Noite dos Museus 2017 | Entre o Dizível e o Indizível: Há Palavras Imensas, que Esperam por Nós.

 

No dia 19 de Maio realizou-se no MAEDS a Noite dos Museus, que contou com leituras e mostras de artes visuais por António Marrachinho, Cristina Soares, Mafalda Pires da Silva e Sara Loureiro, inspiradas na amizade entre Maria Helena e Mário Cesariny. Recordamos aqui alguns momentos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional dos Museus 2017

 

Agradecemos aos cerca de 250 participantes que estiveram presentes no programa do Dia Internacional dos Museus do MAEDS, foi um dia MEMORÁVEL. Um especial agradecimento à Escola Secundária D. João II, alunos das turmas 9º H, 9º I E 12º D, aos professores Joseph Rodrigues, Lucília Telmo, Misé Pereira, Raquel Freitas, Raquel Ventura, Susana Nogueira, António Brazinha, Rosa Nunes ao Miguel Banha e ao grupo musical Sant`iago Olodum do Agrupamento de Escolas de Santiago. Aqui ficam algumas imagens...

 

No interior:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Centro Histórico de Setúbal (reportagem fotográfica por Maria José Pereira):

 

 

 

 

 

 

Conferência Internacional. Lisboa, 11-13 de Maio

 

Transitions? Continuity and Discontinuity of Cultural Developments from the Mesolithic/Epipalaeolithic to the Neolithic Period.

 

Instituto Arqueológico Alemão (DAI - Madrid)

 

Ocorreu em Lisboa, no final da semana passada, uma reunião científica internacional organizada pelo Instituto Arqueológico Alemão, na qual o MAEDS, da AMRS, esteve representado, respondendo ao honroso convite da entidade organizadora, através de comunicação por Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares, na qual deram a conhecer, à comunidade de pré-historiadores europeus ali reunida, os mais recentes resultados da investigação que têm vindo a desenvolver sobre o processo de Neolitização na Costa Sudoeste portuguesa, no âmbito da actividade do Centro de Estudos Arqueológicos daquele museu. O texto é ilustrado com imagens da sessão que decorreu no Museu Geológico, onde foi apresentada a comunicação do MAEDS. A mesa foi dirigida pela Profª Doutora Ana Catarina Sousa, estando no uso da palavra a conferencista Prof.ª Doutora Joaquina Soares. Para mais informação, clique aqio para aceder ao programa do evento.

 

 

 

 

 

O MAEDS no Mercado Romano de Tróia.

 

No passado dia 9 de abril, o MAEDS- Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/Associação de Municípios da Região de Setúbal - participou com o atelier “OS DEUSES ROMANOS” em mais uma edição do MERCADO ROMANO DE TRÓIA. Evento que este ano foi dedicado ao Deus Mitra. Realizámos uma visitação ao universo mitológico greco-latino, através de abordagem lúdica, com jogos pedagógicos, pinturas faciais, marionetas, construção de adereços inspirados na indumentária romana. Estimamos que cerca de 600 visitantes tenham participado nesta iniciativa da Tróia Resort.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Simpósio Museus, Educação e Investigação - três dias de partilha e entusiasmo.

 

Decorreu no Fórum Municipal Romeu Correia em Almada, entre os dias 6 a 8 de abril, de quinta-feira a sábado passados, o Simpósio Museus, Investigação & Educação. Este evento surgiu de uma organização conjunta do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), dos Museus da Câmara Municipal de Almada, do Fórum Intermuseus do Distrito de Setúbal (FIDS), ICOM-Portugal, ICOM-CECA, Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e Instituto Piaget de Almada.

 

 

 

Sessão de abertura no Auditório do Fórum Municipal Romeu Correia com participação do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almada (Joaquim Judas), do Sr. Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (Rui Garcia), da Comissão Organizadora (Joaquina Soares) e Comissão Científica (Mário Moutinho). Fotos: Arquivo MAEDS.

 

O número de inscritos (220), de comunicações (36) e de posters (11) espelham bem o sucesso deste evento, que no primeiro dia, 6 de abril, ficou marcado pela sessão inaugural, que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almada (Joaquim Judas), do Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (Rui Garcia), da Comissão Organizadora do Simpósio (Joaquina Soares) e da Comissão Científica (Mário Moutinho). As sessões “Património e Museologia” - moderada por Miguel Feio, e “Museus e Colecções” – moderada por Mário Antas decorreram com grande entusiasmo. A conferência de Joan Santacana Mestre, da Universidade de Barcelona, “O Museu como educador. A didática do objecto.” constituiu um momento de reflexão dedicado à especificidade da comunicação museal. Ao fim do dia, a visita ao Museu da Cidade de Almada guiada pelo cenógrafo José Manuel Castanheira, incidiu sobre a exposição temporária em montagem, dedicada a “Um homem chamado Romeu Correia”. O primeiro dia do simpósio terminou com o jantar de boas-vindas oferecido pela Câmara Municipal de Almada.

 

Conferência inaugural de Mário Moutinho (Universidade Lusófona).
Sessão "Património e Museologia" moderada por Miguel Feio (Instituto Piaget). Comunicação de Raquel Ventura: "VIrVER a Rua".
Comunicação de Mário Antas e Miguel Feio.
Conferência de Joan Santacana Mestre (Universidade de Barcelona).
Lotação esgotada da Sala Pablo Neruda na conferência de Joan Santacana.
Sessão "Museus e Colecções" moderada por Mário Antas. Comunicação de Maria Orquídea Borges e Paulo Castanheira.
Conferência inaugural pelo Prof. Doutor Mário Moutinho.
Visita ao Museu da Cidade, Almada.

