventura iniciada por notável grupo de eruditos a que pertenceu João Carlos de Almeida Carvalho, irá falar o ilustre conferencista, Prof. João Luís Cardoso, arqueólogo e professor catedrático que tem vindo a dedicar-se à investigação sobre a história da Arqueologia em Portugal.
08 de Março | 21h30

Projecto Educativo "O Museu vai à escola..."
Exposição
"ÁGUAS DE SILÊNCIO"
Fotografia de Rosa Nunes
A exposição "Águas de Silêncio" de Rosa Nunes, dedicada aos estuários do Tejo e Sado estará patente na Escola Secundária Sebastião da Gama até 21 de Março de 2018.
PAISAGENS ESTUARINAS DO SADO E TEJO EM PROJECTO FOTOGRÁFICO
A presente exposição integra-se nos objectivos do MAEDS de produção de conhecimento e de informação sobre as realidades estuarinas do Sado e Tejo.
Na instalação dedicada à espécie Himantopus himantopus impera o movimento, quer na dança clássica da ave pernalta, quer no seu voo acrobático. O primeiro andamento da instalação “dança com perna-longa” é um estudo de etologia, mas é também um desafio à nossa capacidade de nos emocionarmos com o restante reino animal. O segundo andamento da instalação dedicado ao voo da mesma ave contém a alegria e a libertação que, em determinadas circunstâncias, o simples abrir de uma janela pode causar nas nossas vidas.
Na apresentação multimédia, a contenção cromática imposta nas imagens impressas dá lugar a uma explosão de formas e cores, onde se desvendam as múltiplas realidades dessas zonas húmidas, dos seus valores paisagísticos, da biodiversidade, das arquitecturas humanas que no tempo longo se foram fundindo com o ambiente. Todas as escolhas são possíveis em uma visita atenta aos estuários do Sado e Tejo...
Perna - Longa (Himantopus himantopus). Com o comprimento de cerca de 36cm, esta espécie nidifica nas regiões tropicais e subtropicais do Velho e Novo Mundo. Evitando a costa marítima, prefere ambientes de águas lagunares, salobras, pouco profundas, fundos lamacentos, capturando quer animais flutuantes, quer imersos como girinos. Invernante na metade sul da Península Ibérica, forma colónias dispersas que constroem os ninhos, geralmente a descoberto, em locais secos, junto de áreas alagadas, de preferência em ilhotas ou em línguas de terra. Os ovos, em número de quatro, medem 4,4cm de comprimento. O período de criação pode estender-se por largo espaço de tempo, realizando-se a postura de meados de Maio a meados de Junho. A incubação dura entre 25 e 26 dias. Se nos aproximarmos da colónia, as aves adultas voam contra nós; conservando uma distância de alguns metros, circulam várias vezes à nossa volta com gritos altos que soam como latidos de um pequeno cão.
17 Fevereiro, 16h00, MAEDS
RESUMO I Muito se escreveu sobre a Companhia de Jesus (CJ) em Portugal e a importância das suas igrejas mas menos são os estudos sobre os seus colégios. Concebido como resposta às exigências da Reforma Católica, dentro de um instituto religioso que nunca recusou o experimentalismo tipológico e rejeitou a ortodoxia de um estilo arquitectónico único, o colégio proliferou pelo mundo assumindo variadas implantações, formas e estilos artísticos, adoptando as características territoriais e culturais e adaptando-as ao chamado "modo nostro" da CJ. Pretende-se com esta comunicação, em que se dará especial atenção a um conjunto de colégios menos estudados e onde se inclui o Colégio de São Francisco Xavier de Setúbal, dar a conhecer novas perspectivas sobre a tipologia arquitectónica escolar da CJ. Estes edifícios enquadram-se num período especifico, cronologicamente balizado entre o início do domínio filipino (1580) e a expulsão da CJ de Portugal (1759), momento que se caracterizou pela fundação sistemática de um tipo de colégios de pequena e média dimensão abertos ao publico laico, sucessores da grandiosidade dos primeiros edifícios jesuítas portugueses, que haviam sido estimulados por D. João III e apoiados pela restante dinastia de Avis.
Download do convite>
Actividades Fevereiro/Março MAEDS
"Almeida Carvalho. Aspectos bio-bibliográficos"
03 Fevereiro, 16h00, MAEDS
30 Novembro, 21h30, MAEDS
"Setúbal na época do Ultimatum Inglês"
Sábados no Museu... | 28 Outubro 2017
AGE Workshop 2017
GENDER AND CHANGE IN ARCHAEOLOGY
Lisbon, 19th and 20th October 2017
O MAEDS/AMRS vai estar representado no "AGE Wokrshop 2017/Gender and Change in Archaeology" com a presença da Profª Doutora Joaquina Soares, no dia 20 de Outubro, às 12h00, com a apresentação "Breaking down barriers: a glimpse at south-western European prehistoric gender identities".
Pode consultar o programa completo e resumos aqui>
Conferência e visita guiada sobre "Centro Histórico de Setúbal e Cultura Marítima"
No dia 3 de Outubro decorreu o evento em epígrafe, organizado pelo MAEDS/AMRS, sob a orientação de Joaquina Soares e integrado na Semana do Mar. Em representação da Marinha esteve presente o Capitão do Porto de Setúbal Luís Nicholson Lavrador. O evento teve a assistência de 60 participantes.
2.ªs Jornadas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Alentejo
O MAEDS estará representado nas 2.ªs Jornadas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Alentejo, a decorrer no dia 16 de Setembro, pela Profª Doutora Joaquina Soares com a comunicação "O pão. Arqueologia e patrmónio imaterial". Poderão consultar o programa deste evento aqui>
Sextas Arte e Ciência Synapsis | 13 Outubro 2017 | 21h30
"... entre contos e lendas, uma viagem pela memória e pela literatura oral tradicional", com apresentação de Sara Loureiro, intervenção de Joaquina Soares e a participação de contadores de histórias e músicos.
Balanço do Encontro de Arqueologia Urbana e História Local | Homenagem a Almeida de Carvalho
Realizou-se nos dias 8 e 9 de Setembro de 2017 um evento dedicado à Arqueologia Urbana e à História Local organizado pelo Museu de Arqueologia e Etnografia do Dsitrito de Setúbal (MAEDS), Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Câmara Municipal de Setúbal (CMS), Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA) e Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI). [...]
Ler mais>
"Arrábida: Roteiro de Afectos" na RTP2
Veja aqui como foi noticiada em "Folha de Sala", RTP2, a exposição "Arrábida: Roteiro de Afectos" que ainda poderá visitar até ao dia 14 de Outubro: https://www.youtube.com/watch?v=LIgRyXLeTB0
Entrada Gratuita
Novos artigos disponíveis para download

Para sua consulta e download estão disponíveis novos artigos da equipa técnico-cientifica do MAEDS, publicados na Revista Portuguesa de Arqueologia, volume 20:
- Marine adaptations in the Late Mesolithic of the Portuguese southwest coast: use-wear analysis of the lithic industry of Vale Marim I | Joaquina Soares, Niccolò Mazzucco & Carlos Tavares da Silva | Revista Portuguesa de Arqueologia, vol. 20
- Estudo zooarqueológico da ocupação romano-republicana do Castro de Chibanes (Palmela) | Cleia Detry, Carlos Tavares da Silva & Joaquina Soares | Revista Portuguesa de Arqueologia, vol. 20
CONVITE "ARRÁBIDA - ROTEIRO DE AFECTOS"
Arqueologia Urbana e História Local | Encontro de Homenagem a Almeida Carvalho | 8 e 9 Setembro

Para mais informações consulte o site >
Download da 1ª circular | Call for papers >
Visita guiada e conferência "Centro Histórico de Setúbal e Cultura Marítima"
O MAEDS/AMRS participa na Semana do MAR com uma conferência e visita guiada sobre o centro histórico de Setúbal e cultura marítima, no dia 3 de Outubro, às 15h00, pela Prof. Doutora Joaquina Soares.
Consulte o restante programa aqui>
Local de encontro: MAEDS (Av. Luisa Todi, 162)
Inscrição gratuita:
265239365/939553005
maeds@amrs.pt
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DA EXPOSIÇÃO
"ARRÁBIDA: ROTEIRO DE AFECTOS"
Exposição inaugurada no dia 24 de Junho e patente ao público até dia 14 de Outubro de 2017.
Pode fazer o download do catálogo aqui>

Entrada. Foto Misé P.

Núcleo expositivo de Rosa Nunes (“Flores”). Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Rosa Nunes (“Flores”). Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Rosa Nunes (“Flores”). Instalação “Flores da Arrábida”. Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Rosa Nunes (“Flores”). Foto Misé P.

Núcleo expositivo de Rosa Nunes (“Flores”). Em primeiro plano a artista. Foto Carlos S.

Núcleo expositivo de Emília Nadal (“Entre o Céu e o Mar”). Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Emília Nadal (“Entre o Céu e o Mar”). Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Emília Nadal (“Entre o Céu e o Mar”). Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Emília Nadal (“Entre o Céu e o Mar”). Instalação “Mares”. Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Emília Nadal (“Entre o Céu e o Mar”). Em primeiro plano a artista. Foto Misé P.

Núcleo expositivo de Maria Gabriel (“Arrábida – Convento Fortificado”). Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Maria Gabriel (“Arrábida – Convento Fortificado”). Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Maria Gabriel (“Arrábida – Convento Fortificado”). Desenhos em tinta da china s/ papel com a temática de embarcações. Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Maria Gabriel (“Arrábida – Convento Fortificado”). A artista com a curadora Joaquina Soares. Foto Misé P.Foto Misé P.

Núcleo expositivo de Andreas Stöcklein (“Outros Corpos”). Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Andreas Stöcklein (“Outros Corpos”). Foto Misé P.

Núcleo expositivo de Ana Lima-Netto (“Understand the Importance of Things”). Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Ana Lima-Netto (“Understand the Importance of Things”). A artista com a curadora. Foto Misé P.

Núcleo expositivo de Acácio Malhador (“Arrábida Proibida”) e escultura de Misé P. (“Biodiversidade”). Foto Arquivo MAEDS.

Núcleo expositivo de Acácio Malhador (“Arrábida Proibida”). O artista Acácio Malhador com a curadora. Foto Misé P.

Momento de poesia dita por Sara Loureiro e Mafalda Pires da Silva. Foto Misé P.

Momento musical pela violinista Beatriz Campaniço (execução de peças de Vivaldi e Bach). Foto Misé P.
CONCLUSÕES / RECOMENDAÇÕES
Simpósio Museus, Investigação & Educação | Almada, SIMPOM/2017

Download do ficheiro aqui>
Ateliês de Verão 2017

CONFERÊNCIA 16 JUNHO ÀS 21H30
1º Colóquio Internacional | História das Ideias e dos Conceitos em Arqueologia
O MAEDS vai estar representado no 1º Colóquio Internacional "História das Ideias e dos Conceitos em Arqueologia", no Sábado, dia 27 de Maio, em Oeiras.

