MAEDS integra programa de comemorações do 25 de abril promovido pela Escola Secundária D. João II

 

No âmbito das comemorações do 25 de abril realizadas na Escola Secundária D. João II, em Setúbal, o MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal inaugurou, no dia 20 de abril, a sua exposição itinerante “Bocage entre nós” e promoveu, no mesmo dia, a conferência “A liberdade em Bocage e no ADN de Setúbal”, por Joaquina Soares e António Chitas, com moderação de Joseph Rodrigues.

 

Os oradores levaram à conversa a luta pela Liberdade em Bocage, que absorveu o espírito identitário da cidade onde nasceu e viveu até aos 18 anos. Em Setúbal, ao longo da sua história, Bocage construiu um perfil único, onde a preservação da liberdade foi decerto o seu mais relevante atributo, como expresso na vida e obra Bocageanas.

 

No último dia da programação, foi realizado, ainda, o atelier “Bocage entre nós” que partiu da visita à exposição itinerante, onde os alunos descobriram alguns aspetos da vida e da obra do poeta e elaboraram ilustrações inspiradas em fábulas de Bocage.

 

Estas iniciativas contaram com a presença de 100 pessoas, entre elas alunos e professores.

 

O programa das comemorações do 25 de abril da Escola Secundária D. João II, que terminou no passado dia 26 de abril, integrou-se no projeto Cultural Escolar “A escola e o bairro, multiculturalidade e direitos humanos”.