 

No segundo dia, 7 de abril, as sessões: “Experiências educativas em espaço museológico” – moderada por Luís Pequito, e “Museus: da investigação à educação” – moderada por Joaquina Soares, decorreram novamente em uma sala Pablo Neruda com lotação esgotada. Na tarde deste dia, cerca de 50 participantes acompanharam ainda as visitas a recentes espaços museológicos, inaugurados em 2016 na Península de Setúbal. No Museu da Música Mecânica - Palmela, viveram-se as emoções que a música transporta aos séculos XVIII-XX, e no Museu Marítimo, em Sesimbra, reviveram-se as vivências dos homens do mar e conheceram-se as estratégias de conservação ambiental implementadas no Parque Marítimo Luís Saldanha.

 

Sessão "Museus: da investigação à educação" com sala repleta.
Moderação de Joaquina Soares.
Comunicação de Liliana Póvoas et al.
Comunicação de Carlos Tavares da Silva, Antónia Coelho-Soares, Joaquina Soares e Susana Duarte.
Chegada ao Museu da Música Mecânica, Palmela.
Visita guiada pelo Director Luís Cangueiro.
Chegada à Fortaleza de Sesimbra.
Visita guiada por João Ventura ao Museu Martítimo de Sesimbra.
Aspecto da visita à fortaleza.

 

No último dia, 8 de abril, assistiu-se à sessão “Museus: espaços de cidadania” – moderada por António Nabais, à conferência de encerramento proferida por Colette Dufresne-Tassé, da Universidade de Montréal e a uma sessão de posters descontraída e elucidativa. Em uma visita pós-congresso ao Museu Nacional de Arqueologia, os participantes foram surpreendidos pela peça de teatro “Portugal por miúdos” (baseada na obra de José Jorge Letria), apresentada pela Foco Lunar, com recurso a videomapping e a excelentes actores, proporcionando o momento mais divertido dos três dias de partilha e entusiasmo em que decorreu este encontro. A fechar com chave de ouro, Joan Santacana Mestre apresentou uma conferência dedicada ao património arqueológico com o título: “Duas museografias para a arqueologia.”

 

Sessão "Museus:espaços de cidadania". Comunicação de Maria de Fátima Palma e Lígia Rafael.
Conferência de encerramento por Colette Dufresne-Tassé.
Sessão de posters. Apresentação de Simão Mateus.
Sessão de posters. Apresentação de Andreia Martins.
Sessão de encerramento pela Comissão Organizadora: Joaquina Soares, Luís Pequito e Mário Antas.
Visita pós congresso ao Museu Nacional de Arqueologia - Peça de teatro "Portugal por miúdos" baseado no livro de José Jorge Letria. À esquerda, o encenador Vasco Letria da Foco Lunar. À direita, Mário Antas. Ao centro, Joan Santacana e o Director António Carvalho.

 

 

Inauguração Vieira da Silva || Gravuras

 

Na inauguração da exposição Vieira da Silva "Gravuras" estiveram presentes cerca de uma centena de pessoas. A abertura ficou a cargo de Joaquina Soares (Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal), Nuno Costa (Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião), Fátima Mourinho (Associação de Municípios da Região de Setúbal) e Paula Santos (Deputada do PCP) que intervieram no sentido da valorização da obra e vida de Maria Helena Vieira da Silva, uma referência incontornável na história da luta da emancipação da Mulher. Foi igualmente afirmado o interesse social de prosseguir a Comemoração do Dia Internacional das Mulheres, até se atingir uma situação de equidade de género. Após estas intervenções, deu-se início a uma visita guiada por Marina Bairrão Ruivo (Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva), especialista em Vieira da Silva, que conduziu os visitantes através de um percurso com 35 trabalhos da mais internacionalizada pintora contemporânea portuguesa, terminando com a projecção de um vídeo ilustrativo da vida da artista e das condições concretas em que foi realizando e afirmando a sua obra ímpar. A exposição irá ficar patente ao público até ao final do mês de maio. Visitas gratuitas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reportagem Fotográfica de: Misé Pê

MAEDS na RTP2, 14 de Janeiro de 2015

Veja o video completo aqui>

maedsrtp2

 

> SUMMER SCHOOL 2013 EM REPORTAGEM DA RTP1

PDRTP

Veja a reportagem do programa da RTP1 "Portugal em Directo" nas escavações em Chibanes durante o Curso de Verão "Arrábida Arqueológica".

LINK: http://www.rtp.pt/play/p47/e122995/portugal-em-direto/302559

Reportagem no fim da 2ª parte do programa.

 

 

> SUMMER SCHOOL 2013

Descubra como decorreu o curso de Verão "Arrábida Arqueológica, aqui>

head

 

> Festa da Arqueologia 2013

2
Saiba mais aqui>

 

> Vídeos da inauguração das exposições"Entre Marés" de José Costa e "Terra Verde" de Rosa Nunes

http://youtu.be/KraQmay90p8 
http://youtu.be/Egy468RcMts 

 

 

> Fotos da inauguração da exposição "Dias Felizes" de Rosa Nunes integrada na Bienal de Fotografia'12 em Vila Franca de Xira

rn

ver mais>

 

> Fotos do lançamento do livro "De Gante a Samotrácia" de Joaquina Soares

1

ver mais>

> Primeira aula do Traço a Traço

1

ver mais>

> Fotos da inauguração das exposições temporárias "Jorge Costa. 30 anos de Desenho Arqueológico" e "Ilustrar a Palavra"

1

ver mais>

 

Eventos anteriores>