Diálogos à Sexta | Conferências no MAEDS

18 Maio | 17h30
Contamos com a sua participação...

19 Maio | 21h30 | Noite dos Museus
Marque já na sua agenda...contamos com a sua presença

*NOVO* Disponibilização online dos artigos da Revista Setúbal Arqueológica vol.IX-X (esgotado).
Consulte-os aqui> >
Dia Internacional e Noite dos Museus - Actividades gratuitas no MAEDS a 18 e 19 de Maio.
Convite - Conferências sobre João Carlos d´Almeida Carvalho.
Programa - Workshop no sábado dia 20 de Maio.
Veja aqui o programa do Workshop "Adobe de Setúbal".
Até dia 31 de Maio no MAEDS...
Almeida Carvalho no Arquivo Distrital. 3 de Abril, 15:00.
Mostra documental Almeida Carvalho nas suas múltiplas dimensões
Integrada nas Comemorações do II Centenário do Nascimento de João Carlos d'Almeida Carvalho (1817-1897), a partir das 15h00 de dia 3 de abril e até dia 30 de junho, na sala polivalente do Arquivo Distrital de Setúbal, fica patente ao público a mostra documental “Almeida Carvalho nas suas múltiplas dimensões”, que poderá ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9h15 às 12h30 e das 13h30 às 16h45.
A referida mostra documental pretende abarcar o legado deste ilustre setubalense, realçando as várias facetas e importância da sua vida ao nível da investigação, da arqueologia, da vida profissional enquanto taquígrafo, do jornalismo e da vida política, tendo sido selecionados documentos provenientes de vários fundos documentais, com predominância para a documentação do fundo “Arquivo Pessoal de Almeida Carvalho”.
O “Arquivo Pessoal de Almeida Carvalho” faz parte integrante do património arquivístico do Distrito de Setúbal à guarda do Arquivo Distrital de Setúbal, sendo composto por mais de cinco mil cadernos, dedicados às mais variadas temáticas e contendo informação de carácter histórico, arqueológico, social, cultural e geográfico, entre tantos outros, e que muito contribui para um melhor conhecimento da nossa história local e regional.
Arquivo Distrital de Setúbal - Rua Prof. Borges de Macedo, n.º 2 - Manteigadas
Esta sexta-feira, 24 de Março, 21h30, MAEDS. Conferência Ciclo Almeida Carvalho. Marque já na sua agenda...
Cancelamento: masterclass "A Escola e o Museu".
Informamos que o evento " MASTERCLASS: A ESCOLA E O MUSEU" previsto para o dia 25 Março foi cancelado devido a um imprevisto.
Agradecemos a vossa compreensão.
Sextas de Arte e Ciência. 17 de Março, 21h30, MAEDS
Este sábado. A não perder...
Entrada livre
II CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE JOÃO CARLOS
D´ALMEIDA CARVALHO (1817-1897)
SOBRE JOÃO CARLOS D’ALMEIDA CARVALHO (1817-1897)
Propósito das Comemorações
Em 2017 cumprem-se 200 anos sobre o nascimento e 120 anos sobre o falecimento de João Carlos d’Almeida Carvalho, homem de múltiplos interesses e de tenacidade ímpar, que deixou marca indelével na terra que lhe foi berço, ao envolver-se decididamente em projetos que contribuíram para o engrandecimento da terra natal e um dos que mais investigou o passado local.
Projetos herdeiros daquele pioneirismo ainda hoje animam o quotidiano local: casos, em parte, do periódico O Setubalense e da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, fundações que muito devem a Almeida Carvalho.
O ciclo comemorativo de 2017 deverá ser, a propósito da evocação do segundo centenário do seu nascimento, uma oportunidade para resgatar do esquecimento tão ilustre setubalense e de, ao mesmo tempo, contribuir-se para o conhecimento informado da Setúbal que hoje habitamos e que é devedora, também, ao labor persistente de importantes figuras, como a do homenageado.
É a memória deste homem ímpar que nos propomos celebrar, incorporando-a no contexto português e setubalense. Tal permitirá superar a mera comemoração do cidadão e da obra (importantíssima) que nos legou tornando possível, deste modo, estudar melhor, conhecer e mais amplamente divulgar a História de Setúbal e de quantos e quantas a construíram, na segunda metade do século XIX.
Dados biográficos
João Carlos d’Almeida Carvalho nasceu em Setúbal, a 5 de Março de 1817, num prédio da antiga Rua da Praia (atual Av. Luísa Todi). Recebeu o batismo, a 15 de Março do mesmo ano, na já demolida ermida de S. Sebastião que se ergueu junto à ponte da mesma denominação, ao cimo da rua outrora também conhecida pelo nome daquele mártir (hoje Rua Arronches Junqueiro). Foram seus pais António Coelho de Carvalho e Ana Rita e Silva Carvalho. Teve por padrinho o avô materno, João Carlos de Almeida Soares e, por madrinha Nossa Senhora, sob a invocação de “Mãe dos Homens”. A 20 de Junho de 1844, na igreja do extinto Convento dos Paulistas, em Lisboa, casou com sua prima Mariana Inácia Pinto de Carvalho (f.12.5.1884). Desta união nasceriam: Júlia Amélia d’Almeida Carvalho (n. 3.4.1845), Alfredo de Almeida Carvalho (n. 16.2.1847) e Leopoldina Carolina de Almeida Carvalho (n. 8.2.1853). Participou na fundação da Sociedade Arqueológica Lusitana (1849), a primeira instituição científica do género em Portugal e em cujos Anais colaborou ativamente. Em 1855, a 13 de Julho, foi nomeado 2.º oficial taquígrafo (estenógrafo) da Câmara dos Pares (Lisboa).
Como militante do Partido Regenerador, tornou-se o pioneiro do periodismo local ao fundar O Setubalense, publicado entre 1 de Julho de 1855 e 27 de Dezembro de 1857 e cujo título ainda perdura. Pertenceu ao grupo iniciador da primeira agremiação mutualista local, a Associação Setubalense das Classes Laboriosas – grupo posteriormente integrado na ainda existente Associação de Socorros Mútuos Setubalense. Foi, ainda, proprietário e, mais tarde, como autodidata, conseguiria autorização para exercer advocacia. Almeida Carvalho notabilizou-se como incansável investigador e compilador de elementos para uma “História setubalense” que projetava escrever. Deve-se-lhe um precioso conjunto de informações recolhidas em arquivos e bibliotecas nacionais. Destaquem-se os apontamentos conseguidos no Arquivo Municipal de Setúbal, os quais assumem hoje particular importância por ter aquele precioso acervo desaparecido no incêndio que deflagrou no edifício dos Paços do Concelho – onde o dito arquivo se encontrava – na noite de 4 para 5 de Outubro de 1910. João Carlos d’Almeida Carvalho faleceu em Setúbal, aos 29 dias de Março de 1897.
Programa das Comemorações
Projeto editorial – Publicação de:
– Apontamentos para a vida de João Carlos d’Almeida Carvalho. Notas autobiográficas;
– II Centenário do nascimento de J. C. d’Almeida Carvalho. Textos das Conferências realizadas ao longo das Comemorações;
– Actas de In Memoriam Almeida Carvalho – Encontro de Estudos de Arqueologia e História da Região de Setúbal;
– Publicação mensal durante o ano de 2017, no jornal “O Setubalense”, de uma página com conteúdos relacionados coma vida, a obra e a época de João Carlos d’Almeida Carvalho e a História de Setúbal, até finais do século XIX;
– Exposição biobibliográfica sobre João Carlos d’Almeida Carvalho;
– Outras atividades a anunciar oportunamente.
Divulgação da obra
11 DE MARÇO, SÁBADO, 16H30 - SALÃO NOBRE DOS PAÇOS DO CONCELHO
Sessão Solene de Abertura das Comemorações
Participação dos representantes das entidades e instituições organizadoras:
Câmara Municipal de Setúbal / AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal / MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal / ADSTB – Arquivo Distrital de Setúbal / LASA – Liga de Amigos de Setúbal e Azeitão / UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal – CIMM
31 DE MARÇO, SEXTA-FEIRA, 21H30 - MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOGRAFIA DO DISTRITO DE SETÚBAL
Conferência – “Revisitando a Setúbal de Seiscentos: Almeida Carvalho e Outros Olhares”
Professora Doutora, Laurinda Abreu – Universidade de Évora
3 DE ABRIL, SEGUNDA-FEIRA, 15H00 (Abertura) - ARQUIVO DISTRITAL DE SETÚBAL (SALA POLIVALENTE)
Mostra Documental sobre João Carlos d’Almeida Carvalho
De Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00
28 DE ABRIL, SEXTA-FEIRA, 21H30 - BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE SETÚBAL
Conferência – “Setúbal, no Tempo d’Almeida Carvalho”
Professor Doutor Albérico Afonso Costa - Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Setúbal
19 DE MAIO, SEXTA-FEIRA, 21H30 - ASSOCIAÇÃO DE SOCORROS MÚTUOS SETUBALENSE
Conferência – “Almeida Carvalho e o pioneiro mutualismo local”
Carlos Mouro, Investigador da História Local
16 DE JUNHO, SEXTA-FEIRA, 21H30 - BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE SETÚBAL
Conferência – “O Jornalismo no Século XIX”
Professora Doutora, Helena Sousa Freitas – Jornalista
2 DE SETEMBRO, SÁBADO, 16H00 (Abertura) - MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal / AMRS
Exposição Biobibliográfica sobre João Carlos d’Almeida Carvalho
De Terça a Sexta-feira, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Sábados, das 14h00 às 18h00
8 e 9 DE SETEMBRO, SEXTA-FEIRA E SÁBADO, das 9h00 às 18h00 - AUDITÓRIO DO ANTIGO QUARTEL DE INFANTARIA 11
In Memoriam Almeida Carvalho – Encontro de Estudos de Arqueologia e História da Região de Setúbal
9 DE SETEMBRO, SÁBADO, 21H30 - (LOCAL A DESIGNAR)
Concerto de Encerramento com interpretação de obras do repertório musical contemporâneo de João Carlos d’Almeida Carvalho
COMISSÂO DE HONRA
Luís Filipe de Castro Mendes – Ministro da Cultura*
Rui Garcia – Presidente do Conselho Diretivo da AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal
Rogério da Palma Rodrigues – Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal
Maria das Dores Meira – Presidente da Câmara Municipal de Setúbal
Pedro Pina – Vereador (Área da Cultura) da Câmara Municipal de Setúbal
Rui Canas – Presidente da União de Freguesias de Setúbal
Nuno Costa – Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião
Maria Lídia Ferreira Sequeira – Presidente do Conselho de Administração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra
Hans-Peter Buehler e Marion Brockhaus – Fundação Buehler-Brockhaus
João Abreu - Diretor do jornal “O Setubalense”
COMISSÂO CIENTÍFICA
Albérico Afonso Costa – IPS / Instituto Politécnico de Setúbal
Ernesto Castro Leal – UL / Universidade de Lisboa
Glória Santos – ADSTB / Arquivo Distrital de Setúbal
Joaquina Soares – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/ Associação de Municípios da Região de Setúbal /UNIARQ – Universidade de Lisboa
Laurinda Abreu – CEHC / Universidade Évora
Victor Gonçalves, Arqueólogo – Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
COMISSÂO EXECUTIVA
António Cunha Bento – LASA - Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão
A. H. Quaresma Rosa – UNISETI/CIMM
Carlos Mouro – Investigador de História Local
Carlos Tavares da Silva – Centro de Estudos Arqueológicos – MAEDS/AMRS
Horácio Manuel Jorge da Pena – Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus CMS – DCED
Joaquina Soares – MAEDS/AMRS
Luís Liberato Baptista – Diretor do DCED – Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Setúbal
Marque já na sua agenda... Contamos com a sua presença.
Comemorações do Dia Internacional das Mulheres 2017
Conferência sobre "Arqueologia da Baía de S. Torpes".
Por Carlos Tavares da Silva
Museu Nacional de Arqueologia, Sábado dia 4 de Março, 15:30 horas
Entrada Livre.
No âmbito do encerramento da exposição "Memórias da Praia de S.Torpes".
A não perder... Sextas de Arte e Ciência. 24 Fevereiro, 21h30, MAEDS
"Pintura e Medicina"
Com Dr. António M. D. Poças
José Poças nasceu no Porto em 1958 e vive em Setúbal desde 1982.
É médico especialista em Medicina Interna, Doenças Infeciosas e Medicina do Viajante.
Presentemente, é Director de Serviço de Infeciologia no Hospital São Bernardo em Setúbal.
É um apaixonado pelos diversos temas da História, sobretudo da epopeia dos Descobrimentos e, em particular pela figura de Cristóvão Colombo.
É um ávido leitor, sobretudo de romances históricos, apreciando muito aprofundar o sentido das citações de autores célebres que utiliza nas suas palestras.
Inspirado por uma viagem a São Tomé e Príncipe e por muitos momentos que marcam a sua carreira médica, José Poças mergulhou até à parte mais profunda da sua própria memória e escreveu "Ode ou Réquiem", alegoria sobre a natureza do acto médico, a propósito de algumas históricas clínicas reais.
Agende... Mariscar SEM Lixo, Domingo, 19 de fevereiro - Carrasqueira
A Ocean Alive lança mais um desafio em uma ação de sensibilização e limpeza do porto palafítico da Carrasqueira, enquadrada na campanha “Mariscar SEM Lixo”.
Esta iniciativa irá realizar-se este domingo, dia 19, e conta com a participação de voluntários e da comunidade piscatória local,
pretendendo acabar com o mau hábito dos mariscadores em deixar as embalagens de sal na maré.
Em 2016 participaram 645 voluntários e foram retiradas mais de 20000 embalagens de sal do estuário do Sado.
As inscrições deverão ser efectuadas até ao final do dia 16 de Fevereiro, existindo transporte gratuito entre Setúbal-Carrasqueira-Setubal em 3 horários distintos.
Inscrições aqui...
SÁBADOS NO MUSEU... 11 de Fevereiro. Contamos com a sua presença.
16h00- Apresentação da exposição:
Homenagem à Arquitecta Teresa Beirão "UMA OBRA DEDICADA À ARQUITECTURA EM TERRA"
17h00- Conferência "Imigração Contemporânea para Portugal: menos trabalhadores, mais investidores e... refugiados?"
Prof. Doutor Jorge Malheiros (Universidade de Lisboa)
Marque já na sua agenda...
28 JANEIRO, 16H00, MUSEU NAVAL, ALMADA.
Conferência
"FENÍCIOS NO BAIXO SADO"
Por Carlos Tavares da Silva (MAEDS/ CEA)
Será também uma oportunidade para visitar um dos mais originais Museus do Distrito de Setúbal. Desfrute da magnífica vista sobre Lisboa desde a margem do Tejo.
Nota: Conferência integrada no ciclo "Conversas no Museu", organizado pelo Museu Naval de Almada.
Como chegar
Para usufruir desta paisagem poderá chegar a Cacilhas de barco, através do cacilheiro ou ferry-boat que efectua a ligação fluvial com o Cais do Sodré, e cujo percurso varia entre 10 a 15 minutos, e seguir a pé pela Rua do Gingal em um percurso ribeirinho de 1,25 km. A partir de Lisboa também poderá utilizar os autocarros dos Transportes do Sul do Tejo, com partidas da Praça de Espanha (152), Praça do Areeiro (160) ou Cidade Universitária (176) que terminam junto a Almada Velha, fazendo-se o restante percurso a pé e com a utilização do elevador panorâmico de Olho de Boi - junto à Casa da Cerca, que oferece uma deslumbrante panorâmica sobre o Tejo e a cidade de Lisboa. Outra alternativa de percurso para as chegadas às imediações de Almada Velha, a partir quer de Cacilhas, quer da rotunda centro-sul (junto à estação da Cova da Piedade) faz–se pela utilização do Metro Transportes do Sul.
Localização
Museu Naval
Olho de Boi - Ginjal
2800-205 Almada
Coordenadas GPS
38° 41' 2.350" N 9° 9' 40.658" W
SÁBADOS NO MUSEU
Ciclo de conferências
O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/Associação de Municípios da Região de Setúbal promove o ciclo de conferências "Sábados no Museu...", a primeira conferência terá lugar no dia 21 Janeiro, 16h30 no MAEDS. Contamos com a presença de todos.
21 Janeiro. 16h30
"Setúbal sob jurisdição da Ordem Militar de Santiago na Idade Média: a estruturação de um núcleo portuário urbano”
Dra. Ana Cláudia Silveira (Doutoranda de História Medieval, FCSH)
Nasceu em Angola em 1972, licenciou-se em História na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1994, sendo pós-graduada em História Medieval na mesma instituição. Encontra-se atualmente a preparar uma dissertação de doutoramento em História Medieval, desenvolvendo investigação sobre Setúbal sob orientação da Professora Doutora Amélia Aguiar Andrade. É membro do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa.Tem vindo a interessar-se pela investigação de temáticas centradas na organização e desenvolvimento dos espaços litorais, na gestão territorial promovida pela Ordem Militar de Santiago nos seus domínios e na relação da instituição com outras esferas de poder.
Recebeu, em 2016, o Prémio de História Alberto Sampaio com o trabalho “Lavrar o Mar: a dinâmica da produção de sal em Setúbal no contexto dos salgados portugueses. Etapas de uma afirmação internacional”.
Entrada Livre
Organização MAEDS/AMRS
A não perder...
SAIBA MAIS SOBRE A NOSSA CULTURA MARÍTIMA...
14 JANEIRO, 16H00, MUSEU NAVAL, ALMADA.
Marque já na sua agenda.
Conferência
"UMA CULTURA MARÍTIMA ANCESTRAL: MODO DE VIDA ANFÍBIO NO NEOLÍTICO DO ESTUÁRIO DO TEJO"
Por Joaquina Soares (MAEDS)
Será também uma oportunidade para visitar um dos mais originais Museus do Distrito de Setúbal. Desfrute da magnífica vista sobre Lisboa desde a margem do Tejo.
Nota: Conferência integrada no ciclo "Conversas no Museu", organizado pelo Museu Naval de Almada.
Como chegar
Para usufruir desta paisagem poderá chegar a Cacilhas de barco, através do cacilheiro ou ferry-boat que efectua a ligação fluvial com o Cais do Sodré, e cujo percurso varia entre 10 a 15 minutos, e seguir a pé pela Rua do Gingal em um percurso ribeirinho de 1,25 km. A partir de Lisboa também poderá utilizar os autocarros dos Transportes do Sul do Tejo, com partidas da Praça de Espanha (152), Praça do Areeiro (160) ou Cidade Universitária (176) que terminam junto a Almada Velha, fazendo-se o restante percurso a pé e com a utilização do elevador panorâmico de Olho de Boi - junto à Casa da Cerca, que oferece uma deslumbrante panorâmica sobre o Tejo e a cidade de Lisboa. Outra alternativa de percurso para as chegadas às imediações de Almada Velha, a partir quer de Cacilhas, quer da rotunda centro-sul (junto à estação da Cova da Piedade) faz–se pela utilização do Metro Transportes do Sul.
Localização
Museu Naval
Olho de Boi - Ginjal
2800-205 Almada
Coordenadas GPS
38° 41' 2.350" N 9° 9' 40.658" W
Convite/ Invitation
Temos o prazer de convidá-lo a participar no SIMPÓSIO dedicado a MUSEUS, INVESTIGAÇÃO e EDUCAÇÃO. O objectivo deste encontro é reflectir sobre o papel dos Museus na sociedade contemporânea, com particular enfoque nas funções de Investigação e Educação perspectivadas a diferentes escalas. Será uma oportunidade para os especialistas partilharem informações e debaterem tópicos relevantes. O Simpósio "Museus, Investigação & Educação" será realizado nos dias 6, 7 e 8 de Abril no Fórum Municipal Romeu Correia em Almada.
