Arte para Crescer

PROTOCOLO
O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), da Assembleia Distrital de Setúbal e a Cáritas Diocesana de Setúbal decidiram celebrar um protocolo anual, de forma a criarem uma plataforma de cruzamento de projectos e experiências das áreas da produção cultural e da acção social, compreendendo acções de formação e visando públicos que por norma tendem a não usufruir das mesmas oportunidades que o cidadão comum, como é o caso de pessoas economicamente carenciadas, e particularmente de crianças, com problemas de inserção sócio – familiar. O presente protocolo terá a duração de um ano (Janeiro - Dezembro de 2010).
OBJECTIVOS
Procura-se contribuir para o desenvolvimento de produtos culturais pedagógicos, adequados ao objectivo, sem dúvida ambicioso, mas viável, de democratizar a cultura e a arte, de modo a que se abram novas perspectivas de vivência quotidiana e de valorização pessoal às crianças participantes no projecto. Este projecto pretende encontrar respostas para as questões da motivação, do desenvolvimento das capacidades de observação e reflexão, da descoberta pessoal, da promoção da auto-estima e confiança, da capacidade de partilha e cooperação. A formação técnica e artística a disponibilizar terá sempre presente o fortalecimento da personalidade individual, como forma de aumentar a capacidade de resistência proactiva a situações de risco, isolamento e exclusão social.
ESTRATÉGIA E METODOLOGIA
Realizam-se ateliês, de periodicidade quinzenal, de carácter assumidamente experimental e oficinal, com recurso à comunicação visual (design de comunicação, artes plásticas e fotografia), em espaço museal e/ou patrimonial, com o objectivo de recompor matrizes afectivas e referenciais cognitivos e de expressão.
Organizam-se também visitas ao exterior: Cidade, Rio, Arrábida. Nestas visitas trabalham-se as noções de conservação da Natureza e de habitats humanos. São constituídas, pelos participantes no projecto, colecções didácticas de rochas e minerais e herbário.
O aprender fazendo, e o aprender brincando orientam a generalidade dos processos educativos. São desenvolvidos os conceitos de interior/exterior e de identidade/alteridade, através do recurso à construção (design de objectos) de um baú de lembranças, de uma casa de bonecas e de um teatro de fantoches. A máscara será também explorada nas suas potencialidades comunicativas.
Os trabalhos desenvolvidos pelas crianças serão apresentados no bairro de residência, como pretexto para a criação de sociabilidades e apropriação do espaço público da comunidade de vizinhança, com identificação de zonas de risco e de abrigo no próprio bairro. Nesta última fase do projecto, as crianças terão construído bases fortes de auto-confiança e de identificação com um território, expressas na produção do seu próprio retrato, da imagem da cidade onde vivem e seu enquadramento natural, do dia-a-dia do bairro, enquanto prolongamento da casa.
- Plano de Actividades (download)
Serviço Educativo
Responsáveis: Paula Covas
Ana Isa Férias
Ana Castela
Eva Silveira