We are pleased to invite you to participate in a SYMPOSIUM dedicated to MUSEUMS, RESEARCH and EDUCATION. The aim of this meeting is to reflect about Museums in contemporary society with a particular focus on Research and Education functions analysed at different scales. It will be an opportunity for specialists to share information and debate relevant topics. The Symposium Museum, Research and Education will be held on 6, 7 and 8 April at the Romeu Correia Municipal Forum in Almada.
Apresentação/ Objectivos
Em uma iniciativa conjunta, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS)/Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), o Fórum Intermuseus do Distrito de Setúbal (FIDS), os Museus Municipais de Almada (Câmara Municipal de Almada), o ICOM-Portugal e a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) decidiram levar a efeito um simpósio de reflexão sobre o papel dos Museus na sociedade contemporânea, com particular enfoque nas funções Investigação e Educação, perspectivada às escalas local, regional e global.
A vitalidade da entidade museológica e a sua capacidade de resistir ao desgaste rápido das materialidades imposto pela sociedade de consumo reside em primeiro lugar na investigação, via para a criação do novo, para a consolidação do conhecimento e conservação da Memória colectiva.
O importante papel desempenhado pelos museus na educação formal, não-formal e informal, através da integração de múltiplas valências, transformaram o espaço museal em lugar-central da educação para a cidadania, ao longo da vida e de acordo com as livres escolhas dos seus públicos. É pois um dos raros polos de liberdade no quadro urbano em que nos movemos.
Partindo das premissas anteriores pretende-se que o Simpósio seja um tempo de debate teórico, partilha de experiências, transferência de informação e (porque não?) incubação de inovações para este sector de actividade cultural.
Introduction
In a joint initiative of the Museum of Archaeology and Ethnography of the District of Setúbal (MAEDS) / Association of Municipalities of the Region of Setúbal (AMRS), Inter-museums Forum of the Setúbal District (FIDS), Municipal Museums of Almada (Municipality of Almada), International Council of Museums Portugal (ICOM-Portugal) and the Portuguese Association of Museology (APOM) decided to hold a Symposium to reflect about Museums in contemporary society with a particular focus on Research and Education functions analysed on local, regional and global scales.
The vitality of museums and its ability to resist the rapid erosion of the materialities provoked by the consumer society lies prioritory in research, by means of innovation, knowledge certification and preservation of the Collective Heritage and Memory.
The important role played by museums in non-formal and informal education through the integration of multiple values has transformed the museum space into a central place of education for citizenship, throughout life and in accordance with the free choices of its publics. It is therefore one of the rare poles of freedom in the urban framework in which we move.
Based on the previous premises it is intended that the Symposium will be a time for debate, sharing of experiences, transfer of information and (why not?) incubation of innovations for this sector of cultural activity.
Organização
Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) / Associação de Municípios da Região de Setúbal(AMRS); Forum Intermuseus do Distrito de Setúbal (FIDS); Divisão de Museus e História Local (Câmara Municipal de Almada); ICOM-Portugal e Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
Organization
Museum of Archeology and Ethnography of the District of Setúbal (MAEDS) / Association of Municipalities of the Region of Setúbal (AMRS); Inter-museums Forum of the Setúbal District (FIDS); Museums and Local History Division (Municipality of Almada); International Council of Museums Portugal (ICOM-Portugal) and the Portuguese Association of Museology (APOM)
Comissão Organizadora/Organizing Committee:
Joaquina Soares, Mário Antas, Luís Pequito e João Neto.
Comissão Científica/ Scientific Commission:
Ana Carvalho (Universidade de Évora / University of Évora)
Alice Semedo (Faculdade de Letras da Universidade do Porto / Faculty of Arts of the University of Porto)
António Carvalho (Museu Nacional de Arqueologia e UNIARQ / National Museum of Archeology and UNIARQ)
António Nabais (APOM)
António Camões Gouveia (FCSH da Universidade Nova de Lisboa / FCSH of the New University of Lisbon)
António Martinho Baptista (Museu do Côa Parque / Côa Park Museum)
Carlos Tavares da Silva (MAEDS / AMRS e/and UNIARQ)
Joana Monteiro (Museu de Lisboa / C.M.Lisboa/ Museum of Lisbon)
João Neto (APOM / Museu da Farmácia / Museum of Pharmacy)
Joaquina Soares (MAEDS / AMRS e/and UNIARQ)
José Alberto Ribeiro (ICOM-Portugal e Museu-Palácio da Ajuda/Ajuda Palace Museum)
Luís Pequito (DMHL/C.M.Almada e IHC/CEHFCI da Universidade de Évora/University of Évora)
Luís Raposo (ICOM Europa)
Mário Antas (ICOM-CECA Europa)
Mário Moutinho (Universidade Lusófona / Lusófona University)
Rui Parreira (Direcção Regional de Cultura do Algarve / Regional Directorate of Culture of the Algarve)
Vítor Serrão (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa / Faculty of Letters of the University of Lisbon)
Comissão Executiva/Executive comission:
Ana Férias (MAEDS/AMRS)
Antónia Coelho-Soares (MAEDS/AMRS)
António Camarão (Espaço Memória / C.M.Barreiro/Municipality of Barreiro)
Clara Santos (C.M.Moita/Municipality of Moita)
Fátima Afonso (Ecomuseu do Seixal/C.M.Seixal/Seixal Ecomuseum /CMS)
Fátima Contramestre (C.M.Montijo/Municipality of Montijo)
Fernanda do Vale (C.M.Santiago do Cacém/Municipality of Santiago do Cacém)
Joana Esteves (DMHL/C.M.Almada)
João Ventura (Museu Municipal de Sesimbra/ C.M.Sesimbra/ Municipality of Sesimbra)
José Matias (C.M.Santiago do Cacém/Municipality of Santiago do Cacém)
Luís Barros (DMHL/C.M.Almada/Municipality of Almada)
Lurdes Lopes (C.M.Barreiro/Municipality of Barreiro)
Michelle Santos (Museu Municipal de Palmela/ C.M.Palmela/ Municipality of Palmela)
Miguel Correia (Museu Municipal Alcochete/C.M.Alcochete/Municipality of Alcochete)
Paula Covas (MAEDS/AMRS)
Susana Duarte (MAEDS/AMRS)
Teresa Rita Pereira (MAEDS/AMRS)
PROGRAMA PROVISÓRIO/ PROVISIONAL PROGRAMME:
Dia 6 de Abril/ April 6th
Recepção dos conferencistas/Reception of participants - 9h00
Sessão de abertura/Opening session - 9h30-10h00
Participação da Coordenação, dos Presidentes da AMRS e da Câmara Municipal de Almada/Participation of the Coordination, the Presidents of AMRS and the Municipality of Almada.
Intervalo para café/ Coffee break
Conferência inaugural “Património e museologia, uma perspectiva global” Conferencista a designar/ Inaugural conference "Heritage and museology, a global perspective", lecturer to designate - 10h30-11h30
Sessão de Comunicações “Património e Museologia”/Communications Session "Heritage and Museology" - 11h30-13h30
Coordenação de/ coordinated by Mario Antas (ICOM-CECA Europa)
Almoço livre/Free lunch
Conferência “Didáctica museográfica”, por Joan Santacana (Universidade de Barcelona)/Conference "Didactic museography", by Joan Santacana (University of Barcelona) - 15h00-16h00
Sessão de Comunicações “Museus e Colecções”/Communications session "Museums and Collections" -16h15 - 18h00
Coordenação de/ coordinated by António Carvalho (MNA)
Visita aos Museus de Almada/Visit to the Museums of Almada - 18h00-20h00
Dia 7 de Abril/ April 7th
Sessão de comunicações “Experiências educativas em espaço museológico”/Communication session "Educational experiences in museum space" 9h30 -11h30
Coordenação de/coordinated by Luís Pequito (CMA)
Intervalo para café/ Coffee break
Sessão de comunicações “Museus: da investigação à educação” /Communications session "Museums: from research to education" - 11h45- 13h30
Coordenação de/coordinated by Joaquina Soares (MAEDS)
Almoço livre/Free lunch
Visita à Península de Setúbal/Visit to the Setúbal Peninsula. Orientação de/orientation by MAEDS- 15h00-19h00
Jantar volante/Flying dinner
Regresso a Almada pelas/Return to Almada at 22h00
Dia 8 de Abril/ April 8th
Sessão de comunicações “Museus: espaços de cidadania”/Communications session "Museums: spaces of citizenship" - 9h30 -11h30
Coordenação de/coordinated by João Neto (APOM)
Intervalo para café/ Coffee break
Encerramento com uma conferência de David Vuillame (ICOM) a confirmar/Closing session with conference by David Vuillame (ICOM) to be confirmed - 11h45- 13h00
Almoço livre/Free lunch
Visita pós-congresso à cidade de Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia e peça de “Teatro Portugal em Míudos” (a confirmar) baseada num livro de José Jorge Letria/Post-congress visit to the city of Lisbon, National Archaeological Museum and a childhood theater "Portugal em miúdos" (to be confirmed) based on a book by José Jorge Letria. Free time to visit other museums in Belém.
INSCRIÇÕES
Línguas Oficiais: Português, Espanhol. Francês e Inglês
Inscrição gratuita
Inscrição sem comunicação ou poster: 30 Março. 2017
Inscrição com comunicação oral ou poster (com envio de resumo): 28 DE FEVEREIRO. 2017
Comunicações (15m)
Com resumo com c. de 300-400 palavras (incluindo até 5 palavras-chave) documento Word, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Posters (A0)
Envio para: maeds@amrs.pt
Informação sobre aceitação de comunicações: até ao dia 15 Março
REGISTRATIONS
Official languages: Portuguese, Spanish, French and English
Free Registration
Registration deadline - without communication or poster: MARCH 30th, 2017
Registration deadline for communication or poster - with abstract submission in two languages ( e. g. Portuguese and English): FEBRUARY 28th, 2017
Communications (15 minutes)
Abstract with approximately 300-400 words (including up to 5 keywords), Word document, Times New Roman letter, size 12, spacing 1.5.
Posters (A0)
Send it to: maeds@amrs.pt
Authors will be informed about their abstracts acceptance until the 31st of March
Contactos/ Contacts
MAEDS -Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal
Morada/Adress: Avenida Luisa Todi, nº 162. 2900-451 Setúbal, Portugal.
Telefone/phone: +351 265 239 365
Site: www.maeds.amrs.pt
Email: maeds@amrs.pt
Obs.: O texto segue as normas anteriores ao novo regulamento ortográfico.
Cruzar experiências na Arqueologia da Península de Setúbal...
O MAEDS colabora com conversas no Museu de Almada, nos dias 14 e 28 de Janeiro.
Marque já na sua agenda.
Site do Simpósio "Museus, Investigação e Educação"
http://simpom.maeds.amrs.pt/
Boas Festas
Dias de encerramento do MAEDS durante o Natal e o Ano Novo:
23 - 26 dezembro
30 dezembro - 2 janeiro
Conferências no MAEDS
Assim foi a conferência "As Histórias do Arquivo Leisner (1908-1972) na Arqueologia Europeia. A vida, a obra e alguns apontamentos da região de Setúbal" com a Doutora Ana Catarina Sousa (UNIARQ, Faculdade de Letras de Lisboa), Dra. Filipa Bragança e Dra. Fernanda Torquato (Direcção Geral do Património Cultural), integrada no novo programa de conferências no espaço do MUSEU.
A conferência foi pautada pelo interesse e participação da assistência.
Se ainda não visitou a exposição " O Arquivo Leisner e os Arquivos Históricos da Arqueologia Portuguesa" poderá fazê-lo até ao dia 7 Janeiro.
MAEDS convida
Palestra, 3 Dezembro, 16h30
Histórias do Arquivo Leisner (1908-1972) na Arqueologia Europeia.
A vida, a obra e alguns apontamentos da região de Setúbal.
Com Ana Catarina Sousa (UNIARQ, Faculdade de Letras de Lisboa), Filipa Bragança, Fernanda Torquato (Direcção Geral do Património Cultural).
Exposição, 3 Dezembro a 7 Janeiro, 2017
O Arquivo Leisner e os Arquivos Históricos da Arqueologia Portuguesa
Partindo do caso do Arquivo Leisner, a exposição pretende estimular as leituras interdisciplinares e as relações entre as diferentes organizações com património arquivístico relacionado com a Arqueologia.Este arquivo integra o espólio documental reunido pelos arqueólogos alemães Georg Leisner (1870-1957) e Vera Leisner (1885-1972), apresentando um notável valor documental e cientifico para a História da Arqueologia Europeia das décadas de 40, 50 e 60 do século XX. Os estudos do Megalitismo Peninsular, tema central da investigação do casal Leisner, constituem ainda hoje referência incontornável.
Organização:
Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa - UNIARQ
Direção-Geral do Património Cultural - DGPC
Apresentação:
Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/
Associação de Municípios da Região de Setúbal
Entidades parceiras:
Deutsches Archäologisches Institut - DAI; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; laboratório Nacional de Energia e Geologia (Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia); Museu de História Natural e Ciência Universidade do Porto); Museu Municipal Santos Rocha (Câmara Municipal da Figueira da Foz);
Museu Municipal Leonel Trindade (Câmara Municipal de Torres Vedras); Museu Regional de Beja - Museu Raínha D. Leonor (Câmara Municipal de Beja); Sociedade Martins Sarmento.
Entrada livre.
CONVITE - DIA ABERTO DO IX ENCONTRO DE ARQUEOLOGIA DO SUDOESTE PENINSULAR. DOMINGO, 6 de Novembro. 2016.
No encerramento do IX Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular, haverá no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal um painel de conferências dedicado à Época Romana e Período Visigótico aberto à participação de todos os interessados.
Manhã de Domingo, 6. Entrada livre.
Veja o programa aqui.
Tarde de Domingo, 6 - Visita guiada a sítios arqueológicos da região, terminando no Castelo de Palmela.
II Módulo das Jornadas Arqueológicas da Região de Setúbal (14 e 15 de Outubro)... algumas imagens.
Sessão de encerramento, com a participação dos Coordenadores do evento - Joaquina Soares e Carlos Tavares da Silva e Vice-Presidente da Câmara Municipal do Seixal e Vereador do pelouro da Cultura, Jorge Gonçalves.
Visita à Olaria romana da Quinta do Rouxinol guiada por Jorge Raposo.
Visita ao estabelecimento romano de preparados piscícolas do Creiro guiada por Carlos Tavares da Silva.
Visita ao Castelo de Palmela guiada por Isabel Cristina Fernandes.
Visita às Ruínas Romanas de Tróia guiada por Inês Vaz Pinto.
I Módulo das Jornadas Arqueológicas da Região de Setúbal (7 e 8 de Outubro)... algumas imagens.
Decorreu no fim de semana passado (7 e 8 de Outubro) o primeiro bloco das Jornadas Arqueológicas da Região de Setúbal, dedicado à Pré e Proto História da Região.
Participaram cerca de 60 pessoas de diversas áreas sócio-profissionais, com destaque para o ensino. Participaram com entusiasmo no debate do Património arqueológico à luz dos problemas da Sociedade actual.
7 Outubro, Espaço Memória, Barreiro
Conferências:
“Os Alvores da Ocupação Humana”, por João Luís Cardoso (UAL; ACL; APH);
“O fim do grande ciclo da economia de caça-recolecção e as primeiras comunidades neolíticas”, por Joaquina Soares (MAEDS/AMRS; FLUL/UNIARQ);
– “Dos primeiros metalurgistas às sociedades hierarquizadas da Idade do Bronze na Região”, por Joaquina Soares;
“Da colonização fenícia ao mosaico cultural da 2ª Idade do Ferro”, por Carlos Tavares da Silva (MAEDS/AMRS; UNIARQ);
“Almaraz – a primeira urbe de Almada: diacronia, arquitectura e cultura material”, por Luís Barros (MMA).
8 de Outubro
Visitas:
Museu Naval exposição "Almada, uma História Milenar – Entre a Terra e o Mar" Visita guiada por Luís Barros
Hipogeus da Quinta do Anjo, visita guiada por Joaquina Soares
Castro de Chibanes (Palmela), visita guiada por Carlos Tavares da Silva
Exposição de Arqueologia Regional no MAEDS, visita guiada por Carlos Tavares da Silva
Sessão de abertura no Espaço Memória (Barreiro) com a participação do Presidente da AMRS - Rui Garcia, Coordenadora do evento - Joaquina Soares e Presidente da Câmara Municipal do Barreiro - Carlos Humberto de Carvalho.
Conferência de João Luís Cardoso.
Conferência de Joaquina Soares.
Conferência de Luís Barros.
Visita ao Museu Naval de Almada, guiada por Luís Barros.
Visita a Chibanes, guiada por Carlos Tavares da Silva.
Visita à Exposição de Arqueologia Regional no MAEDS guiada por Carlos Tavares da Silva.
Visita aos Hipogeus pré-históricos da Quinta do Anjo guiada por Joaquina Soares.
O Mar e o Sado no ADN de Setúbal (breve reportagem...)
Assim foi a palestra "O MAR E O SADO NO ADN DE SETÚBAL", proferida por Joaquina Soares, integrada na ação de limpeza da margem Norte do estuário do Sado, organizada pela Ocean Alive.
O Mar e o Sado no ADN de Setúbal
O MAEDS junta-se à Ocean Alive com a palestra "O MAR E O SADO NO ADN DE SETÚBAL", proferida por Joaquina Soares, integrada na ação de limpeza da margem Norte do estuário do Sado, na cintura industrial ribeirinha de Setúbal, que decorrerá no dia 14 de outubro.
Horário:14h às 15h, no dia 14 de outubro, em Eurominas, Setúbal.
Contamos com a sua participação.
Semana do Mar | 11 Outubro | 17h00
Na Semana do Mar: conferência “Os primórdios da actividade portuária no Estuário do Sado – Do período Fenício à Época Romana”, pelo arqueólogo Prof. Dr. Carlos Tavares da Silva.
Local: Auditório da APSS
Dia 11 de outubro (terça-feira), pelas 17h00
Parceria: AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal
Conversas de Teatro | 22 Agosto | 16h30
O Festival Internacional de Teatro de Setúbal - XVIII Festa do Teatro passa este ano pelo MAEDS com a sessão "Conversas de Teatro", dia 22 de Agosto, pelas 16h30. Entrada Livre.
Mais informações: http://www.teatroestudiofontenova.com/festival-internacional-de-teatro-de-setubal/xviii-festa-do-teatro-2016/
Novos artigos disponíveis para download
Para sua consulta e download estão disponíveis novos artigos da equipa técnico-cientifica do MAEDS, publicados na Revista Portuguesa de Arqueologia:
- Leitura arqueométrica de artefactos do final da Idade do Bronze: depósitos metálicos de Santa Cruz e de S. Francisco da Serra (Santiago do Cacém);
- Creiro (Arrábida): um estabelecimento de produção de preparados de peixe da Época Romana;
- Estudo zooarqueológico dos restos recuperados no estabelecimento industrial romano do Creiro (Arrábida, Setúbal).
JORNADAS ARQUEOLÓGICAS DA REGIÃO DE SETÚBAL
Recepção à Comunidade Educativa
Nos dias 7 e 14 (sextas-feiras) de Outubro ocorrerão diversas conferências sobre temática arqueológica, respectivamente no Barreiro (Espaço Memória) e no Seixal (Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal).
Os dias 8 e 15 (sábados) de Outubro serão dedicados a visitas guiadas, em autocarro, a sítios patrimoniais relevantes da região.
Consulte o site para saber mais informações:
http://jars.amrs.pt/
Site do IX Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular

http://ixeasp.maeds.amrs.pt/
O MAEDS na Festa da Arqueologia
ARQUEOLOGIA E PLURIDISCIPLINARIDADE.
A EXPERIÊNCIA DO MAEDS
Nota explicativa
A génese do MAEDS no âmbito do novo poder político criado pela Revolução de Abril de 1974, de âmbito local e intermunicipal e aberto à participação democrática e à inovação, explica o lugar central que a investigação deteve desde o primeiro momento no seu programa. Ultrapassando a função de apresentação de espécimes museológicos preexistentes, o MAEDS propunha-se criar as suas próprias colecções e sobretudo produzir conhecimento e património. A partir desta filosofia de intervenção social, em um período em que a investigação se encontrava confinada ao espaço universitário, foram desenvolvidas com sucesso, em ambiente museal, várias linhas de investigação no domínio da Arqueologia, de que destacamos:
-
- Preexistências de Setúbal;
-
- Processo de neolitização na Costa Sudoeste Portuguesa;
-
- Economia do mar. Diacronia e integração social;
-
- Processo de calcolitização. Da Estremadura portuguesa ao Sudoeste;
-
- Necrópoles de cistas do Bronze do Sudoeste;
-
- Estuário do Sado no período orientalizante: feitoria fenícia de Abul e Castelo de Alcácer do Sal;
-
- A Costa Sudoeste no Império Romano. Fileira produtiva de salgas de peixe e integração periférica.
Igualmente determinante para uma orientação metodológica (activamente adepta da pluridisciplinaridade) que vertebralizou a prática científica, foi a ligação dos Arqueólogos fundadores do museu – Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares – às ciências naturais.
Sendo o registo arqueológico constituído por materialidades tão distintas como variadas arquitecturas, arte rupestre, diversificados artefactos móveis, ecofactos, depósitos sedimentares de origem antrópica, só através do cruzamento de distintos domínios disciplinares será possível abranger essas realidades, interpretá-las e explicá-las, integrando-as em uma narrativa coerente em termos históricos (a domesticação do tempo!), económicos, sociais e culturais.
Sendo impossível referir no contexto da presente mostra, o manancial de informação produzida, optámos por apresentar alguns flashes de momentos particularmente felizes em que a prática especificamente arqueológica se articulou com a de outros domínios científicos através de um diálogo profícuo e claro, sem dúvida enriquecido por uma multivocalidade em muitos casos vanguardista (importa não esquecer que a ciência é datada como qualquer outra actividade humana).
Exposição
Painéis informativos com algumas das intervenções arqueológicas realizadas pelo Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, onde se verificou a ocorrência de cruzamento multidisciplinar:
-
- Concheiros Neolíticos da Comporta (consulte aqui o painel explicativo);
-
- Fortificação Calcolítica do Monte da Tumba (consulte aqui o painel explicativo);
-
- Estabelecimento fenício de Abul (consulte aqui o painel explicativo);
-
- Necrópole Islâmica da R. Francisco Augusto Flamengo (Setúbal) (consulte aqui o painel explicativo).
Ateliers
-
Observação e classificação de malacofauna;
-
Adornos sobre conchas. Da Pré-história à contemporaneidade;
-
Utilização de conchas na decoração cerâmica.
Ficha Técnica
Coordenação científica: Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares
Arqueologia: Susana Duarte
Artes visuais e animação cultural: Ana Isa Férias
Design gráfico: Ana Castela
Lançamento do livro "O Terreiro" de José Luis Neto | 21 de Julho | 18h00 | MAEDS

“Abrindo a sua escrita a outros imaginários (temáticos, estilísticos, temporais), José Luís Neto dá-nos, no segundo romance, uma obra profundamente original. Cerzindo habilmente memória e imaginação, passado e futuro, ironia e sensualidade, realismo social e ficção científica, o autor enovela-nos para melhor nos fascinar. O Terreiro revela-se-nos um romance sedutoramente áspero, onde convergem situações de irrecusável fantasia, vividas por personagens em rodopios fracturantes – e contagiantes. Com invulgar domínio de escrita, José Luís Neto viaja-nos por territórios de envolventes rarefacções, ancorado em (in)contida afectuosidade pela terra e pela gente a que pertence. O autor sabe dilatar os tempos e os espaços, os sentimentos e as pulsões como poucos na actual ficção. Lê-lo devagar é imergir num universo de tons coloridos onde a natureza humana, as distorções dos intervenientes ganham aspectos inesquecíveis. A cúpula de iluminium que, por exemplo, cobre Lisboa, uma Lisboa fora do tempo, é um achado de simbolismos a guardar.” Fernando Dacosta
Escavações Arqueológicas no Castro de Chibanes


O MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal /AMRS está a realizar, a partir do dia 11 de Julho, uma campanha de escavações arqueológicas no mais emblemático sítio arqueológico da Península de Setúbal – Chibanes. Esta campanha integra-se no projecto de investigação CIB, dirigido por Joaquina Soares e Carlos Tavares da Silva. Na área culminante da Serra do Louro, de onde se avistam, com grande visibilidade, os rios Tejo e Sado, erguem-se três fortificações sobrepostas que desafiam o tempo e nos surpreendem pela convergência de soluções arquitectónicas em tão longa diacronia. Directamente sobre o calcário dourado da Serra do Louro foi construído um recinto muralhado reforçado por bastiões, há cerca de 5000 anos, na Idade do Cobre. A população pré-histórica agro-pastoril que aí viveu, e tumulou os seus mortos na necrópole de hipogeus da Quinta do Anjo, abandonou o local no início da Idade do Bronze. O lugar voltaria a ser escolhido para a construção de nova fortificação, nos finais da Idade do Ferro, na transição para o século III antes de Cristo. A vida deste estabelecimento terá sido curta, pois os exércitos de Roma, na sua marcha conquistadora para norte, invadiram Chibanes e apropriaram-se do local e da população, construindo aí um estabelecimento militar que viria a ser desactivado no segundo quartel do século I antes de Cristo. Na presente intervenção de campo será dispensada particular atenção a esta última fase de Chibanes, com vista ao prosseguimento da valorização arqueológica e patrimonial do sítio.
Arqueologia do Distrito de Setúbal em Congresso Internacional. Necrópole da Idade do Bronze de Casas Velhas

Consulte o artigo "Short report: Evidence of non-masticatory dental use in Bronze Age individuals exhumed from the Necropolis of Casas Velhas (Portugal)", por Ana Maria Silva, Pedro Gil, Joaquina Soares e Carlos Tavares da Silva, neste link:
informacao/PUBLICACOES/2016/160704_Silva_IAPO_bulletin_2016_1.pdf
VI CONGRESSO DO NEOLÍTICO DA PENÍNSULA IBÉRICA "Los cambios económicos y sus implicaciones sociales durante el Neolítico de la Península Ibérica"

Realiza-se em Granada a partir de 22 de Junho a mais importante e abrangente reunião científica destinada a actualizar e debater a informação disponível sobre o processo de neolitização do território ibérico. O Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS estará representado neste congresso através da comunicação “NEOLÍTICO MÉDIO NO SUDOESTE: PASTORÍCIA VS. ECONOMIA AGRO-MARÍTIMA” que será apresentada por Joaquina Soares e Carlos Tavares da Silva. Anexa-se o resumo da comunicação e o link do site do congresso para mais informação:
http://www.baobabeventos.com/#!neoliticopeninsular/ch4k
Abstract: A primeira Revolução Neolítica criou um dinamismo demográfico associado a acréscimos de sedentarização e de custos sociais que a breve prazo seriam de difícil manutenção pelo fraco desenvolvimento das forças produtivas. Durante o Neolítico antigo evolucionado poderá ter sido atingido o máximo da intensificação da produção permitida pelo desenvolvimento das forças produtivas saídas da Revolução Neolítica. No interior, durante o Neolítico médio, é possível ler evidências de stress ambiental, com sobre-exploração do coberto vegetal e erosão de solos, atribuível ao incremento da pastorícia, nomeadamente em Los Barruecos (Cáceres); os povoados são pouco extensos, de curta duração, com baixa densidade de artefactos e de estruturas domésticas, documentando formas de povoamento associadas a acentuada mobilidade, próprias de modo de vida pastoril. O resultado de análises de estrôncio de dentes humanos da necrópole do Neolítico médio de Bom Santo e de amostras de ovicaprinos converge igualmente para um modelo de povoamento de elevada mobilidade, conutado com pastorícia, eventualmente transumante. À crise demográfico-ecológica que atribuimos ao Neolítico médio (da segunda metade do V ao terceiro quartel do IV milénios cal BC) uma outra resposta foi operacionalizada, tirando partido das vantagens do ecossistema estuarino. Nos sectores vestibulares do Tejo e Sado fixam-se populações, muito provavelmente herdeiras das mesolíticas, que irão desenvolver estratégia de subsistência assente na pesca, sobretudo de espécies que sazonalmente frequentam os estuarios, como a dourada (Sparus aurata), na recolecção de marisco, na extracção de sal por via ígnea, actividades complementadas por restrita agro-pastorícia. Particular atençâo será dedicada a esta forma de economía agro-marítima.
Inauguração da exposição "Ver e Dar a Ver" - Clara Menéres. Reportagem Fotográfica por Misé Pê.

Ver mais>
Dia Internacional dos Museu 2016/MAEDS - Reportagem Fotográfica

Ver mais>
Clara Menéres > 21 de Maio > 18h00

Download>
Próxima exposição temporária
A próxima exposição temporária no MAEDS será da autoria da escultora Clara Menéres. Esta artista encontra-se representada no espaço público do Distrito com a escultura Liberdade, Democracia, Solidariedade, 2001, na freguesia do Pragal, em Almada. A propósito pode ler-se na Agenda nº162, Maio 2016, de Almada: “No ano de comemoração dos 40 anos do Poder Local Democrático, vale a pena recordar o projecto da Câmara Municipal de Almada coordenado, em 2001, pelo escultor José Aurélio por altura da comemoração dos 25 anos da instituição dos órgãos autárquicos tal como os conhecemos hoje. Foram onze artistas portugueses, todos eles com fortes ligações a Almada, que contribuíram para a realização do projecto. A cada Freguesia correspondeu um escultor e uma peça de arte pública. No Pragal, a escultora Clara Menéres foi a responsável pela peça Liberdade, Democracia, Solidariedade, uma obra em aço inox composta por três elementos tubulares que representam os três valores que estão na base do Poder Local: a Liberdade, a Democracia e a Solidariedade. A representação das três virtudes é abstrata. As três formas tubulares surgem, nas palavras da própria artista, como ‘hastes de plantas que nascem do solo e, depois de se elevarem no espaço, adquirem um movimento síncrono de rotação’, representando o crescimento harmónico dos valores que estiveram na base do Poder Local Democrático.”

Maio dos Museus

Download>
Fotografias do lançamento do livro "Corredores"

Ver mais>
CONVITE

Download do convite>
Ver fotos do evento>
REABERTURA DAS EXPOSIÇÕES PERMANENTES DO MAEDS
Reabriu hoje, dia 12 de Abril, com o horário habitual (9.00H – 12.30H e 14.00H – 17.30H), o sector expositivo do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/Associação de Municípios da Região de Setúbal, na Avenida Luisa Todi, 162, 2900-451 Setúbal. O encerramento deste serviço ficou a dever-se à necessidade de restaurar os estuques da recepção do Museu e de reparar o respectivo telhado. Concluídos com sucesso os trabalhos referidos, o MAEDS reabre as suas portas e espera a sua visita.

"Chronos" no Museu do Côa
Consulte nos seguintes links as reportagens fotográficas do dia da inauguração da exposição "Chronos" no Museu do Côa.
Link 1>
Link 2>
Próxima exposição temporária
A próxima exposição temporária no MAEDS será da autoria da escultora Clara Menéres. Esta artista encontra-se representada no espaço público do Distrito com a escultura Liberdade, Democracia, Solidariedade, 2001, na freguesia do Pragal, em Almada. A propósito pode ler-se na Agenda nº162, Maio 2016, de Almada: “No ano de comemoração dos 40 anos do Poder Local Democrático, vale a pena recordar o projecto da Câmara Municipal de Almada coordenado, em 2001, pelo escultor José Aurélio por altura da comemoração dos 25 anos da instituição dos órgãos autárquicos tal como os conhecemos hoje. Foram onze artistas portugueses, todos eles com fortes ligações a Almada, que contribuíram para a realização do projecto. A cada Freguesia correspondeu um escultor e uma peça de arte pública. No Pragal, a escultora Clara Menéres foi a responsável pela peça Liberdade, Democracia, Solidariedade, uma obra em aço inox composta por três elementos tubulares que representam os três valores que estão na base do Poder Local: a Liberdade, a Democracia e a Solidariedade. A representação das três virtudes é abstrata. As três formas tubulares surgem, nas palavras da própria artista, como ‘hastes de plantas que nascem do solo e, depois de se elevarem no espaço, adquirem um movimento síncrono de rotação’, representando o crescimento harmónico dos valores que estiveram na base do Poder Local Democrático.”

Convite >7 de Maio

Ler mais>
Sebastião da Gama e a Serra Mãe > 29 de Abril

Download>
Convite
Sinos e taças. Junto ao Oceano e mais longe. Aspectos da presença campaniforme na Península Ibérica
Lisboa, 2016, Maio,12-13, Anfiteatro 3 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em representação do MAEDS participarão a Profª Doutora Joaquina Soares e Prof. Carlos Tavares da Silva.
Download do Programa>

Convite
2 e 3 de Abril | Visita ao património do Côa
Inscrições abertas para o curso Traço a Traço 2016>
Consulte o programa completo aqui>
Novo artigo disponível
O projecto de investigação de tempo longo "O Processo do Neolítico da Costa Sudoeste Portuguesa", desenvolvido pelo MAEDS, conta com um texto cientifico disponível: "The first farming communities in the Southwest European Coast: A traceological approach to the lithic assemblage of Vale Pincel I" por Joaquina Soares, Niccolò Mazzucco & Ignacio Clemente-Conte.
Download>

Sextas de Arte e Ciência | 4 Março | 21h30
2 e 3 de Abril | Visita ao património do Côa
Tome nota, a exposição Res Arrabidae encerra dia 27 de Fevereiro (Sábado), mas durante o próximo fim-de-semana teremos mais actividades para participar
Imagens para recordar... "Poetas e Pintores do Passado", evento do dia 20 de Fevereiro no âmbito das conferências do Res Arrabidae, com cerca de 80 participantes. Reportagem fotografica da autoria de Misé Pê.
Ver mais>
Programa Res Arrabidae
Poderá falar e ouvir falar, ver e participar sobre o tema da Arrábida todos os fins-de-semana (Sábados às 16h30) até ao encerramento da exposição Res Arrabidae, na Casa da Avenida (Av. Luisa Todi, 286. Setúbal). O primeiro desses eventos já ocorreu no passado Sábado, dia 13 de Fevereiro, uma conferência sobre os patrimónios da Arrábida, por Joaquina Soares. Mostramos-lhe a reportagem fotografica da autoria de Misé Pê.
Ver mais>
Para recordar a inauguração da exposição Res Arrabidae. Uma realização do MAEDS em parceria com a Casa da Avenida. Aberto ao público até ao dia 27 de Fevereiro. Ateliês escolares disponíveis por marcação para o seguinte email: servicoeducativo.maeds@amrs.pt . Reportagem fotográfica por Carlos Santana.
Ver mais>
Horário: Segunda a Terça > 14h15 às 17h15; Quarta a Sexta > 13h às 18h; Sábado e Domingo > 11h às 18h.
Morada: Av. Luisa Todi, 286. Setúbal.
NOVO PROGRAMA CULTURAL organizado pelo MAEDS/AMRS de colaboração com a Casa da Avenida e Fundação Oriente. Contamos com a sua presença...
Download>
O MUSEU VAI À ESCOLA
O projecto O MUSEU VAI À ESCOLA anda pela Região e já passou por diversas escolas (Escola Básica das Amoreiras, Escola Básica do Montalvão, Escola Básica dos Arcos, Escola 2+ 3 da Aranguês, Escola Básica do Viso, Escola Básica nº6 Monte Belo, Escola 2+3 Du Bocage, Escola 2 +3 Hermenegildo Capelo, Escola Secundária dos Casquilhos). Nele participaram, no corrente ano lectivo, cerca de 1000 alunos.
Este programa insere-se nas actividades do Serviço Educativo do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS). [...]

Ler mais>
A não perder
ver mais>
Contamos com a sua presença...
Palestra "Poetas e Pintores do Passado - Breves Referências e Imagens"
Com Nuno David, Sara Loureiro e Luciano Costa
20 Fevereiro I 16h30 I Casa da Avenida (Av. Luisa Todi, 286. Setúbal)
Actividade integrada no ciclo de celebração da Arrábida RES ARRABIDAE.
Palestra "Natureza e Cultura: Patrimónios da Arrábida"
Por Joaquina Soares
Sábado, dia 13 Fevereiro pelas 16.30H, na Casa da Avenida, nº286 da Av. Luisa Todi, Setúbal.
Palestra integrada no ciclo de celebração da Arrábida RES ARRABIDAE
Foto de Rosa Nunes
Novo artigo
Já pode consultar o artigo "Neolitização da costa sudoeste portuguesa. A cronologia de Vale Pinel I", de Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares, publicado nas Actas do 5º Congresso do Neolítico Peninsular. Download>
Boas Festas
A AMRS dedicou a Agenda do Professor do ano lectivo 2015-16 ao Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.
Com uma tiragem de 10.620 exemplares, este instrumento de trabalho constitui-se também como um objecto de arte, pela belíssima ilustração que comporta e cuidadas maquetização e impressão.
Tal como é escrito na introdução “Esta edição constitui, assim, um desafio à visita e à descoberta do MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, enquanto espaço onde o conhecimento da nossa história coletiva ao longo de milénios projeta o futuro desta região e das suas gentes”.
Estando o primeiro período do ano escolar a aproximar-se do fim, renovamos o convite à comunidade educativa para visitar e interagir com o MAEDS, reproduzindo aqui os temas que de Setembro a Dezembro o museu deixou à reflexão dos professores nesta particular agenda: Pesca, Agricultura, Creiro, Ilha do Pessegueiro.
27Novembro>21h30>MAEDS
Conferências na Sociedade de Geografia de Lisboa> 11 Nov. > 17h15
Fazemos nosso o convite da Sociedade de Geografia de Lisboa para as próximas conferências integradas no ciclo "Sítios e materiais, (re)leituras e (re)interpretações", que serão proferidas pelas Profs. Mariana Diniz e Joaquina Soares.
Aqui fica o resumo da conferência da Profª Doutora Joaquina Soares:
"ECONOMIAS DO MAR E NEOLITIZAÇÃO DA COSTA SUDOESTE
A Costa Sudoeste foi a região do actual território português que mais precocemente adoptou a economia de produção de alimentos, e no entanto ela representa a última fronteira para inovações que tiveram o seu ponto de origem primário no Crescente Fértil. Esta evidência coloca em destaque o conceito de neolitização enquanto processo de transformações económicas, sociais e culturais nas quais terão participado factores endógenos e exógenos cruzados por mecanismos de osmose cultural, e onde, em última análise, a decisão coube aos grupos mesolíticos.
Embora não admitamos qualquer determinismo geográfico, é inevitável trazer à colação as vantagens oferecidas pelos meios aquáticos da Costa Sudoeste no enquadramento das mudanças comportamentais indispensáveis à neolitização. Nesta região foi possível acompanhar, no tempo longo, a marcha da sociedade mesolítica, desde os alvores do Holoceno, há cerca de 10.000 cal BC até aos primeiros momentos do Neolítico antigo, há cerca de 5700/5500 cal BC.
Sugestão de leitura:
http://setubalnarede.pt/canal/musa-museus-arqueologia-e-outros-patrimonios/
Novos artigos disponíveis
Já pode consultar novos artigos aqui no site:
http://maeds.amrs.pt/publicacoes.html
2006
O Santuário Proto-Histórico de Garvão
Carlos Tavares da Silva e Mário Varela Gomes | I Cadernos Culturais d'Ourique
1985
Depósito votivo da II Idade do Ferro de Garvão. Notícia da primeira campanha de escavações
Caetano de Mello Beirão. Carlos Tavares da Silva, Joaquina Soares, Mário Varela Gomes e Rosa Varela Gomes | O Arqueólogo Português, série IV, vol. 3
"CHRONOS" de Rosa Nunes
Nova exposição temporária
“A PINTURA E O PROCESSO” > Sextas de Arte e Ciência
com Luciano Costa
16 Outubro > 21h30 > MAEDS
Download>
O MAEDS participa nas Jornadas Europeias do Património 2015 com as seguintes actividades:
25 de Setembro - “CHRONOS” de Rosa Nunes
21h30 - Inauguração, seguida de conferência “O depósito votivo de Garvão e a religiosidade na Idade do Ferro no sul de Portugal” por Francisco Gomes. Exposição patente de 25 de Setembro 2015 a 2 de Janeiro 2016.
26 de Setembro - CREIRO
15h00 - Visita guiada à estação romana do Creiro - Arrábida por Carlos Tavares da Silva. Partida do MAEDS.
27 de Setembro - CHIBANES
15h00 - Visita guiada ao castro de Chibanes e aos hipogeus da Quinta do Anjo por Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares. Partida do MAEDS. Colaboração Synapsis.
Se não pretende utilizar viatura própria o MAEDS faculta transporte em autocarro (50 lugares, por ordem de chegada), gratuitamente, a partir da sua sede (Av. Luisa Todi, 162, Setúbal) pelas 15h00, tanto para o dia 26 de Setembro (visita guiada à estação romana do Creiro), como para o dia 27 (visita guiada ao castro de Chibanes e aos hipogeus da Quinta do Anjo).
Contamos com a vossa presença.
CHIBANES 2015
Decorreu durante Julho e Agosto a campanha de escavações arqueológicas de 2015 em Chibanes (Palmela). Os trabalhos decorreram sob a direcção da Prof. Joaquina Soares e Dr. Carlos Tavares da Silva (UNIARQ, MAEDS).
Na campanha participaram as arqueólogas Catarina Furtado e Teresa Rita Pereira (UNIARQ), e ainda a arqueóloga Susana Duarte e os técnicos de arqueologia Júlio Costa e Fernanda Simões, do MAEDS.
A campanha de 2015 incidiu sobretudo nos níveis do período Romano-Republicano, cuja arquitectura e urbanismo planeado estão bem patentes nas imagens.
MESO 2015
O MAEDS vai estar representado na 9ª Edição da Conferência Internacional sobre o Mesolítico na Europa, que este ano decorre em Belgrado, com a comunicação "The Late Mesolithic of the Alentejo Coast (Portugal). Lithic Industry in Focus", por Joaquina Soares, Niccolò Mazzucco, Ignacio Clemente-Conte e Carlos Tavares da Silva.
Sugestão de leitura:
A Linha e o Espaço e ainda “O Almoço Do Trolha”, de Joaquina Soares
Link: http://setubalnarede.pt/canal/a-linha-e-o-espaco-e-ainda-o-almoco-do-trolha
Imagem: “O Almoço do Trolha”, Júlio Pomar, 1947/1950. (cf. http://www.acorianooriental.pt/noticia/destino-de-o-almoco-do-trolha-devia-ser-um-museu)
Estação Romana do Creiro
Sala de Visitas do MAEDS
Um dos principais obstáculos à ocupação humana do núcleo central da Serra da Arrábida prende-se com a escassez de água potável. Durante a época Romana, junto do Portinho da Arrábida, foi construído um estabelecimento economicamente especializado na preparação de pescado (peixe salgado e molhos) que se localizou (...)
Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova
Conferência sobre os fenícios no Sado vai ocorrer no Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova por intervenção do CEA do MAEDS.
Os Profs. Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares integram o programa daquele importante campo arqueológico com o tema “Presença Fenícia em Portugal. O Caso do Estuário do Sado”.
Dia 12 de Agosto, pelas 18h30.
Inscrições ou pedidos adicionais de informações deverão ser feitas pelo e-mail geral@cm-proencanova.pt
Consulte o cartaz, programas geral e de conferências aqui>
Convite
Cultura literária e não só no Verão de Setúbal
Uma iniciativa da livraria Culsete, onde a Directora do MAEDS participará no dia 11 de Julho. Consulte o programa completo aqui>
Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova
O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova decorre de 2 a 30 de Agosto e irá contar com a participação da Directora do MAEDS, Prof. Doutora Joaquina Soares e Prof. Dr. Carlos Tavares da Silva. As inscrições ou pedidos adicionais de informações deverão ser feitas pelo e-mail geral@cm-proencanova.pt
Consulte o cartaz, programas geral e de conferências aqui>
ATELIÊS DE VERÃO 2015
Os Ateliers de Verão estão de volta ao MAEDS e este ano são gratuitos. Inscreva-se já!
Saiba mais aqui>
ÚLTIMA HORA
O MAEDS estará representado na conferência abaixo referida pelo Prof. Dr. Carlos Tavares da Silva. Museu Nacional de Arqueologia. Entrada Livre.

Baixo relevo alusivo ao culto mitraico. Estação Romana de Tróia.
A não perder...
PASSEIOS EM SETÚBAL COM O PATRIMÓNIO
Nos dias 30 de Maio e 20 de Junho irão realizar-se visitas guiadas por Setúbal sobre as temáticas azulejar e a pesca.
Ver mais aqui>
CONVITE
Sextas de Arte e Ciência > 19 Junho > 21h30
"A escolha do tema..."
por Helena Mendonça
Sextas de Arte e Ciência > 5 Junho > 21h30
"As voltas que o mundo dá.
Divagações em torno do presente"
por Pedro Castro Henriques
Palestra > 29 Maio > 21h30
"A Arte no Feminino"
por Luisa Perienes
Sextas de Arte e Ciência > 22 Maio > 21h30
"As Sombras dos Rios, as Cores do Cobre"
Prof. Doutor Victor S. Gonçalves e Profª Ana Catarina Sousa
Maio no MAEDS
Consulte o programa do mês de Maio aqui>
“Nova Arqueologia” em Espanha e em Portugal
No passado dia 7 de Maio ocorreu na Universidade Complutense de Madrid uma Mesa Redonda sobre “Nova Arqueologia”, organizada no âmbito do projecto internacional “Arqueologia sem Fronteiras” (HAR2012-34033), coordenado por Víctor M. Fernández e Margarita Díaz-Andreu do ICREA. [...]
Sugestão de leitura:
"A artista plástica Emília Nadal, o Dia Internacional dos Museus e a questão do desenvolvimento sustentável", de Joaquina Soares
Link: http://setubalnarede.pt/canal/a-artista-plastica-emilia-nadal-o-dia-internacional-dos-museus-e-a-questao-do-desenvolvimento-sustentavel
"Slogan's" de Emília Nadal. Fotos de Miguel Proença.
POESIA NO MUSEU. Já no Sábado.
Programa do MAEDS para o Dia Internacional dos Museus 2015
Download>
Mesa Redonda "Nova Arqueologia" em Espanha: novas teorias e metodologias da Arqueologia Espanhola (1970-1990)
Esta mesa redonda irá contar com a participação da Doutora Joaquina Soares (Directora do MAEDS), será realizada no Auditório da Faculdade de Geografia e História na Universidade Complutense de Madrid, no dia 7 de Maio, pelas 11h00. A inscrição é gratuita e os lugares limitados.
Para mais informações consulte o programa aqui>
Download do flyer aqui>
Assim foi a edição de 2015 do curso"Traço a Traço".
Reveja aqui>
Inauguração da nova exposição temporaria "Emília Nadal. Imperativos 1970-2015, o tempo e as circunstâncias"
Reveja aqui>
Sugestão de leitura:
"A Jangada de S. Torpes", de Joaquina Soares
ler mais>
CONVITE
Seminário "Arqueologia e seus públicos. Comunicar, divulgar e preservar memória"
No próximo dia 29 de Abril, no Auditório Adriano Moreira, o MAEDS irá ser representado neste seminário com a participação da Doutora Joaquina Soares. Entrada Livre.
AS CORES E A ÁGUA > 17 Abril > 21h30 > com o pintor Nuno David
Exposição "Setúbal em Diários Gráficos"
11 de Abril > 16h00 > Casa da Cultura (Espaço das Artes)
Mostra de trabalhos realizados na 9ª Edição do Curso de Desenho Traço a Traço/2015
ver mais>
Palestra sobre escultura > 6 Março > 21h30
Contamos com a sua presença:
Consulte o desdobrável da exposição temporária "Viagens. Colectiva de Fotografia" aqui>
Pode consultar as informações das nossas intervenções arqueológicas aqui>
Sobre a exposição colectiva "VIAGENS"
http://imagemfix.blogspot.pt/2015/02/setubal-viagens-colectiva-no-museu-de.html
Palestra sobre escultura > 6 Março > 21h30
Download>
MAEDS na RTP2, 14 de Janeiro de 2015
Veja o video completo aqui>
CONVITE
Download>
O CURSO DE DESENHO "TRAÇO A TRAÇO" está de volta...INSCRIÇÕES A PARTIR DO DIA 2 JANEIRO, com limite máximo para 15 participantes
O MAEDS está a promover a 9ª edição do curso Traço a Traço que é dedicada à compreensão do Desenho, tendo como tema central as diferentes linguagens de desenho. As sessões reservarão um espaço importante para a criação, observação e experimentação. Contaremos com um grande número de convidados das mais diversas áreas, potenciando assim uma aprendizagem diversificada.
Download>
CONVITE
Download>
13 Fevereiro > 21h30
Projectos fotográficos com António Correia

Download>
21 Fevereiro | 09h30 | Faculdade de Belas-Artes da U. Lisboa
O MAEDS vai estar presente no Encontro "Neolítico em Portugal antes do Horizonte 2020: perspectivas em debate".
Consulte o programa aqui>
NOVOS ATELIERS NO MAEDS...
Inauguração das novas exposições temporárias do MAEDS
Na inauguração das novas exposições temporárias do MAEDS estiveram muitos rostos conhecidos das artes, do jornalismo, da museologia...
Na visita guiada às exposições Américo Silva. Projectos 1994-2002 e Villa Romana do Rabaçal, Penela, Portugal, 1984-2010: generosidade da terra e solidariedade dos Homens entre muitos visitantes, destaque para a presença do artista visual Américo Silva, da comissária das exposições Joaquina Soares, directora do MAEDS, do director das escavações da Villa Romana do Rabaçal, Miguel Pessoa e do Presidente da Câmara Municipal de Penela, Luis Filipe Matias.
ver mais>
Convite para uma viagem pela mais recente crónica da Doutora Joaquina Soares (Directora do MAEDS)
ver mais>
"Lenda de S. Torpes". Fotos de Rosa Nunes.
Já pode fazer o download do livro "Transformações sociais durante o III milénio AC no Sul de Portugal. O povoado do Porto das Carretas" de Joaquina Soares
Ver mais>
Exposições temporárias no MAEDS.
Patentes até ao dia 24 de Janeiro de 2015.
Contamos com a vossa visita.
Palestra
“OBSERVAÇÃO E FOTOGRAFIA DO SOL"
Por Pedro Ré
Pedro Ré é Professor Associado com Agregação no Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Obteve o doutoramento na Universidade de Lisboa em 1984 (especialidade Ecologia Animal) e a Agregação em 1991. As suas principais actividades de investigação relacionam-se com o estudo da ecologia do ictioplâncton marinho e estuarino, ecologia das fases larvares de sardinha e anchova, estudo da microestrutura de otólitos de larvas de peixes, ritmos de actividade de larvas de peixe e Biologia Pesqueira. É autor de mais de 150 publicações científicas (54 indexadas), 18 livros (como autor ou co-autor) e cerca de 150 publicações de divulgação científica. Actualmente é subdirector da FCUL.
Aqui fica uma sugestão para dia 9 de Novembro...
O MAEDS estará presente no Seminário “O SAL E A SALICÓRNIA. SADO, PASSADO E PRESENTE” através da participação da Doutora Joaquina Soares (Directora do MAEDS) que falará sobre as origens da exploração de sal marinho nos estuários do Sado e Tejo.
"Imagem da Palavra"> Nova data> 31 de Outubro> 21h30
Seminário "A arqueologia em Portugal sob o Signo da Mulher entre a sombra e a cátedra"
Intervenção da Profª Doutora Joaquina Soares com a comunicação "Em torno da arqueologia do género e da prática arqueológica no feminino em Portugal", no dia 21 de Outubro, na Sociedade de Geografia de Lisboa.
Aqui fica o convite para a próxima sessão de " Sextas de Fotografia", com Martim da Gama. Contamos com a sua presença
O XVII CONGRESSO MUNDIAL DA UISPP EM BURGOS
Acaba de realizar-se com assinalável bom êxito o XVII Congresso Mundial da União Internacional de Ciências Pré e Proto-históricas (UISPP), na esteira dos anteriores congressos de Lisboa e Brasil. Da reunião de Lisboa, conservava ainda no logótipo o báculo da cultura megalítica alentejana. [...]
ATRIBUIÇÃO DA MEDALHA LASA AO MAEDS NAS COMEMORAÇÕES DO DIA DA CIDADE DE SETÚBAL/15 DE SETEMBRO 2014
SESSÃO SOLENE ORGANIZADA PELA LASA (Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão). SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SETÚBAL
ver mais>
Não perca já Sexta-feira, dia 26 Setembro, às 21h30 no MAEDS
FOTOS DO SUMMER SCHOOL "ARRÁBIDA ARQUEOLÓGICA" 2014
A aguardar por 2015...
ver mais>
Não pode perder esta inauguração já no próximo dia 19 de Julho:
ENTRE SAL E FLAMINGOS...
Passe um dia em familia no nosso maior estuário... Salinas do Samouco - Alcochete
Não perca já Sexta-feira, dia 26 Setembro, às 21h30 no MAEDS
MARÇO MULHER 2014
Não perca a inauguração das exposições "Entre o Corpo e o Silêncio" com a pintura de Ana Lima-Netto e "Z=37,48" da artista plástica Rosa Nunes, no dia 7 de Março (Sexta-feira), às 21h30, no MAEDS.
Evento inserido no programa Março Mulher 2014.
Contamos com a sua presença!
Download do Catálogo da Pintora Ana Lima-Netto aqui>
Download do Catálogo da Fotógrafa Rosa Nunes aqui>
Download do iBook "Retratos do Silêncio" de Ana Lima-
-Netto aqui>
SUMMER SCHOOL "ARRÁBIDA ARQUEOLÓGICA" 2014
A 3ª edição do Curso de Verão “Arrábida Arqueológica” terá a estrutura organizativa e a duração das edições anteriores. Contará com uma componente teórica, e outra prática realizada no Castro pré e proto-histórico de Chibanes (Palmela). Será dedicada ao processo de neolitização no Ocidente Ibérico.
Apresentação do filme "SETUBALENSE? sim, claro!", 7 junho, 21h30, MAEDS. Entrada livre.
Ateliês de Verão 2014
Download aqui>
Convite:
O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) está a promover uma conferência, a última sessão do Summer School “Arrábida Arqueológica 2014” com o Prof. Doutor Manuel Rojo Guerra.
Esta terá lugar no dia 11 de Julho, sexta-feira, pelas 15h30, no Auditório de Conferências da Casa da Baía em Setúbal. A entrada é livre e a conferência incidirá sobre a temática “El neolítico y la Neolitización de las tierras del Interior Peninsular”.
Manuel Rojo Guerra é professor de Pré-História na Universidade de Valladolid, Espanha. A sua tese de doutoramento intitulou-se “Prospección arqueológica de la antigua cuenca de la Nava: Neolítico y Edad del Bronce I”.
A sua pesquisa tem-se centrado sobre o mundo megalítico peninsular e, em especial, na Submeseta norte.
Recentemente coordenou uma publicação onde se faz um balanço do Neolítico da península Ibérica “El Neolitico / The Neolithic: En La Peninsula Iberica Y Su Contexto Europeo”.
Exposição "CHRYSALLIS" DE ROSA NUNES, no dia 8 MARÇO, no FORUM CULTURAL DE ALCOCHETE
Contamos com a sua presença.
MARÇO MULHER 2014
mais informações e download dos catálogos aqui>
"Sextas de Fotografia" 4 Julho
SUMMER SCHOOL "ARRÁBIDA ARQUEOLÓGICA" 2014
A 3ª edição do Curso de Verão “Arrábida Arqueológica” terá a estrutura organizativa e a duração das edições anteriores. Contará com uma componente teórica, e outra prática realizada no Castro pré e proto-histórico de Chibanes (Palmela). Será dedicada ao processo de neolitização no Ocidente Ibérico.
http://museu-maeds.org/chibanes2014/
Ateliês de Verão 2014
Download aqui>
download>
"Sextas de Fotografia"
Apresentação do filme "SETUBALENSE? sim, claro!", 7 junho, 21h30, MAEDS. Entrada livre.
LAST CALL FOR PAPERS
XVII Congress of U.I.S.P.P., Burgos, 1-7 September, 2014
The theme of the session B15 - Social complexity in a long term perspective
The purpose of this session is to actualize the debate about social complexity mainly on the field of prehistoric societies, as well as on a broad scope of the pre-industrial social formations.
So the ethnographic record can shed light on the archaeological domain. Case studies and theoretical presentations are welcome to articulate regional processes of political and economical transformations seen from the archaeological record to more general trends of cultural change, with anthropological components. Researchers from different continents would enrich the discussion with contributions from a huge variety of socio-political contexts: From the origins of inequalities inside the Neolithic family nucleus, where the studies of the gender labour division are still not entirely explored, to the development of social stratification, which involved the rise of the state. Discourses of power and its mechanisms of legitimation, like those displayed by the European Late Bronze Age societies are central issues to be addressed in order to explain social organization and the increase of social complexity. Another important theme that could engage an interesting discussion would be the revaluation of the Iberian Copper Age.
Finally, this session is proposed to develop specific analyses about the role played by local salt exploitation, textile work, metallurgy and long distant interactions as key-factors of social complexity.
In order to be accepted for the program, you will need to register for the conference: click here.
Abstracts will be submitted online to cea.maeds@mail.telepac.pt and here.
Apresentação pública, no Museu do Oriente em Lisboa, em 22 de Março/2014, do volume 15 da publicação "Setúbal Arqueológica", referente ao II Encontro de Arqueologia da Arrábida.
Já se encontram disponíveis para consulta os novos artigos dos Investigadores do CEA publicados na nova Setúbal Arqueológica V.15
Apresentação pública, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa do livro da autoria de Joaquina Soares "Transformações sociais durante o III milénio AC no Sul de Portugal. O povoado do Porto das Carretas", 20 de Março/2014
Está está disponível um novo artigo para download:
O casal agrícola da Idade do Ferro de Gamelas 3 (Oeiras)
João Luís Cardoso e Carlos Tavares da Silva | O Arqueólogo Português, Série V, 2, p. 355-400
Download>
Já se encontra disponível para venda o novo volume da publicação "Setúbal Arqueológica"
Seminário "Arqueologia e Antropologia", não perca no dia 28 de Maio, às 15h30, na Sociedade de Geografia de Lisboa:
Agende já a sua próxima Sexta de Fotografia:
Convite:
18 Maio
Dia Internacional dos Museus
Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal
Em destaque:
Visita ao Património Azulejar de Setúbal (10h30 e 15h30)
Atelier de Azulejaria- Para crianças e jovens e adultos também
Venha pintar o seu azulejo e descobrir o universo da azulejaria.
Consulte o resto do programa aqui>
Este Sábado, dia 17, a directora do MAEDS, Doutora Joaquina Soares e o director do CEA, Doutor Carlos Tavares da Silva, irão estar presentes na conferência "A arqueologia da região de Sesimbra". Não perca!
Não perca no dia 9 de Maio esta palestra:
Caros(as) amigos(as),
RELEMBRAMOS QUE NO DIA 26 ABRIL TEREMOS POESIA DE ABRIL NO MAEDS... Apareça e traga um amigo também...
Marque já na sua agenda...
A não perder... Sexta feira, 28 Março, 21h30, MAEDS
Não perca no dia 20 de Março, às 18h, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa o lançamento da publicação "Transformações sociais durante o III milénio AC no sul de Portugal. O povoado do Porto das Carretas"
APRESENTAÇÃO DA NOVA PUBLICAÇÃO
Burgos: Congresso da UISPP
A directora do MAEDS, Profª Doutora Joaquina Soares, cordenará duas sessões sobre a complexidade social (...)
MEMÓRIAS DA ARRÁBIDA
O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal estará presente nas MEMÓRIAS DA ARRÁBIDA, evento da iniciativa de Tróia Resort (ver programa anexo), através da participação do arqueólogo Carlos Tavares da Silva que falará sobre a Arqueologia da Arrábida.
Assinatura de Acordo Colectivo de Trabalho entre a Assembleia Distrital de Setúbal e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Publicas, Concessionários e Afins
No dia 27 de Fevereiro, reuniram-se na Assembleia Distrital de Setúbal, a Presidente, Dra. Odete Graça e os membros da Direcção Nacional do STAL, Patrícia Marques Teixeira e João Paulo Soares de Sousa para assinatura do documento em epígrafe que pretende garantir a defesa dos direitos dos trabalhadores nomeadamente no que se refere ao horário de trabalhos das 35 horas semanais. A assembleia Distrital e os seus trabalhadores reconhecem neste documento a salvaguarda dos direitos adquiridos ao longo dos últimos 40 anos de Democracia.
Palavra Poética, 24 de Janeiro às 21h30 no MAEDS:
Inauguração da exposição "RETORNO AO PAISAGISMO. HOMENAGEM AO PINTOR LE MATTRE DE CARVALHO"
O MAEDS (Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal) / ADS (Assembleia Distrital de Setúbal) e a LASA (Liga de Amigos de Setúbal e Azeitão) têm a honra de convidar V. Exa. a visitar a exposição “Retorno ao Paisagismo. Homenagem ao Pintor Le Mattre de Carvalho”.
A exposição conta com obras dos pintores Acácio Malhador, Eduardo Carqueijeiro, Helena Mendonça, Joaquim Gonçalves, José Cascada, Luciano Costa, Manuel Branco e Nuno David.
Obras e fotografias de Le Mattre cedidas por: Carlos Le Mattre Carvalho, Judite Carvalho, Diamantino Vasconcelos, Luciano Costa, Sociedade Nacional de Belas Artes, Ricardo Le Mattre Rosenheim Rodrigues, Ana Cristina Rosenheim Rodrigues Sanchez Prieto, Graça Erika Rosenheim Rodrigues e Câmara Municipal de Marvão.
Exposição patente ao público até ao dia 25 de Fevereiro de 2014.
Fotografias da inauguração da exposição "RETORNO AO PAISAGISMO. HOMENAGEM AO PINTOR LE MATTRE DE CARVALHO"
Fotografias fornecidas por Synapsis
Não deixe escapar esta oportunidade:
Consulte aqui>
O MAEDS deseja-lhe FESTAS FELIZES!
Workshop para crianças e jovens:
Ateliês para as Escolas:
Exposição DIAS FELIZES
Ainda pode visitar até ao próximo dia 7 de Dezembro, na Galeria Municipal de Sobral de Monte Agraço, a exposição "Dias Felizes" (fotografia, instalação e video) de Rosa Nunes.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço com o apoio do MAEDS.
Marine Ventures ou adaptação das sociedades humanas a frentes oceânicas e ribeirinhas no tempo longo e à escala global
Foi este o tema do Simpósio Internacional que decorreu em Trondheim (Noruega) de 2 a 6 de Outubro/2013.
O MAEDS fez jus à nossa cultura marítima, fazendo-se representar através da comunicação: Rethinking the Mesolithic of the Sado Paleo‐Estuary (Portugal). Semi‐sedentary hunter‐gatherers, por Joaquina Soares.
Principais áreas marítimas abrangidas pelo congresso.
Contamos com a sua presença
História do ambiente e comportamento humano
Durante os últimos anos tem sido levado a cabo uma revisão da história ambiental e da sua relação com o comportamento humano. Para isso contribui a integração de disciplinas tão diferenciadas como a antropologia, a arqueologia, a história, a geografia ou a psicologia. A recente introdução do termo Antropoceno para designar o período correspondendo aos últimos 10 mil anos da história da terra é disso consequência. A presente conferência pretende resumir a evolução da interacção ser humano - ambiente pretendendo demonstrar a contínua modificação de ecossistemas ao longo do espaço e do tempo. Esse processo dinâmico do qual serão apresentados vários exemplos, implica necessariamente uma dualidade na acção dos humanos que são, a um tempo, "destruidores" e "sofredores". Será apresentada uma visão explicativa desse comportamento onde a racionalidade limitada, as heurísticas simples de tomada de decisão e comportamentos de grupo substituem de forma radical a visão dos Humanos como racionais e escolhendo sempre as alternativas que lhes são mais coniventes.
esta visão de Ambiente e de Ser Humano terá necessariamente de ter consequências na explicação e intervenção nos momentos presente e futuro.
José Palma Oliveira
Conferência "A Biodiversidade da Arrábida" com António Teixeira, dia 11 de Outubro às 21h30
Não perca o lançamento do livro Setúbal Arqueológica V.14 em Setúbal, no próximo Sábado dia 12 de Outubro
LANÇAMENTO DO LIVRO SETÚBAL ARQUEOLÓGICA V.14
Descubra como decorreu o lançamento do livro Setúbal Arqueológica V.14 na Sociedade de Geografia de Lisboa.
Marque já na sua agenda... contamos com a sua presença.
Consulte o índice aqui>
MOSAICOS ROMANOS DE CAETOBRIGA FORAM MOSTRADOS NO ENCONTRO PORTUGAL-GALIZA
CRIANÇAS DE PINHAL NOVO VISITAM ESCAVAÇÕES DE CHIBANES (24/07/2013)
Cerca de 40 crianças visitaram as escavações de Chibanes. A torre romano-republicana da área de cota mais elevada do castro mereceu o particular interesse dos pequenos visitantes. Filipe Gardete, mestrando em Arqueologia, explicou a jazida.
SUMMER SCHOOL 2013 EM REPORTAGEM DA RTP1
Veja a reportagem do programa da RTP1 "Portugal em Directo" nas escavações em Chibanes durante o Curso de Verão "Arrábida Arqueológica".
LINK: http://www.rtp.pt/play/p47/e122995/portugal-em-direto/302559
Reportagem no fim da 2ª parte do programa.
SUMMER SCHOOL 2013
Descubra como decorreu o curso de Verão "Arrábida Arqueológica, aqui>
FESTA DA ARQUEOLOGIA 2013
O MAEDS esteve presente na edição de 2013 da Festa da Arqueologia.
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
MEMÓRIAS DO PORTO DE SETÚBAL
Em resultado de uma produtiva parceria entre o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) comemorou-se em Setúbal o Dia Mundial do Ambiente, na última quarta-feira, dia 5 de Junho. O tema geral da Conferência foi a vocação portuária do Baixo Sado. A sessão de abertura esteve a cargo do Engº Ernesto Carneiro em representação da APSS, da Prof.ª Doutora Joaquina Soares, Directora do MAEDS e do Dr. Joaquim Gonçalves, Presidente da Assembleia Distrital de Setúbal, que aqui representava o Poder Local do Distrito. Neste bloco de intervenções sobre política cultural marítima e desenvolvimento regional foi salientada a necessidade de incentivar a nossa cultura conotada com o mar, enquanto vantagem comparativa e elemento identitário do “ser português”. (...)
Conferência pelo Prof. Doutor Victor dos Santos Gonçalves, sexta-feira, dia 31 de Maio
Serão cultural no dia 24 de Maio com Nuno David
Conferência dia 31 de Maio com Prof. Doutor Victor S. Gonçalves:
Estão abertas as inscrições para as escavações arqueológicas de verão do MAEDS
ver mais>
Não perca a próxima exposição temporária "40 GRAVURAS DE MEMÓRIA" | OBRA GRÁFICA DE MARIA GABRIEL
Caetobriga:
tema de conferência na Academia Portuguesa da História
Na Academia Portuguesa da História, no próximo dia 24 de Abril, será orador o Académico Carlos Tavares da Silva, com uma comunicação intitulada "O Problema da localização de Caetobriga. Novos dados arqueológicos".
COMISSÃO CIENTÍFICA DE TRÓIA: NOVO PRESIDENTE
O MAEDS congratula-se pela nomeação de Carlos Tavares da Silva como Presidente da Comissão Científica da estação arqueológica de Tróia e saúda os restantes elementos da mesma Comissão (Francisco Andrade, Virgílio Correia, Manuela de Deus, Inês Vaz Pinto), fazendo votos de óptimos resultados nas actividades de investigação e de apresentação pública de tão importante parcela do património arqueológico do Distrito.
Carlos Tavares da Silva (no centro da imagem) de visita às escavações arqueológicas em Tróia, dialogando com Patrícia Magalhães e acompanhado por Inês Vaz Pinto (à direita) e Françoise Mayet (à esquerda). Maio de 2010.
HOMENAGEM AO PINTOR SETUBALENSE LE MATTRE DE CARVALHO
Pintura de Alfredo Mattre de Carvalho
Alfredo Le Mattre de Carvalho, pintor setubalense, nasceu faz agora (no dia 24 de Março) 100 anos. Para comemorar o 100º aniversário do nascimento deste ilustre paisagista, falecido em 1991, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA), de parceria com o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) irá organizar uma exposição, no último trimestre de 2013, que mostrará, por um lado, obras de Le Mattre e, por outro, trabalhos de pintores actuais que, deste modo, se associarão a esta homenagem.
A pintura de Le Mattre de Carvalho caracteriza-se por “um paisagismo moderno” marcado por tons fortes de verdes, ocres, laranjas ou azuis. Em 1960 recebeu o prémio José Malhoa, da Sociedade Nacional de Belas Artes.
A sua actividade profissional dividiu-se pelo Ensino Técnico (Setúbal, Portalegre e Lisboa) e pela realização de projectos e montagem de exposições, muitas delas com fins didáticos, tendo participado, entre outras, nas seguintes: Centenário da Cidade de São Paulo (1953), Exposição Henriquina (1960), Portugal de Hoje, no Rio de Janeiro (1962), Salas de Etnografia do MAEDS (1975-76) e XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura (1983).
Debate sobre o Património
No dia 5 de Abril, pelas 18h, no Salão Nobre da Associação do Comércio Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, a Profª Doutora Joaquina Soares (Directora do MAEDS e Profª de Arqueologia na FCSH da Univer-sidade Nova de Lisboa) participa no ciclo de debates sobre "O Património no Distrito de Setúbal", organizado pelo Setúbal na Rede.
Consulte o restante programa aqui>
Workshop de pintura a aguarela:
Encontro Memórias de Tróia e do Sado
O MAEDS junta-se aos ENCONTROS EM TRÓIA com a participação da Prof. Doutora Joaquina Soares (Directora do MAEDS e Prof. de Arqueologia na FCSH daUniversidade Nova) e do Dr. Carlos Tavares da Silva (Director do Centro de Estudos Arqueológicos do MAEDS).
Organização:
A não perder no dia 8 de Março...
(Download)
Exposições temporárias
O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/ Assembleia Distrital de Setúbal convida V. Exa. para a inauguração das exposições “Jorge Costa. 30 anos de Desenho Arqueológico” e “Ilustrar a Palavra”, integradas na Trienal Movimento Desenha’12, no Sábado, dia 20 de Outubro, pelas 17h00.
* As exposições ficarão patentes ao público até ao dia 13 de Janeiro de 2013.
(Download)
Veja o que MAEDS preparou para si...
Clique na imagem para fazer dowload>
As estranhas facetas da Arte | Sábado, 24 de Novembro, 17h30
De 20 de Outubro a 15 de Dezembro de 2012
“TRAÇO A TRAÇO”
8ª Edição do Curso de Desenho
Informação
Período: 20 de Outubro a 15 de Dezembro, 2012
Sábados das 14.00H às 17.00H.
Duração: cerca de 24h.
Valor : 50€
Local: Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS).
Público-alvo: Todos os interessados em explorar as suas capacidades no campo das Artes Visuais, com ou sem experiência.
Coordenação: Ana Isa Férias (Artista Plástica) e David de Jesus (Historiador)
Convidados: Catarina Garcia (Artista Plástica) Eduardo Carqueijeiro (Artista Plástico); Filipa Silveira (Artista plástica); Guida Casella (Ilustradora Científica), Joaquina Soares (Directora do MAEDS e Profª na FCSH); Jorge Miguel (Ilustrador); Paula Covas (Técnica de Museografia).
A oitava edição do curso Traço a Traço é dedicada à compreensão do Desenho, tendo como tema central as diferentes linguagens de desenho.
As sessões reservarão um espaço importante para a criação, observação e experimentação. Contaremos com um grande número de convidados das mais diversas áreas, potenciando assim uma aprendizagem diversificada.
Tem como objectivo oferecer aos participantes formação artística diversificada no campo do desenho, fornecendo recursos conceptuais e técnicas, que permitam a compreensão, interpretação e representação da realidade que os rodeia.
Programa:
20 Outubro/12
I- Apresentação do curso Traço a Traço
II- Exercícios de desenho
III- Visitas guiadas às exposição “Jorge Costa. Trinta anos de Desenho Arqueológico” e “Ilustrar a Palavra”.
Orientação: Ana Isa Férias.
27 Outubro/12
“Desenhando o corpo”
Orientação: Filipa Silveira
3 Novembro/12
“Vemos o que queremos ver e não a realidade””
Orientação: Eduardo Carqueijeiro
10 Novembro/12
“Ilustração”
Orientação: Jorge Miguel
17 Novembro/12
“Desenho”
Orientação: Catarina Garcia
24 de Novembro/12
“Arte Pré-Histórica”
Orientação: Joaquina Soares
1 Dezembro/12
“Desenho Arqueológico”
Orientação: Guida Casella
15 de Dezembro/12
“Percursos Gráficos”
Visita guiada ao centro histórico de Setúbal, registando o percurso no diário gráfico.
Orientação: Paula Covas e David de Jesus
Inscrições e informações:
MAEDS- Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal
Av. Luisa Todi, 162, 2900, Setúbal
Tel: 265239365/Fax: 265 527 678
maedseventos@gmail.com
http://museu-maeds.org/
http://maedseventosactividades.blogspot.pt/
Filosofia grega em debate na conferência "Da perenidade da Tradição Pitagónica: aspectos históricos, morais e espirituais" por Pedro Teixeira da Mota, no MAEDS, na última sexta-feira (9 de Novembro de 2012).
ver mais>
27 Outubro 2012
WORKSHOP A(C)TO DE ESCRITA
Escrita criativa
Escrever é um verbo ativo e obriga à acção. Força o escritor a buscar a inspiração, as palavras precisas, as ideias revolucionárias, as personagens certas. No entanto, muitos perdem-se na sua demanda. Esquecem-se do seu rumo, ao misturarem várias técnicas de escrita no timing errado.
Escrever é um processo e é este instrumento de orientação que se partilhará, com o objectivo de dar confiança ao “escritor” (participante).
Orientador: Rui Guerreiro
Duração: duas sessões de 3h (9h30-12.30/14h00-17h00)
Público-alvo: todos os interessados, a partir dos 13 anos.
Nº máximo de participantes: 15
Preço: 8€
Traço a Traço
Lançamento do livro:
28 DE SETEMBRO (Sexta-feira)
21h00, MAEDS
(clique na imagem para fazer download)
CONVERSAS LITERÁRIAS
Sobre a poesia Al Berto
Conversa informal sobre o poeta Al Berto com os autores da
exposição "Doze Moradas de Silêncio", José Mouro e Paulo Correia.
e
Apresentação do livro sobre
Aquilino Ribeiro: Evolução do Homem Republicano
De Celina Arroz
A obra Aquilino Ribeiro: Evolução do Homem Republicano de Celina Arroz, editada
em Novembro de 2011, inseriu-se no programa do Centro Cultural Emmerico Nunes
sobre as comemorações dos cem anos da 1ª República, assinalou os 25 anos do Centro
Cultural Emmerico Nunes e integrou o programa do Dia do Município de Sines, a 24 de
Novembro. A obra foi apoiada, na divulgação, pela Comissão das Comemorações do
Centenário da 1ª República.
A autora, Celina Arroz, falará sobre o percurso de Aquilino Ribeiro, desde a sua
adolescência e juventude, até se tornar um republicano convicto, e partir para Paris,
após o regicídio em Lisboa, no dia 1 de Fevereiro de 1908.
Organização: MAEDS e CCEN
Jornadas Europeias do Património 2012
(clique na imagem para a ver completa)
29 de Setembro(Sábado) às 10h00 na ETAR Barreiro/Moita
Palestra por: Joaquina Soares
Palestra
O SÍTIO PRÉ-HISTÓRICO DA PONTA DA PASSADEIRA.
- ETAR do Barreiro/Moita- A exploração de sal e o seu enquadramento na Pré-história Europeia das Zonas Ribeirinhas.
Por Joaquina Soares.
- Exibição do filme e visita guiada à ETAR, exposição Águas de Silêncio de Rosa Nunes e vestígio arqueológico do bosque neolítico submerso.
Público-alvo: Todos os interessados
Local: Auditório da ETAR do Barreiro/Moita. Sítio pré-histórico da Ponta da
Passadeira, localizada na restinga da desembocadura contíguo à ETAR.
Organização SIMARSUL com a colaboração do MAEDS
Inscrição gratuita e limitada para: p.resende@simarsul.pt / 932569519
30 de Setembro (Domingo) às 16h00 em Palmela
Visita guiada ao Castro de Chibanes
Orientação: Susana Duarte
30 de Setembro (Domingo) às 16h00 em Palmela
O sítio fortificado de Chibanes localiza-se em uma área culminante da Serra do Louro, com extenso domínio visual, que atinge, para norte, o sistema estuarino do Tejo e, a sul, o rio Sado.
A superfície amuralhada durante a Pré e a Proto-história estima-se em cerca de 1 ha. A mais antiga ocupação remonta ao Calcolítico e Bronze antigo, entre 5000 e 3700 anos antes do Presente.
Abandonado no final do Horizonte Campaniforme (Bronze antigo), o local foi reocupado, graças às suas boas condições geoestratégicas, na II Idade do Ferro (sécs. III-II a. C.) e no período proto-romano, também designado por romano-republicano (sécs. II-I a. C.).
Público-alvo: Todos os interessados
Local de encontro: Rodoviária de Palmela (16h00)
Participação gratuita
Consulte todo o programa aqui>
22 DE SETEMBRO, 18h00, MAEDS
Apresentação do livro
“Não há duas equações iguais"
De João Miranda
Edição: Chiado Editora
Apresentação do livro: João Reis Ribeiro
(clique na imagem para fazer download)
CURSO DE VERÃO " ARRÁBIDA ARQUEOLÓGICA"
Veja as fotos aqui>
Consulte o Protocolo entre o MAEDS e AMRS aqui>
CURSO DE VERÃO "Arrábida Arqueológica"
Lançamento do livro. ATRAVESSA DOS BISPOS ESCARLATES, de Salvador Peres. Dia 30 de Junho às 18h00 no MAEDS
A TRAVESSA DOS BISPOS ESCARLATES E OUTRAS HISTÓRIAS é um livro divertido e despretensioso que nos leva, como um guia insano, pela ténue fronteira que separa o real do imaginário. Composto por 7 histórias, escritas entre 1985 e 2010, as personagens que o habitam vivem situações paradoxais e, aparentemente, falhas de qualquer sentido e realidade. Porém, logo abaixo da superfície deste confuso e nebuloso labirinto de palavras, revela um território de inesperada clareza, que remete para a vida de todos nós, comuns mortais, sujeitos às leis da vida, da natureza e da sociedade. Quantas vezes não damos connosco a pensar que a vida, na sua aparente marcha feita de simplicidade e ordem, não se nos afigura, afinal, como absurda, caótica e falha de sentido? Sem nunca ousar entrar na dimensão complexa e densa da filosofia, este livro acaba por mergulhar, através de uma espécie de comédia trágica e cínica, nos mistérios abissais do sentido da vida.
Março Mulher 2012
Dia Internacional dos Museus 2012
(WORKSHOP ON USE-WEAR ANALYSIS IN LITHIC ARTEFACTS)
WORKSHOP ORIENTADO POR IGNACIO CLEMENTE CONTE
Visita a Chibanes e à Necrópole de Hipogeus da Quinta do Anjo
Visita ao Alentejo Litoral - Património e Memória Futura - 10 Março. 2012
Ateliê "As minhas Esculturas"
MAEDS REPRESENTADO EM ENCONTRO SOBRE "MEMÓRIAS DE TRÓIA"
Memórias de Tróia (convite)
No próximo dia 10 Março, Sábado pelas 10.00h, inicia-se um encontro subordinado ao tema geral “Memórias de Tróia”, que se prolonga até ao final da tarde desse dia, com palestras e visita guiada à jazida da época romana.
Às 12.15h terá lugar uma sessão dedicada à Arqueologia de Tróia, animada por Carlos Tavares da Silva (Coordenador do Centro de Estudos Arqueológicos -MAEDS) e Victor S. Gonçalves (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
Para mais informações:
http://proposta.dimensaoglobal.com/troiaResort/12/newsletter.htm
Aspecto de conferência proferida por José Manuel dos Santos (Director Cultural da Fundação EDP)
Inauguração da exposição ESCULTURAS LEVES
Visita à estação romana do Creiro
O Distrito de Setúbal passou pelo MAEDS em 2011...
Inauguração exposições"Arquitecturas" e "Linhas e Memórias"
Visita guiada "Na busca do Pormenor"
Sessão cultural "Mafra ou o memorial do império- Arquitecturas a uma outra luz"
com António Marrachinho
Palestra "Fenicios e Romanos no Estuario do Sado"
com Carlos Tavares da Silva
Palestra "Presença-ausência. Um jogo de espelhos no livro de horas de Maria da Borgonha"
com José Custódio Vieira da Silva
Curso de pintura (em acrílico) com Eduardo Carqueijeiro
Palestra "A COLECÇÃO DE ARTE DA FUNDAÇÃO EDP - ONZE ANOS DEPOIS..."
por João Pinharanda (historiador, crítico de arte e comissário)
Sessão de "POESIA E IMAGEM" Alegorias para Despertar
Ateliês de Verão 2011
Inauguração de "CRUZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL"
Lançamento Revista Itinerante
BEYOND THE GRAVE| Rosa Nunes
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL | Pré-história das Zonas Húmidas. Paisagens de Sal
Dias 19, 20 e 21 de Maio.
Veja como correu.
E-vox
Dia Internacional dos Museus
Ver mais >
Ler autores portugueses
Cerminónia de entrega dos títulos honorários "AMICUS ROMANIAE" pelo icrl 2011
Fotografia com palavras | Alex Gadum
SYNAPSIS e MAEDS apresentam:
Sessão de projecção de fotografias comentadas.
MAEDS e CENTRO CULTURAL EMMERICO NUNES apresentam:
Exposição: MODERNISMO, DESENHO HUMORÍSTICO E CARICATURA
XARXES al Neolític
Participação da Dra. Joaquina Soares (Directora do MAEDS), no Congresso Internacional XARXES AL NEOLÍTIC (Barcelona), com a comunicação"MUDANÇA E INTERACÇÃO DURANTE O VI MILÉNIO A.C. NO SUL DE PORTUGAL".
Paixão de Mariana
SYNAPSYS E MAEDS apresentam:
Actores: Carlos Medeiros e Elisabete Caramelo
Sessão de leitura teatralizada das cartas atribuídas a Mariana Alcoforado, com exibição de fotos da exposição de Carlos Medeiros sobre a temática. Elisabete Caramelo será Soror Mariana e Carlos Medeiros o marquês de Chamilly. A performance assenta no conceito do público seguir os actores pelas salas do Museu, onde farão, em locais apropriados a leitura encenada de excertos das cartas.
Lançamento MUSA 3
Foi assim a apresentação da MUSA III, no Museu Agrícola de Atalaia (Montijo), na tarde de sábado, dia 13/11/2010.
Voto de pesar pelo falecimento de Jorge Costa

Reunião da Assembleia Municipal de Setúbal de 20 de Dezembro de 2010 foi aprovado por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento do artista gráfico do MAEDS, Jorge Jesus Domingos Costa.
Ficha Biográfica >
Voto de Pesar >
Arte Partilhada
O MAEDS e o Rotary Club Setúbal-Sado convidam V. Exa. para a visitar a exposição colectiva “Arte Partilhada” de: Acácio Malhador, Ana Evaristo, Ana Isa Férias, Ana Lima Netto, Andreas Stöcklein, Andreia Assembleia, Armando Santos, Eduardo Carqueijeiro, Francisco Borba,José Cascada, Luciano Costa, Luís Valente, Manuel Branco, Manuel Gardete, Nuno David, Rita Cascais e Rosa Nunes. Por cada trabalho vendido 50% reverterá a favor de uma instituição de solidariedade social.
SYNAPSIS | O Natal dos Poetas
Pode-lhe parecer que é passado…
Mas não, O MAEDS tem agora uma atmosfera natalícia.
Que vai gostar de experimentar.
Parceria SYNAPSIS/MAEDS.
SYNAPSIS | Apresentação